Example: air traffic controller

Manual do Sistema de Gestão Integrado Vale

- 1 de 12 - Manual do Sistema de Gest o Integrado Vale Rev.: 00 - 02/12/2015 USO INTERNO Manual do Sistema de Gest o Integrado Vale Sistem a de Ge st o Integrado Este Manual descreve os requisitos do Sistema de Gest o Integrado Vale - SGI, proporcionando orienta o para aplica o dos procedimentos espec ficos. - 2 de 12 - Manual do Sistema de Gest o Integrado Vale Rev.: 06 - 17/03/2017 USO INTERNO SUM RIO Objetivo .. 3 Contexto da Organiza o .. 3 Escopo .. 3 Aplica o .. 4 Estrutura do SGI Vale.

dos riscos e impactos de saúde, segurança, meio ambiente, comunidades e direitos humanos para - 5 de 12 - Manual do Sistema de Gestão Integrado Vale

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Manual do Sistema de Gestão Integrado Vale

1 - 1 de 12 - Manual do Sistema de Gest o Integrado Vale Rev.: 00 - 02/12/2015 USO INTERNO Manual do Sistema de Gest o Integrado Vale Sistem a de Ge st o Integrado Este Manual descreve os requisitos do Sistema de Gest o Integrado Vale - SGI, proporcionando orienta o para aplica o dos procedimentos espec ficos. - 2 de 12 - Manual do Sistema de Gest o Integrado Vale Rev.: 06 - 17/03/2017 USO INTERNO SUM RIO Objetivo .. 3 Contexto da Organiza o .. 3 Escopo .. 3 Aplica o .. 4 Estrutura do SGI Vale.

2 4 1. Pol tica, Objetivos e Metas .. 4 2. Perigos e Riscos/Aspectos e Impactos/Gerenciamento de Mudan a .. 4 3. Requisitos Legais e Outros .. 5 4. Lideran a, Pap is e Responsabilidades .. 5 5. Compet ncia, Treinamento e Desenvolvimento comportamental .. 6 6. Comunica o, Participa o e Consulta .. 7 7. Documentos, Registros e Informa es .. 7 8. Controle Operacional .. 8 9. Prepara o e Resposta Emerg ncia .. 10 10. A es Preventivas, Corretivas, Tratamento de Incidentes e N o Conformidades .. 11 11. Inspe es e Auditorias .. 11 12. Monitoramento, Indicadores de Desempenho e Melhoria Cont nua.

3 11 - 3 de 12 - Manual do Sistema de Gest o Integrado Vale Rev.: 06 - 17/03/2017 USO INTERNO Objetivo Apresentar e descrever os requisitos do Sistema de Gest o Integrado Vale - SGI, proporcionando orienta o para aplica o dos procedimentos espec ficos. Contexto da Organiza o A Vale uma mineradora com atua o nos segmentos de: Ferro, Metais B sicos, Carv o, Fertilizantes, Mangan s e Ferroligas, a partir da extra o, beneficiamento e comercializa o e possui uma rede de log stica que integra minas, ferrovias e portos.

4 As atividades da Vale v o desde a explora o mineral em locais diversos e remotos at o desenvolvimento de novos projetos, opera es e desmobiliza o de ativos. Essas atividades s o suportadas por uma for a de trabalho multicultural e geograficamente dispersa. A Vale e suas controladas s o comprometidas a implementar sistemas e pr ticas de gest o de sa de, seguran a, meio ambiente e qualidade em todas as suas opera es, assegurando o entendimento estrat gico das quest es relativas a esses temas, as quais podem afetar a capacidade de atingir os resultados esperados pela organiza o.

5 Tais pr ticas tem o compromisso de assegurar o Zero Dano aos trabalhadores e s comunidades, a preven o da polui o e a qualidade na gest o de seus processos, considerando as necessidades e expectativas das partes interessadas relevantes. A Vale publica anualmente seu Relat rio de Sustentabilidade sob o modelo da Global Reporting Initiative (GRI) e, nesse relat rio, apresentada toda governan a interna e externa, com a determina o e atualiza o das quest es pertinentes, determina o das partes interessadas internas e externas e expectativas das mesmas.

