Example: dental hygienist

Governo Federal - portal.mec.gov.br

ISBN 85-87166-73-5 CONSUMO SUSTENT VEL: Manual de educa o. Bras lia: Consumers International/ MMA/ MEC/IDEC, 2005. 160 Consumo sustent vel. 2. Cidadania- consumo. 3. gua consumo. 4. Alimentos Biodiversidade consumo. 5. Transportes consumo. 6. Energia consumo. 7. Lixo consumo. 8. Publicidade consumo. I. Consumers International. II. Minist rio do MeioAmbiente. III. Minist rio da Educa o. IV. Instituto Brasileiro de Defesa do FederalPresidente da Rep blicaLuiz In cio Lula da SilvaVice-presidenteJos Alencar Gomes da Silva Ministra do Meio AmbienteMarina SilvaMinistro da Educa oTarso GenroSecret rio-Executivo MMAC laudio LangoneSecret rio Executivo MECF ernando HaddadSecret rio de Pol ticas para o Desenvolvimento Sustent vel MMAG ilney Amorim VianaSecret rio de Educa o Continuada, Alfabetiza o e Diversidade MECR icardo HenriquesInstituto Brasileiro de Defesa do ConsumidorCoordenador-Executivo: Sezifredo PazConsumers International/Escrit rio Regional para Am rica Latina e CaribeDiretor Regional: Jos Vargas NielloMinist rio do Meio AmbienteMinist rio da Educa oInstituto Brasileiro de Defesa do ConsumidorBras lia 2005 Manual de Educa opara oConsumoSustent velS

ISBN 85-87166-73-5 CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação. Brasília: Consumers International/ MMA/ MEC/ IDEC, 2005. 160 p. 1. Consumo sustentável.

Tags:

  Dice

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Governo Federal - portal.mec.gov.br

1 ISBN 85-87166-73-5 CONSUMO SUSTENT VEL: Manual de educa o. Bras lia: Consumers International/ MMA/ MEC/IDEC, 2005. 160 Consumo sustent vel. 2. Cidadania- consumo. 3. gua consumo. 4. Alimentos Biodiversidade consumo. 5. Transportes consumo. 6. Energia consumo. 7. Lixo consumo. 8. Publicidade consumo. I. Consumers International. II. Minist rio do MeioAmbiente. III. Minist rio da Educa o. IV. Instituto Brasileiro de Defesa do FederalPresidente da Rep blicaLuiz In cio Lula da SilvaVice-presidenteJos Alencar Gomes da Silva Ministra do Meio AmbienteMarina SilvaMinistro da Educa oTarso GenroSecret rio-Executivo MMAC laudio LangoneSecret rio Executivo MECF ernando HaddadSecret rio de Pol ticas para o Desenvolvimento Sustent vel MMAG ilney Amorim VianaSecret rio de Educa o Continuada, Alfabetiza o e Diversidade MECR icardo HenriquesInstituto Brasileiro de Defesa do ConsumidorCoordenador-Executivo: Sezifredo PazConsumers International/Escrit rio Regional para Am rica Latina e CaribeDiretor Regional.

2 Jos Vargas NielloMinist rio do Meio AmbienteMinist rio da Educa oInstituto Brasileiro de Defesa do ConsumidorBras lia 2005 Manual de Educa opara oConsumoSustent velSum rioCidadania e Consumo Sustent vel13 Nossas escolhas fazem a diferen a14A Sociedade de Consumo14 Impactos ambientais do consumo16As propostas de mudan a dospadr es de consumo17 Consumo verde18 Consumo tico, consumo respons vele consumo consciente18 Consumo sustent vel19 Consumo e cidadania20A reconstru o do cidad o noespa o de consumo21A politiza o do consumo22O C digo de Defesa do Consumidor23 Consumo sustent vel depende daparticipa o de todos24 gua25Um recurso cada vez mais amea ado26O ciclo da gua27A distribui o e o consumo de gua doce no mundo e no Brasil27 gua no Brasil28Os usos da gua29 Uso dom stico29 Saneamento B sico31 Uso industrial32 Uso agr cola32 Navega o33 Pesca e lazer33 Gera o de energia34O que pode ser feito35 Atividades36 Alimentos41Os impactos da produ o42 Utiliza o de insumos qu micosna agricultura43 Agrot xicos44 Manipula o gen tica46 Alimentos transg nicos47 Eros o gen tica47 Eros o dos solos47Em busca de umaagricultura sustent vel48 Agroecologia.

