Example: bankruptcy

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação …

MINIST RIO DA EDUCA O. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An sio Teixeira Inep Diretoria de Avalia o da Educa o Superior Daes Sistema Nacional de Avalia o da Educa o Superior Sinaes Instrumento de Avalia o de Cursos de Gradua o presencial e a dist ncia Bras lia, junho de 2015. INSTRU ES PARA PREENCHIMENTO. Este Instrumento subsidia os atos autorizativos de Cursos autoriza o, reconhecimento e renova o de reconhecimento nos graus de tecn logo, de licenciatura e de bacharelado para a modalidade presencial e a dist ncia. De acordo com o art. 1 da Portaria Normativa 40/2007, consolidada em 29 de dezembro de 2010, a aplica o dos indicadores desse Instrumento dar-se- exclusivamente em meio eletr nico, no sistema e-MEC. Os avaliadores dever o considerar as orienta es a seguir: 1. Atribuir conceitos de 1 a 5, em ordem crescente de excel ncia, a cada um dos indicadores de cada uma das tr s dimens es.

1 INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO Este Instrumento subsidia os atos autorizativos de cursos – autorização, reconhecimento e renovação de

Tags:

  Curso

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação …

1 MINIST RIO DA EDUCA O. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An sio Teixeira Inep Diretoria de Avalia o da Educa o Superior Daes Sistema Nacional de Avalia o da Educa o Superior Sinaes Instrumento de Avalia o de Cursos de Gradua o presencial e a dist ncia Bras lia, junho de 2015. INSTRU ES PARA PREENCHIMENTO. Este Instrumento subsidia os atos autorizativos de Cursos autoriza o, reconhecimento e renova o de reconhecimento nos graus de tecn logo, de licenciatura e de bacharelado para a modalidade presencial e a dist ncia. De acordo com o art. 1 da Portaria Normativa 40/2007, consolidada em 29 de dezembro de 2010, a aplica o dos indicadores desse Instrumento dar-se- exclusivamente em meio eletr nico, no sistema e-MEC. Os avaliadores dever o considerar as orienta es a seguir: 1. Atribuir conceitos de 1 a 5, em ordem crescente de excel ncia, a cada um dos indicadores de cada uma das tr s dimens es.

2 2. Considerar os crit rios de an lise dos respectivos indicadores da dimens o. A atribui o dos conceitos deve ser feita da forma seguinte: Conceito Descri o 1 Quando os indicadores da dimens o avaliada configuram um conceito N O EXISTENTE. 2 Quando os indicadores da dimens o avaliada configuram um conceito INSUFICIENTE. 3 Quando os indicadores da dimens o avaliada configuram um conceito SUFICIENTE. 4 Quando os indicadores da dimens o avaliada configuram um conceito MUITO BOM/MUITO BEM. 5 Quando os indicadores da dimens o avaliada configuram um conceito EXCELENTE. 3. Atribuir os conceitos a cada um dos indicadores. Os conceitos dever o ser justificados, com argumenta o qualitativa e contextualizados, com base nos indicadores. 4. Assegurar a coer ncia dos conceitos atribu dos aos indicadores com as suas respectivas justificativas (an lise quantitativa e an lise qualitativa).

3 5. Consultar o gloss rio sempre que necess rio. 6. A contextualiza o da IES e do curso e a s ntese preliminar devem conter, obrigatoriamente, os dados abaixo: CONTEXTUALIZA O DA IES. a) nome da mantenedora;. b) base legal da mantenedora (endere o, raz o social, registro no cart rio e atos legais);. c) nome da IES;. d) base legal da IES (endere o, atos legais e data da publica o no DOU);. e) perfil e miss o da IES;. f) dados socioecon micos e socioambientais da regi o;. g) breve hist rico da IES (cria o, trajet ria, reas oferecidas no mbito da gradua o bacharelado, licenciatura e CST e da p s-gradua o stricto sensu e lato sensu , modalidades dos Cursos , reas de atua o na extens o e reas de pesquisa, se for o caso). CONTEXTUALIZA O DO curso . a) nome do curso ;. b) nome da mantida;. c) endere o de funcionamento do curso ;. d) justificativa para a cria o/exist ncia do curso , com dados socioecon micos e socioambientais da regi o.

4 E) atos legais do curso (Autoriza o, Reconhecimento e Renova o de Reconhecimento do curso , quando existirem) e data da publica o no ;. f) n mero de vagas pretendidas ou autorizadas;. g) conceito Preliminar de curso CPC e Conceito de curso CC resultante da avalia o in loco, quando houver;. h) resultado do ENADE no ltimo tri nio, se houver;. i) protocolos de Compromisso, Termos de Saneamento de Defici ncia, Medidas Cautelares e Termo de Supervis o, quando houver;. j) turnos de funcionamento do curso (matutino, vespertino, noturno e integral);. k) carga hor ria total do curso (em horas e em hora/aula);. l) tempo m nimo e m ximo para integraliza o;. m) identifica o do (a) coordenador (a) do curso ;. 1. n) perfil do (a) coordenador (a) do curso (forma o acad mica, titula o, regime de trabalho, tempo de exerc cio na IES e na fun o de coordenador do curso , atua o profissional na rea).

