Example: dental hygienist

Gado de Corte - Embrapa

Gado de CortePatroc nio:Nutri o de bovinos de corteFundamentos e aplica es Editores t cnicos S rgio Raposo de Medeiros Rodrigo da Costa GomesDavi Jos BungenstabEsta publica o re ne o conte do de diversos materiais t cnicos elaborados por pesquisadores da Embrapa e institui es parceiras, utilizados em cursos voltados a profissionais da rea de bovinocultura de Corte , assim como para produtores em busca de informa es sobre como melhorar o desempenho de seus est o discutidos os principais t picos da nutri o de bovinos de Corte aliados s pr ticas de alimenta o recomendadas para as condi es predominantes da pecu ria brasileira. Al m da aplica o pr tica, s o apresentadas em linguagem objetiva, as raz es e procedimentos para uso de determinadas t cnicas nutricionais e an lises de laborat rio, mostrando sua import ncia para o sistema o pr prio t tulo indica, ao apresentar FUNDAMENTOS E APLICA ES, este livro pode servir como texto base para cursos, aulas e treinamentos, bem como ser utilizado

O aumento da produtividade de carne e leite é uma das alternativas para o incremento da produção sem a necessidade de uso e abertura de novas áreas para pastagens. ... instrutores em bovinocultura de corte realizada pelo SENAR e a EMBRAPA, em 2013 e 2014, na unidade Gado de Corte, em Mato Grosso do Sul. ...

Tags:

  Elite, Corte, Goda, Bovinocultura, Gado de corte, Bovinocultura de

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Gado de Corte - Embrapa

1 Gado de CortePatroc nio:Nutri o de bovinos de corteFundamentos e aplica es Editores t cnicos S rgio Raposo de Medeiros Rodrigo da Costa GomesDavi Jos BungenstabEsta publica o re ne o conte do de diversos materiais t cnicos elaborados por pesquisadores da Embrapa e institui es parceiras, utilizados em cursos voltados a profissionais da rea de bovinocultura de Corte , assim como para produtores em busca de informa es sobre como melhorar o desempenho de seus est o discutidos os principais t picos da nutri o de bovinos de Corte aliados s pr ticas de alimenta o recomendadas para as condi es predominantes da pecu ria brasileira. Al m da aplica o pr tica, s o apresentadas em linguagem objetiva, as raz es e procedimentos para uso de determinadas t cnicas nutricionais e an lises de laborat rio, mostrando sua import ncia para o sistema o pr prio t tulo indica, ao apresentar FUNDAMENTOS E APLICA ES, este livro pode servir como texto base para cursos, aulas e treinamentos, bem como ser utilizado por t cnicos e produtores na elabora o de projetos.

2 Sendo uma refer ncia muito til em seu dia a dia no o de bovinos de corte9 788570 354198 Nutri o de bovinos de corteFundamentos e aplica esNutri o de bovinos de corteFundamentos e aplica esEmpresa Brasileira de Pesquisa Agropecu riaEmbrapa Gado de CorteMinist rio da Agricultura, Pecu ria e AbastecimentoEmbrapaBras lia, DF2015 Editores t cnicosS rgio Raposo de MedeirosRodrigo da Costa GomesDavi Jos BungenstabExemplares desta publica o podem ser adquiridos na: Embrapa Gado de CorteAvenida R dio Maia, 830 Zona Rural CEP 79106-550 - Campo Grande, MS Telefone: (67) 3368-2000 Fax: (67) respons vel pelo conte do e pela edi oEmbrapa Gado de CorteComit Local de Publica es da Embrapa Gado de CortePresidente: Pedro Paulo PiresSecret rio-executivo: Rodrigo Carvalho AlvaMembros: Andr a Alves do Egito Davi Jos BungenstabElane de Souza Salles Guilherme Cunha MalafaiaRoberto Giolo de Almeida Lucimara ChiariSupervis o editorial e revis o de texto: Rodrigo Carvalho AlvaNormaliza o bibliogr fica: Elane de Souza SallesFoto da capa: Josimar Lima do NascimentoProjeto gr fico, capa, editora o eletr nica e tratamento das ilustra es: Rosane Guedes1 edi o1 impress o (2015).