3 O caminho parauma agricultura sustent vel49 Iniciativas de apoio produ o de alimentosmais seguros51 Agricultura familiar51 Sistema de plantio direto52O que voc pode fazer53 Atividades54 Biodiversidade59 Preservar a biodiversidade proteger a vida 60A import ncia da Biodiversidade60 Fun es ambientais60 Poliniza o e dispers o das plantas61A teia tr fica ou cadeia alimentar61 Variabilidade e adapta o61 Estabilidade do regime h drico eameniza o clim tica62 Fun es socioecon micas62 Fonte de novos produtos e de energia62 Sustentabilidade na agriculturae na pecu ria62 Produtos florestais63A quest o s cio-cultural64 Lazer e turismo65 Ecoturismo: uma forma sustent velde utiliza o dos recursos naturais65 Florestas: muito mais do queum conjunto de rvores65Os biomas brasileiros66 Caatinga67 Campos Sulinos67 Lixo113Um grave problema no mundo moderno 114 Classifica o dos res duos s lidos (lixo)114 Res duos perigosos116 Res duos indesej veis118 Como resolver o problema do lixo?

4 118 Reciclagem: a ind stria do presente118 Para onde vai o lixo?119 Tratamento e disposi o final do lixo121 Compostagem121 Incinera o121 Pir lise121 Digest o Anaer bica121 Reuso ou Reciclagem122 Aterro sanit rio122 Aterro controlado123 Unidades de segrega o e/ou decompostagem123 Embalagem: quanto maissimples, melhor124A responsabilidade de quem produz 124O lixo e o consumo127O que voc pode fazer129 Atividades130 Publicidade135 Consumo e o meio ambiente136 Armas que convencem137 Crian as e jovens: os alvosmais vulner veis138 Publicidade enganosa ou abusiva139Em busca do consumo sustent vel140Al m do consumo verde 141O que voc pode fazer141 Atividades142 Gloss rio145 Refer ncias bibliogr ficas151 Zona Costeira e Marinha67 Amaz nia brasileira68 Pantanal68 Cerrado69 Mata Atl ntica69 Desmatamento.

5 Um crime contra a vida70 Explora o sustent vel da madeira70 Certifica o florestal71 Preservar a biodiversidade um dever de todos72O que voc pode fazer74 Atividades75 Transportes79Os autom veis e a contamina o do ar81 Polui o veicular: um problema globale local81A polui o do ar e a sa de83A polui o do ar e o meio ambiente84 Acidifica o ou chuva cida84A a o do oz nio84 Mudan as clim ticas e o efeito estufa86 Aquecimento global86 Solu o dif cil86 Transporte e consumo de energia88Os transportes e o lixo88O que pode ser feito90O que voc pode fazer91 Atividades92 Energia97A ordem economizar98 Energia el trica98O setor el trico no Brasil99 Economia for ada100A gera o de energia eo impacto ambiental100 Energia hidr ulica100 Energia termel trica101 Energia nuclear103 Energia e lica104 Energia solar105 Consumo x desperd cio105 Efici ncia energ tica106O que o consumidor pode fazer107 Atividades109 Apresenta oO povo brasileiro est cada vez mais consciente de que a qualidade de vida em nosso planetasofre s rias amea as

6 Diante do vertiginoso crescimento da produ o industrial. Aos pou-cos, o cidad ocome a a perceber que o meio ambiente n o uma fonte inesgot vel de recursos, capaz de assegurarperma-nentemente o processo de crescimento econ meio ambiente apresenta n tidos sinais de esgotamento, com a contamina o dos recursosh dricos, a desertifica o, a destrui o da camada de oz nio, o aquecimento global, a escas-sez e faltade gua. Esses s o alguns exemplos dos reflexos da atividade humana sobre o meio ambiente e quej est o afetando o dia-a-dia das pessoas. O desaparecimento de florestas e de es-p cies da fauna eda flora, infelizmente, j uma realidade incontest atender s demandas crescentes de consumo da socie-dade, a economia brasileira aindadepende em larga escala do uso intenso do nosso patrim nio natural e, se mantido o atual mo-delode explora o, as conseq ncias ser o desastrosas, com preju zos irrepar veis para a diversidadebiol gica e para o bem-estar dos indiv o que n s, cidad os comuns, devemos fazer para modificar essa tend ncia de degrada o danatureza e construir um futuro de sustentabilidade econ mica, social e ambiental que queremos?

