Example: bachelor of science

Ambientes de trabalho saudáveis: Um modelo para …

Ambientes de trabalho saud veis: Um modelo para a oPara empregadores, trabalhadores, formuladores de pol ticas e profissionaisi | Ambientes de trabalho saud veis: um modelo para a oPublica o de dados catalogados pela Biblioteca da pela Organiza o Mundial de Sa de em 2010 Healthy workplaces: a model for action: for employers, workers, policymakers and practitioners. 2010. Organiza o Mundial da Sa de-OMS 2010. SESI-Departamento Nacional, Tradu o A Diretora Geral da Organiza o Mundial de Sa de, concedeu o direito de tradu o para a edi o em por-tugu s ao Servi o Social da Ind stria (SESI), Centro Co-laborador da OMS em Seguran a e Sa de no trabalho , o qual o nico respons vel pela edi o neste os direitos reservados. As publica es da Orga-niza o Mundial da Sa de podem ser obtidas por meio da: WHO Press, World Health Organization, 20 Avenue Appia, 1211 Geneve 27, Switzerland (tel.)

i | Ambientes de trabalho saudáveis: um modelo para ação Publicação de dados catalogados pela Biblioteca da OMS. Publicado pela …

Tags:

  Trabalho

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Ambientes de trabalho saudáveis: Um modelo para …

1 Ambientes de trabalho saud veis: Um modelo para a oPara empregadores, trabalhadores, formuladores de pol ticas e profissionaisi | Ambientes de trabalho saud veis: um modelo para a oPublica o de dados catalogados pela Biblioteca da pela Organiza o Mundial de Sa de em 2010 Healthy workplaces: a model for action: for employers, workers, policymakers and practitioners. 2010. Organiza o Mundial da Sa de-OMS 2010. SESI-Departamento Nacional, Tradu o A Diretora Geral da Organiza o Mundial de Sa de, concedeu o direito de tradu o para a edi o em por-tugu s ao Servi o Social da Ind stria (SESI), Centro Co-laborador da OMS em Seguran a e Sa de no trabalho , o qual o nico respons vel pela edi o neste os direitos reservados. As publica es da Orga-niza o Mundial da Sa de podem ser obtidas por meio da: WHO Press, World Health Organization, 20 Avenue Appia, 1211 Geneve 27, Switzerland (tel.)

2 : +41 22 791 3264; fax: +41 22 791 4857; e-mail: Solicita es de permiss o para reprodu o ou tra-du o das publica es da OMS seja para venda ou distribui o n o comercial devem ser enviadas para: WHO Press, no endere o acima (fax: +41 22 791 4806; e-mail: As designa es utilizadas e a apresenta o do material desta publica o n o im-plicam a express o de qualquer opini o por parte da Organiza o Mundial da Sa de sobre a situa o legal de qualquer pa s, territ rio, cidade ou rea, ou de suas au-toridades, nem sobre a delimita o de suas fronteiras ou limites. As linhas pontilhadas nos mapas representam li-nhas de fronteiras aproximadas, para as quais pode ainda n o existir total men o a determinadas empresas ou a certos pro-dutos industrializados n o implica que sejam aprovados ou recomendados pela Organiza o Mundial da Sa de em rela o a outros de natureza similar que n o sejam mencionados.)

3 Com exce o de erros e omiss es, os nomes dos pro-dutos patenteados s o designados por letras mai as precau es pertinentes para verificar as in-forma es contidas nesta publica o tem sido tomadas pela Organiza o Mundial da Sa de. No entanto, o ma-terial publicado distribu do sem qualquer tipo de ga-rantia, expl cita ou impl cita. A responsibilidade pela in-terpreta o e pelo uso do material recai sobre o leitor. Em nenhum caso, a Organiza o Mundial da Sa de ser respons vel pelos danos que surjam de sua utiliza o. CONFEDERA AO NACIONAL DA IND STRIA CNIR obson Braga de AndradePresidente em Exerc cio SERVI O SOCIAL DA IND STRIA SESIC onselho NacionalJair MeneguelliPresidente SESI - Departamento NacionalRobson Braga de AndradeDiretor em Exerc cio Antonio Carlos Brito MacielDiretor Superintendente Carlos Henrique Ramos FonsecaDiretor de Opera es Unidade de Sa de e Seguran a do trabalho UniSa deFernando Coelho Neto Gerente Executivo Revis o T cnica da Tradu o para o Portugu sSylvia Yano rea Compartilhada de Informa o e Documenta o ACINDN ormaliza oRenata Lima Tradu o para o Portugu sTrilhas Mundos Revis o Gramatical do Portugu sLiberty Tradu es Editora o Edi o em Portugu sCT Comunica o Design & LayoutPhilippos YiannikourisSESIS ervi o Social da Ind stria Departamento NacionalSedeSetor Banc rio NorteQuadra 1 Bloco C 8 andarEdif