3 ExemplaresTodos os direitos reprodu o n o autorizada desta publica o, no todo ou em parte, constitui viola o dos direitos autorais (Lei no ).Direitos Internacionais de Cataloga o na Publica o (CIP) Embrapa Gado de CorteNutri o de bovinos de Corte : fundamentos e aplica es / editores t cnicos, S rgio Raposo de Medeiros, Rodrigo da Costa Gomes, Davi Jos Bungenstab. -- Bras lia, DF : Embrapa , p. : il. color. ; 17 cm x 24 : 978-85-7035-419-8 1. Produ o animal. 2. Pecu ria de Corte . 3. Nutri o de bovinos. I. Medeiros, S rgio Raposo de, ed. II. Gomes, Rodrigo da Costa, ed. III. Bungenstab, Davi Jos , ed. V. Embrapa Gado de Embrapa 2015 vAutores editores t cnicosS rgio Raposo de MedeirosAgr nomo, da Embrapa Gado de Corte na rea de nutri o animal, com nfase em efici ncia e exig ncias nutricionais de bovinos de da Costa GomesZootecnista, da Embrapa Gado de Corte na rea de nutri o de bovinos de corteDavi Jos BungenstabM dico-Veterin rio, da Embrapa Gado de Corte na rea de sustentabilidade e efici ncia de sistemas autoresAlessandra Corallo NicacioM dica-Veterin ria, da Embrapa Gado de Corte na rea de reprodu o de bovinos com nfase em biotecnologia da reprodu oAmoracyr Jos Costa Nu ezEngenheiro-Agr nomo, s-doutorando na Universidade de Purdue.

4 EUA na rea de nutri o de bovinos de Corte com nfase em nutri o de vacas gestantes e seus efeitos sobre o desenvolvimento das criasCarolina Tobias MarinoM dica-Veterin ria, s-doutoranda na Embrapa Gado de Corte (PNPD-CNPq/CAPES) na rea de nutri o de ruminantes, com nfase em fermenta o ruminal e metodologias de experimenta ovi Autores riklis NogueiraM dico-Veterin rio, da Embrapa Pantanal na rea de reprodu o de bovinos de Corte com nfase em Biotecnologia da reprodu oGeovani Bertochi FeltrinEngenheiro-Agr nomo, pela ESALQ/USP na rea de nutri o animal com nfase no ponto timo econ mico de abate de Orc rio Fialho de OliveiraEngenheiro-Agr nomo, M dico-Veterin rio, da Embrapa Pantanal na rea de nutri o de bovinos com nfase em suplementa o a pasto e avalia es de consumoTiago Zanett AlbertiniM dico-Veterin rio, s-doutorando pela USP/ESALQ na rea de nutri o de bovinos.

5 Trabalha com exig ncia nutricional de bovinos de Corte e modelagem aplicada a modelos biol gicos. viiAgradecimentosAo SENAR/MS. ixApresenta oPartindo do ditado popular de que produtividade entra pela boca , este pode ser transferido seguramente para a produ o de prote na de origem animal de qualidade. A nutri o um dos pilares do trip gen tica alimen-ta o sa de, que assegura e confere dinamismo ao sistema de produ o de bovinos de Corte . O aumento da produtividade de carne e leite uma das alternativas para o incremento da produ o sem a necessidade de uso e abertura de novas reas para contexto, a Embrapa Gado de Corte desde sua origem, quando teve como primeiros desafios o entendimento, estudos e a busca de solu- es para as defici ncias minerais de bovinos no Brasil, vem desenvolvendo solu es tecnol gicas aplicadas e absorvidas pelo segmento de insumos para nutri o e por atores diversos da cadeia produtiva da pecu ria de de 95% da produ o de carne no Brasil sob pastagens, mais de 80% do rebanho de Corte e cerca de 5% produzida sob confinamento.