6 Escopo O SGI da Vale abrange as atividades de explora o mineral, desenvolvimento e execu o de projetos, lavra, beneficiamento, produ o de pelotas de ferro, processos industriais, transportes ferrovi rio e rodovi rio, atividades portu rias e desmobiliza o de ativos da organiza o no mbito global. O SGI da Vale tem o objetivo de identificar e tratar aspectos e riscos para os trabalhadores, meio ambiente e instala es, a fim de gerenci -los e reduzi-los ao n vel mais baixo razoavelmente alcan vel. O foco principal deste Manual especificar os requisitos do Sistema de Gest o Integrado , buscando o gerenciamento do desempenho em sa de, seguran a e meio ambiente, sendo obrigat rio o atendimento s diretrizes aqui apresentadas para essas disciplinas.

7 Os assuntos oriundos da gest o da Qualidade relacionados aos processos das disciplinas de Sa de, Seguran a e Meio Ambiente tamb m s o abordados neste Manual , e podem ser utilizados para atendimento aos requisitos espec ficos de Qualidade a crit rio de cada rea. De forma semelhante, vale ressaltar que especificamente dentro dos Requisitos 2 Perigos e Riscos/Aspectos e Impactos/Gerenciamento da Mudan a, e 8 Controle Operacional, abordamos itens relacionados aos temas Comunidades e Direitos Humanos . Os requisitos espec ficos de gest o da Qualidade de produtos e servi os oriundos da norma internacional ISO 9001 est o abordados no PGS-003385, Manual de Gest o da Qualidade e deve ser utilizado pelas reas certificadas nessa norma, al m de poder ser utilizado pelas demais reas da organiza o.

8 O escopo das reas certificadas nas Normas ABNT ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004, bem como as exclus es permitidas por essas normas encontra-se no SharePoint da Diretoria de Sa de e Seguran a no seguinte caminho: - 4 de 12 - Manual do Sistema de Gest o Integrado Vale Rev.: 06 - 17/03/2017 USO INTERNO Aplica o O SGI da Vale aplic vel de forma diferenciada ao longo de todo o ciclo de vida dos empreendimentos, desde a fase de explora o mineral, passando pelo desenvolvimento e implanta o de projetos, opera o e descomissionamento de seus ativos, incluindo as empresas contratadas.

9 Para as entidades nas quais a Vale detenha participa o, recomenda-se a reprodu o deste Manual de acordo com a Norma de Fun o de Planejamento, Desenvolvimento e Gest o (NFN-001). As empresas contratadas das fases de Explora o Mineral e Projetos de Capital podem utilizar seus pr prios Sistemas de Gest o, ferramentas e documentos, desde que estes atendam aos requisitos m nimos da Vale estabelecidos nas etapas de contrata o. O Sistema de Gest o da contratada dever ser validado pela Vale nesta fase de contrata o. Estrutura do SGI Vale O SGI est definido atrav s da Pol tica de Sustentabilidade (POL-0019-G), da Norma de Sustentabilidade (NFN-0009) e deste Manual .

10 A Norma de Sustentabilidade da Vale define a sua estrutura atrav s de 12 (doze) Requisitos e o Manual do SGI descreve de forma detalhada o conte do dos requisitos e seu gerenciamento. Para atendimento aos requisitos do SGI, cada rea deve implementar os documentos t cnicos associados, de acordo com a sua aplicabilidade. A lista de documentos e ferramentas associados aos requisitos e/ou subrequisitos encontra-se no SharePoint da Diretoria de Sa de e Seguran a no seguinte caminho: 1. Pol tica, Objetivos e Metas Pol tica O SGI da Vale direcionado pela Pol tica de Sustentabilidade (POL-0019-G), disponibilizada na Intranet Global e revisada sempre que necess rio nas reuni es de an lise cr tica.


Related search queries