4 Cio Roberto Simonsen70040-903 Bras lia DF - BrasilTel.: (55) (61) 3317-9754 Fax: (55) (61) 3317-9190 o Mundial da Sa deAmbientes de trabalho saud veis: um modelo para a o: para empregadores, trabalhadores, formulado-res de pol tica e profissionais. /OMS; tradu o do Servi o Social da Ind stria. Bras lia: SESI/DN, p. : 978-85-7710-219-8(Classifica o NLM: WA 440)1. Sa de Ocupacional. 2. Promo o da Sa de. de trabalho - Normas. 4. Doen as Ocupacio-nais preven o e controle. o Social da Ind stria. Departamento Nacional. II. T tuloCDU | Ambientes de trabalho saud veis: um modelo para a o A riqueza de uma empresa depende da sa de dos trabalhadores. Dra. Maria Neira, Diretora, Departmento de Sa de P blica e Ambiente, Organiza o Mundial da Sa deCAPAT rabalho em altura, Fot grafo: Francisco Monterro, USA. Equipamentos e atitudes seguras s o ambos essenciais para a preven o de riscos ocupacionais associados tarefas perigosas (2o lugar no concurso de fotografias de 2010 da OMS/Organiza o Pan Americana da Sa de (OPAS), Meu trabalho , minha sa de) VERSOT rabalho para homens, trabalho para mulheres.

5 Jovens trabalhadores em um ateli de cer mica em Am , Jord nia, 1993 OITiii | Ambientes de trabalho saud veis: um modelo para a oSum rioIntrodu oI. Por que desenvolver uma iniciativa voltada a Ambientes de trabalho saud veis?II. Defini o de Ambientes de trabalho saud veisIII. Processos e fatores de influ ncia para um ambiente de trabalho saud velIV. O conte do: fatores de influ ncia para um ambiente de trabalho saud velV. O processo: passos necess rios para iniciar e manter um programaVI. Princ pios fundamentais: a chave para o sucessoVII. Adapta o do modelo ao contexto e necessidades locaisRefer 26iv | Ambientes de trabalho saud veis: um modelo para a o | Ambientes de trabalho saud veis: um modelo para a oIntrodu o:Um modelo para a oA seguran a, sa de e bem-estar dos trabalhadores s o preocupa es vitais de centenas de milh es de profis-sionais em todo o mundo, mas a quest o se estende para al m dos indiv duos e suas fam lias.

6 Ela de su-prema import ncia para a produtividade, competitivi-dade e sustentabilidade das empresas e comunidades, assim como para as economias nacionais e regionais. Atualmente, estima-se que dois milh es de pessoas morrem a cada ano como resultado dos acidentes de trabalho e de doen as ou les es relacionadas ao tra-balho (I). Outros 268 milh es de acidentes n o fatais no local de trabalho resultam em uma m dia de tr s dias de trabalho perdidos por acidente, e 160 milh es de novos casos de doen as relacionadas ao trabalho ocorrem a cada ano (2). Al m disso, 8% do nus glo-bal causado por doen as oriundas da depress o s o atualmente atribu dos aos riscos ocupacionais (3). Esses dados, coletados pela Organiza o Interna-cional do trabalho e pela Organiza o Mundial de Sa de, apenas demonstram les es e doen as que ocorrem em Ambientes de trabalho , formalmente registrados.