7 Um passo importante na dire o desse objetivo avaliar as conseq ncias reais para o meioambiente de nosso comporta-mento como consumidores. Raramente paramos para pensar quecertas atitudes que tomamos contribuem para o dese-quil brio ambiental ou associamos nossasop es de uso de bens e servi os aos processos de explora o dos recursos sociedade precisa refletir sobre os impactos do consumo na degrada o do meio constru o do padr o de desenvolvimento a que aspiramos deve estar norteada pela no o decrescimento econ mico que n o perca de vista a preocupa o com o equil brio ambiental e coma justi a obtidas at agora na gest o ambiental do pa s, como o aperfei oamento dosmecanismos legais e dos instru-mentos de monitoramento e controle para o uso sustent vel dosrecursos naturais, o aumento das reas protegidas, assim como as medidas voltadas para a ecoefici nciaque come am a ser introduzidas pelas empresas.

8 Ainda n o s o suficientes para conter o impacto docrescimento da produ o econ mica e do consumo de bens e servi os sobre o meio despertar da cidadania um dos mais libert rios momentos da vida de crian as, jovens e adultos. quando a no o de direitos e deveres transcende meros interesses individuais para traduzir umanova vis o de mundo, que reflete a responsabilidade de cada pessoa na constru o de valorescoletivos plenos, plurais e democr ticos que assegurem o bem-estar humano e o respeito a todas asformas de vida em suas mais variadas manifesta esses valores coletivos se consagram o direito que todos temos a um meio ambiente saud vele igualmente o dever tico, moral e pol tico de preserv -lo para as presentes e futuras gera es. A consolida odesse princ pio como ato de cidadania, condi o essencial para construirmos uma sociedadesustent vel em nosso pa s, imp e uma tarefa educacional inadi vel e primordial que aproximea informa o do consumidor, desde a sua mais tenra idade, estimulando-o a se manifestar como for acapaz de liderar mudan as, que se fazem urgentes e necess rias, nos padr es de desenvolvimentodo pa s.

9 Infelizmente ainda sobrevive entre n s o mito da abund ncia e da inesgotabilidade dosrecursos naturais. for oso reconhecer que o consumismo adquiriu uma perigosa e equivocadacondi o de valor social, cuja dimens o assume contornos preocupantes em uma sociedade queainda n o aprendeu a relacionar suas atitudes individuais ou coletivas de consumo produ o, degrada o ambiental e conseq ente perda da qualidade de vida das produzirmos a segunda edi o do Manual, juntamente com o Instituto Brasileiro de Defesa doConsumidor, estamos dando continuidade s a es de difus o de padr es sustent veis de consumono Brasil que v m sendo conduzidas, desde 2002, quando foi lan ada a primeira edi o. Este Manual tamb m fruto de iniciativas integradas. Ele parte de um processo iniciado com a Confer nciaInfanto-Juvenil para o Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil , que gerou uma parceria entre osminist rios do Meio Ambiente e da Educa o em 2003.

10 A Confer ncia envolveu quase 16 mil escolasdo ensino fundamental e seis milh es de pessoas em um rico debate democr tico e participativopara promover a sustentabilidade e o exerc cio da cidadania esta publica o, mantemos vivo um compromisso de gest o integrada de pol ticasinstitucionais que consolida a implementa o de uma pol tica de Governo . Ela visa ao fortalecimentodas responsabilidades da sociedade com o exerc cio pleno da cidadania, compreendida nas esferasde decis es de consumo dos indiv duos, no contexto de seus estilos de vida, de suas rela es com anatureza, com os seus semelhantes, com a sua escola, com o seu bairro, com a sua cidade, com o seupa s e com toda a megadiversidade que ele encerra. Atuando e fazendo educa o juntos, disponibi-lizamos informa es e conceitos que possam ter alcance e utilidade no dia-a-dia e na vida daspessoas, que permitam aos usu rios deste manual uma oportunidade de reflex o sobre qualidadede vida e a cadeia complexa de relacionamentos culturais, socioambientais e econ micos envolvidosna perspectiva do consumo.


Related search queries