6 Esses dados suportam a import ncia da nutri o para a produ o de carne e leite, ao mesmo tempo que revelam o potencial de crescimento e con-tribui o que esta ci ncia tem para contribuir com a cadeia produtiva da pecu ria podemos dizer que raro no mundo pecu rio brasileiro n o se fazer uso de tecnologias associadas nutri o de bovinos, seja na mineraliza o, na suplementa o, na termina o a pasto, em confinamento, dentre outras. Em cada fazenda, em cada bovino, h um pouco de tecnologias nutricionais. Com os desafios presentes, mais uma tecnologia ofertada por meio desta obra que congrega o conhecimento multidisciplinar de diversos espe-cialistas da Embrapa e de institui es parceiras.

7 A obra organizada em 10 cap tulos que descrevem os conceitos, os conhecimentos, as t cnicas, as estrat gias e experi ncias em nutri o de dos que abordam desde o valor nutricional dos alimentos na nutri- o de ruminantes, a parti o de energia e sua determina o, as prote nas como elemento essencial, os carboidratos, os lip dios, os minerais e vitami-nas, os aditivos alimentares, passando por temas relacionados s exig n-cias nutricionais, ingest o e crescimento de bovinos de Corte , as estrat gias alimentares para bovinos de Corte suplementa o a pasto, semiconfina-mento e confinamento , at a nutri o aplicada reprodu o de bovinos de Corte . Conta ainda com a descri o de uma metodologia pr tica do uso de forno micro-ondas para medida da mat ria seca de volumosos in natura.

8 X Apresenta oEsta mais uma grande contribui o aplicada que a Embrapa e seus parceiros levam aos atores e estudiosos da cadeia produtiva da pecu ria bovina. Boa leitura!Cleber Oliveira SoaresChefe-Geral da Embrapa Gado de Corte xiPref cioO Brasil abriga, hoje, o maior rebanho bovino comercial do mundo, em-bora ainda apresente ndices produtivos e econ micos pouco representa-tivos de uma pecu ria desenvolvida. Um quadro que pode mudar a partir do maior conhecimento sobre as exig ncias nutricionais das diferentes categorias animais e os fatores que as afetam. Afinal, a efici ncia no manejo alimentar dos animais tem o potencial de gerar um grande impacto econ -mico nos sistemas de produ o de carne.

9 O conhecimento sobre nutri o permite ao t cnico a ado o de estra-t gias de manejo para alcan ar maior efici ncia alimentar e econ mica. As diversas possibilidades de combina es de produtos podem resultar em um alimento que ofere a o m ximo de nutri o ao menor custo. O Sistema CNA/SENAR investe na atualiza o permanente de seus ins-trutores para que as novas tecnologias cheguem a quem realmente precisa, o produtor. Um bom exemplo foi a capacita o tecnol gica para t cnicos e instrutores em bovinocultura de Corte realizada pelo SENAR e a Embrapa , em 2013 e 2014, na unidade Gado de Corte , em Mato Grosso do Sul. Os pesquisadores mostraram o que de mais moderno e usual tem sido utilizado nessa rea para ser repassado aos produtores.

10 Todo o treinamento de 160 horas, com 40 dedicadas exclusivamente nutri o animal, foi fil-mado e disponibilizado no portal de educa o a dist ncia do SENAR, para atender profissionais do Brasil essa publica o sobre nutri o animal, elaborada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu ria ( Embrapa ), o SENAR oferece mais uma importante ferramenta para auxiliar o pecuarista brasileiro a investir cada vez mais e melhor em seu rebanho. dessa maneira que o nosso Pa s con-tinuar liderando a produ o e exporta o de carne no o Martins da Silva JuniorPresidente da Confedera o da Agricultura e Pecu ria do Brasil e do Conselho Deliberativo do SENAR xiiiSum rioCAP tulo 1 Valor nutricional dos alimentos na nutri o de ruminantes e sua determina o, 1S rgio Raposo de MedeirosCarolina Tobias MarinoCAP tulo 2 Parti o de energia e sua determina o na nutri o de bovinos de Corte , 17S rgio Raposo de MedeirosTiago Zanett AlbertiniCAP tulo 3 Prote nas na nutri o de bovinos de Corte , 27S rgio Raposo de MedeirosCarolina Tobias MarinoCAP tulo 4 Carboidratos na nutri o de gado de Corte .


Related search queries