Example: bankruptcy

Raças de Bovinos - Biblioteca AGPTEA

Ra as de Bovinos CORTE. Prof. Gumercindo Loriano Franco M d. Vet. C lio Gomes de Aguiar Jr. 2. CLASSIFICA O ZOOL GICA DOS Bovinos : Classe - Mam feros Ordem Ungulados (presen a de casco). Subordem Artiod ctilos (casco fendido). Grupo - Ruminantes Fam lia - Bovidae Subfam lia - Bovinae Subesp cies - Bos taurus indicus Bos taurus taurus Origem dos Bovinos dom sticos: Esqueletos de Bovinos provavelmente domesticados datam de , conforme atestam achados na Turquia e no leste europeu. Mas, milhares de anos antes da domestica o e do advento da agricultura, na idade da pedra, ca adores da Europa e do norte da frica perseguiram um gado selvagem denominado aurochs (Bos primigenius) que deu origem as ra as domesticadas e criadas atualmente.

Este material é parte integrante do Curso de Bovinocultura de Corte - UnB . 3 Raças bovinas de maior expressão: ZEBUÍNAS Raça Origem Funções Gir Índia Mista Nelore Índia Carne ... 40 como especializadas para produção de leite e 60 como de dupla aptidão (carne e leite). No Brasil há vários grupos genéticos (raças, tipos raciais e ...

Tags:

  Elite, Bovinocultura, De leite, De bovinocultura de

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Raças de Bovinos - Biblioteca AGPTEA

1 Ra as de Bovinos CORTE. Prof. Gumercindo Loriano Franco M d. Vet. C lio Gomes de Aguiar Jr. 2. CLASSIFICA O ZOOL GICA DOS Bovinos : Classe - Mam feros Ordem Ungulados (presen a de casco). Subordem Artiod ctilos (casco fendido). Grupo - Ruminantes Fam lia - Bovidae Subfam lia - Bovinae Subesp cies - Bos taurus indicus Bos taurus taurus Origem dos Bovinos dom sticos: Esqueletos de Bovinos provavelmente domesticados datam de , conforme atestam achados na Turquia e no leste europeu. Mas, milhares de anos antes da domestica o e do advento da agricultura, na idade da pedra, ca adores da Europa e do norte da frica perseguiram um gado selvagem denominado aurochs (Bos primigenius) que deu origem as ra as domesticadas e criadas atualmente.

2 O aurochs tem sua origem ligada ao subcontinente indiano, indo no norte da ndia at . os desertos da Ar bia. Ap s a era glacial, provavelmente a uns anos, os aurochs . esparramaram-se das regi es de origem para outras regi es do globo, tais como: leste da China, Oriente M dio, norte a frica e Europa. A partir da come aram a se diferenciar dando origem a duas subesp cies principais: Bos primigenius primigenius, que deu origem ao atual gado europeu (Bos taurus) e Bos primigenius namadicus, a forma asi tica que constitui o ancestral direto do gado de cupim ou zeb (Bos indicus). Ra a (condi es b sicas) - ser semelhante, possuir uma origem comum, ter caracteres zoot cnicos herd veis em um mesmo ambiente para express o das caracter sticas.

3 Mesti agem - acasalamento de animais provenientes de cruzamentos;. Hibrida o - cruzamento entre indiv duos geneticamente diferentes. Ex. Bos taurus x Bos indicus Este material parte integrante do Curso de bovinocultura de Corte - UnB. 3. Ra as bovinas de maior express o: ZEBU NAS. Ra a Origem Fun es Gir ndia Mista Nelore ndia Carne Nelore mocho Brasil Carne Tabapu Brasil Carne Guzer ndia Mista Indubrasil Brasil Carne Sindi ndia Mista Brahma EUA Carne EUROP IAS DE CORTE. Ra a Origem Fun es Shorthorn Inglaterra Carne gorda Polled Hereford EUA Carne gorda Hereford Inglaterra Carne gorda Aberdeem Angus Esc cia Carne gorda Red Angus Esc cia Carne gorda Red Poll Inglesa Carne gorda Devon Inglesa Carne gorda Charol s Fran a Carne magra Chianina It lia Carne magra Marchigiana It lia Carne magra Blonde D'aquitane Fran a Carne magra Piemont s It lia Carne magra Limosin Fran a Carne magra Simental Su a Carne e leite EUROP IAS MISTAS.

4 Ra a Origem Fun es Normanda Fran a Carne e leite Simental Sui a Carne e leite Flechwiech Alem Carne Caracu Brasil Carne e leite Pardo-su o Su a Carne e leite NOVAS RA AS (RA AS SINT TICAS). Ra a Origem Fun es Santa Gertrudis EUA Carne Brangus EUA Carne Ibag Brasil Carne Braford EUA ou Brasil Carne Canchim Brasil Carne Pitangueiras Brasil Carne e leite Santa Gabriela Brasil Carne e leite Tropicana Brasil Carne Beefalo EUA Carne Bonsmara frica Carne Este material parte integrante do Curso de bovinocultura de Corte - UnB. 4. Ra as criadas no Brasil No mundo existe aproximadamente mil ra as zoot cnicas de Bovinos , das quais 250. mil tem alguma import ncia num rica ou hist rica em termos de produ o de carne, de leite ou de ambos.