5 No caso da modalidade a dist ncia, descrever o tempo de experi ncia do (a) coordenador (a) em Cursos EAD. No caso de Cursos CST, considerar e descrever o tempo de experi ncia do (a) coordenador (a) na educa o b sica, se houver;. o) composi o, titula o, regime de trabalho e perman ncia sem interrup o dos integrantes do N cleo Docente Estruturante NDE;. p) tempo m dio de perman ncia do corpo docente no curso (exceto para autoriza o). Somar o tempo de exerc cio no curso de todos os docentes e dividir pelo n mero total de docentes no curso , incluindo o tempo do (a) coordenador (a) do curso ;. q) disciplinas ofertadas no curso em l ngua estrangeira, quando houver;. r) informa es relacionadas ao quantitativo anual do corpo discente desde o ltimo ato autorizativo anterior . avalia o in loco: discentes ingressantes; discentes matriculados; discentes concluintes; discentes estrangeiros; discentes matriculados em est gio supervisionado; discentes matriculados em trabalho de conclus o; discentes participantes de projetos de pesquisa (por ano); discentes participantes de projetos de extens o (por ano); discentes participantes de Programas Internos e/ou Externos de Financiamento (por ano).

6 (Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), Programa Universidade para Todos (PROUNI), Programa de Mobilidade Acad mica Regional em Cursos Acreditados (MARCA), Ci ncias sem Fronteiras, Programa de Educa o Tutorial (PET), Pr -Sa de, Programa Institucional de Bolsas de Inicia o Doc ncia (PIBID), Programa Institucional de Bolsas de Inicia o Ci ncia (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Extens o (PIBEX), Programa Institucional de Bolsas de Inicia o em Desenvolvimento Tecnol gico (PIBIT), Bolsas Setoriais, PIBIC A es Afirmativas, Bolsa de Inicia o Cient fica (IC), Bolsas de Balc o do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient fico e Tecnol gico (CNPq), Programa de Extens o Universit ria (ProExt), Bolsas de Monitoria, etc);. s) rela o de conv nios vigentes do curso com outras institui es;. t) Para os Cursos da rea da sa de, relacionar se h compartilhamento da rede do Sistema nico de Sa de (SUS) entre diferentes Cursos e entre diferentes institui es.

7 S NTESE PRELIMINAR. a) breve hist rico do curso (cria o, modalidades de oferta; reas de atua o na extens o e reas de pesquisa, se for o caso);. b) real ar se h diverg ncia no endere o de visita com o endere o do of cio de designa o;. c) explicitar os documentos que serviram de base para an lise da avalia o (PDI, PPC, relat rios de autoavalia o e demais relat rios da IES), e se est o dentro do prazo de validade;. d) observar as dilig ncias e seu cumprimento;. e) em caso de CPC insatisfat rio, para o Ato de Renova o de Reconhecimento de curso , verificar o proposto no Termo de Saneamento estabelecido com a Secretaria de Supervis o e Regula o da Educa o Superior (SERES);. f) verificar as especificidades do despacho saneador e o cumprimento das recomenda es, em caso de despacho saneador parcialmente satisfat rio. INFORMA ES. 1. O Conceito do curso (CC) calculado, pelo sistema e-MEC, com base na m dia aritm tica ponderada dos conceitos das dimens es, os quais s o resultados da m dia aritm tica simples dos indicadores das respectivas dimens es.

8 2. Este Instrumento possui indicadores com recurso de NSA, ou seja, N o Se Aplica . Quando o indicador n o se aplicar avalia o, a comiss o dever optar por NSA. Assim, este indicador n o ser considerado no c lculo da dimens o. 3. O termo N o Se Aplica NSA, constante nos indicadores espec ficos, dever ser justificado pelo avaliador ap s an lise do Projeto Pedag gico do curso PPC, do Plano de Desenvolvimento Institucional PDI, das Diretrizes Curriculares Nacionais DCNs e do Cat logo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. 4. Cada indicador apresenta, predominantemente, um objeto de an lise. 5. Para os indicadores que contemplam o termo An lise Sist mica e Global , a comiss o dever seguir somente os aspectos estabelecidos no respectivo indicador, baseados nas informa es contidas no Projeto Pedag gico do curso PPC, no Plano de Desenvolvimento Institucional PDI, nas Diretrizes Curriculares Nacionais DCNs e do Cat logo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

9 2. 6. As a es decorrentes dos processos de avalia o, no mbito do curso , dever o considerar o relat rio de autoavalia o institucional elaborado pela CPA, al m dos documentos supramencionados. recomend vel que a avalia o interna promovida pela CPA tenha integra o com os Cursos de gradua o, no intuito de promover o aperfei oamento acad mico. 3. Dimens o 1: ORGANIZA O DID TICO-PEDAG GICA. Fontes de Consulta: Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedag gico do curso , Relat rio de Autoavalia o Institucional, Pol ticas Institucionais, Diretrizes Curriculares Nacionais, quando houver, Cat logo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, quando couber, Formul rio Eletr nico preenchido pela IES no e-MEC. Indicador Conceito Crit rio de An lise Contexto educacional 1 Quando o PPC n o contempla as demandas efetivas de natureza econ mica, social, cultural, pol tica e ambiental.

10 2 Quando o PPC contempla, de maneira insuficiente, as demandas efetivas de natureza econ mica, social, cultural, pol tica e ambiental. 3 Quando o PPC contempla, de maneira suficiente, as demandas efetivas de natureza econ mica, social, cultural, pol tica e ambiental. 4 Quando o PPC contempla muito bem as demandas efetivas de natureza econ mica, social, cultural, pol tica e ambiental. 5 Quando o PPC contempla, de maneira excelente, as demandas efetivas de natureza econ mica, social, cultural, pol tica e ambiental. Justificativa: _____. _____. _____. _____. _____. Indicador Conceito Crit rio de An lise Pol ticas institucionais 1 Quando as pol ticas institucionais de ensino, de extens o e de pesquisa (esta ltima, no mbito do curso quando for o caso) constantes no PDI n o est o previstas/implantadas no mbito do curso . 2 Quando as pol ticas institucionais de ensino, de extens o e de pesquisa (esta ltima, quando for o caso) constantes no PDI est o previstas/implantadas, de maneira insuficiente, no mbito do curso .


Related search queries