7 Em muitos pa ses, a maioria dos tra-balhadores s o empregados informalmente em f -bricas e empresas onde n o h registros de les es e doen as relacionadas ao trabalho , muito menos de quaisquer programas de preven o de les es ou doen as. Abordar esse imenso nus causado pelas doen as, custos econ micos e perda de recursos humanos a longo prazo resultantes de locais de tra-balho insalubres constitui-se em um extraordin rio desafio para governos federais, setores econ micos, formuladores de pol tica e profissionais de sa de. Em 2007, a Assembl ia Mundial de Sa de da Organi-za o Mundial de Sa de aprovou o Sa de dos trabalha-dores: plano de a o global (PAG) - ( ) para proporcionar novo est mulo para a o dos Estados Membros. Esse plano tem por base a Estrat gia mun-dial de sa de ocupacional para todos ( ) da Assembl ia Mundial da Sa de de 1996.

8 A Declara o Stresa de 2006 sobre a Sa de dos tra-balhadores, o Marco promocional para a seguran a e sa de no trabalho - Conven o da OIT 187 ( ) de 2006 e a Carta de Bankok para a promo o da sa de em um mundo globalizado ( ) tamb m fornecem importantes refer ncias orientadoras. O Plano de A o Global estabelece cinco objetivos: 1) Elaborar e implementar instrumentos de pol ti-cas e normas para a sa de dos trabalhadores;2) Proteger e promover a sa de no ambiente de trabalho ;3) Promover o desempenho e o acesso aos servi- os de sa de ocupacional;4) Fornecer e divulgar evid ncias, objetivando a a o e a pr tica;5) Incorporar a sa de dos trabalhadores em outras pol ticas. Em conson ncia com o Plano Global de A o, esta publica o fornece um modelo para o desenvolvi-mento de iniciativas voltadas a Ambientes de traba-lho saud veis que possam ser adaptadas a diversos pa ses, Ambientes de trabalho e culturas.

9 0102 | Ambientes de trabalho saud veis: um modelo para a o | Ambientes de trabalho saud veis: um modelo para a oPosteriormente, orienta es pr ticas espec ficas para setores, empresas, pa ses e culturas ser o de-senvolvidas pela OMS, em colabora o com os pa -ses, especialistas e partes interessadas. Os princ pios aqui descritos s o baseados em uma revis o sistem tica dos programas referentes a am-bientes de trabalho saud veis existentes na literatu-ra mundial, incluindo defini es, pol ticas e pr ticas para a melhoria da sa de no local de trabalho . Os documentos foram revisados no workshop realizado nos dias 22 e 23 outubro de 2009 em Genebra, envolvendo 56 especialistas de 22 pa ses, escrit -rios regionais da OMS, representantes de progra-mas afins da OMS, um representante da OIT, dois representantes de ONGs internacionais, e repre-sentantes dos trabalhadores e empregadores (ver agradecimentos).

10 A revis o desse trabalho encontra-se dispon vel no documento de base de 2010, Healthy workplaces: a global framework and model: review of literature and practices - no endere o eletr nico: 03 VERSOA for a do trabalho em equipe . Fot grafo: Andr s Bernardo L pez Carrasco, M xico. Trabalhadores em um dep sito erguem uma estrutura met lica pesada juntos para evitar les es (10 lugar no concurso de fotografias de 2010 da Organiza o Pan Americana de Sa de (OPAS)/OMS, Meu trabalho , minha sa de) ABAIXOT rabalho Humanizante. Fot grafo: Marcelo Henrique Silveira, Brasil. Uma enfermeira em um hospital brasileiro destina parte de seu tempo para ler para uma paciente, proporcionando um momento de alegria mutual (30 lugar no concurso de fotografias de 2010 da Organiza o Pan Americana de Sa de (OPAS) /OMS , Meu trabalho , minha sa de) | Ambientes de trabalho saud veis: um modelo para a oA coisa certa a fazer: tica empresarial Os c digos de conduta e de tica individuais e so-ciais s o a base de todas as principais filosofias religiosas e morais.


Related search queries