5 Dessas, 150 podem ser classificadas como ra as especializadas para produ o de carne, 40 como especializadas para produ o de leite e 60 como de dupla aptid o (carne e leite). No Brasil h v rios grupos gen ticos (ra as, tipos raciais e cruzamentos) que s o explorados para produ o de carne. Antes de detalhar as principais caracter sticas das ra as interessante salientar que ao longo de quase 5 s culos entraram no Brasil mais de 785 mil reprodutores e matrizes de ra as bovinas de origem europ ia. Enquanto isto, desde que foram feitas as primeiras importa es de zebu da ndia h pouco mais de 100 anos entraram no Brasil apenas 6262 reprodutores e matrizes de origem indiana. Estima-se que o total do efetivo bovino existente no Brasil seja da ordem de 167,5.

6 Milh es de cabe as (estimativa 2003), deste total 78% (aproximadamente 130 milh es de cabe as) descendem daqueles 6262 exemplares vindos da ndia, enquanto os 785 mil Bovinos de origem europ ia geraram um rebanho estimado em 37 milh es de animais. Para que isto acontecesse, nas primeiras d cadas deste s culo foram v rias as expedi es de pecuaristas brasileiros, principalmente de Uberaba ndia, com o objetivo de trazer exemplares das ra as Gir, Nelore, Guzer e posteriormente Red Sindi e Cangaiam. Em 1921 foram proibidas as exporta es da ndia, proibi o que vigorou por nove anos, mas novas importa es de todas as ra as foram autorizadas em 1930, 1952, 1955, 1960. e 1962 data que marca a ltima importa o oficial de zebu nos vindos da ndia.

7 Este material parte integrante do Curso de bovinocultura de Corte - UnB. 5. Aberdeen Angus Ra a brit nica de origem escocesa. Mocho de pelagem preta, especializado em produ o de carne. Os animais s o de porte pequeno e grau de musculatura moderada, com precocidade sexual e de acabamento (marmoreio). S o f rteis e longevos. Imprimem ainda, habilidade materna, sendo usados em cruzamentos maternais. Belgian Blue Origin ria da B lgica, uma ra a de grande porte e musculatura dupla, apresentando precocidade de crescimento, e bom rendimento de carca a. Alto risco de partos com distocia, sendo recomendada para cruzamentos com vacas adultas, em sistema terminal. Bonsmara O nome Bonsmara uma homenagem ao prof.

8 Da Universidade de Pret ria/ frica do Sul o Dr. Jan Bonsma e Esta o Experimental de Mara, onde foi feito todo o trabalho de pesquisa para a forma o desta ra a sint tica. Estes Bovinos apresentam p lo fino, boa conviv ncia com endo e ectoparasitos e cor avermelhada. Em nenhuma das etapas de sua forma o foi utilizado sangue Zebu, o que confere condi es para uma heterose plena em cruzamentos industriais. Este material parte integrante do Curso de bovinocultura de Corte - UnB. 6. Brahman A ra a Brahman teve sua origem nos Estados Unidos, sendo uma ra a que teve origem do cruzamento de outras quatro ra as: Nelore, Gir, Guzer . e Krishna Valley. S o animais de boa precocidade, habilidade materna, docilidade, e carca as com alto percentual de musculatura.

9 Do ponto de vista racial, os animais da ra a Brahman se caracterizam por apresentar pelagem branca, cinza ou vermelha uniforme. A. pele preta. A cabe a apresenta perfil reto ou sub-convexo, orelhas m dias, relativamente largas. Os chifres s o escuros e sim tricos, sendo permitida a descorna e o mocho natural. Brangus (Ibag ). O Ibag um sint tico brasileiro criado na fazenda Cinco Cruzes, Embrapa Bag - RS;. Sua gen tica 5/8 Aberdeen Angus e 3/8 Nelore. Foi criada com o objetivo de unir a produtividade e precocidade sexual do Angus com a adapta o ao clima tropical do gado Nelore. O resultado: animais de m dio porte e grau de musculatura moderada, com melhor desempenho a campo que o Angus, e nas f meas boa habilidade materna.

10 Nos Estados Unidos o Brangus vem sendo formado com 5/8 de sangue Angus e 3/8 de Brahma. Este material parte integrante do Curso de bovinocultura de Corte - UnB. 7. Braford Ra a de origem americana, formada por 5/8 de sangue Polled Hereford e 3/8 de sangue Brahman. Seu porte m dio e o grau de musculatura moderada, os animais s o r sticos, e as f meas tem boa habilidade materna. No Brasil esta ra a vem sendo formada com 3/8 de sangue Nelore. Canchim O Canchim brasileiro , nascido na fazenda Canchim em S o Carlos SP. Resultado do cruzamento Charol s X Nelore, com 5/8 e 3/8 de sangue respectivamente, especializado na produ o de carne. Tem porte m dio e grau de musculatura moderada. Os animais s o r sticos precoces e produtivos, com boa habilidade materna, alto rendimento de carca a e acabamento tardio.


Related search queries