Example: barber

PMBOK - postgresql, php, cursos, treinamento, …

PMBOK - Project Management Body of Knowledge - PORTUGU S Sr(as) Gerentes de Projeto, O PMBOK , compilado pela expertise do PMI Project Management Institute, a linha mestra que nos conduz ao conhecimento organizado da ger ncia de projetos. O estudo do PMBOK fundamental para que os gerentes de projetos possam compreender os ensinamentos e relacionamentos que, atrav s das reas de conhecimento e de processos preconizados pela metodologia, traduzem os conceitos mais atuais da pr tica de Gerenciamento de Projetos no mundo. Uma vers o do PMBOK em portugu s , mais que um sonho, uma urg ncia.

PMBOK - Project Management Body of Knowledge - PORTUGUÊS Sr(as) Gerentes de Projeto, O PMBOK, compilado pela expertise do …

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of PMBOK - postgresql, php, cursos, treinamento, …

1 PMBOK - Project Management Body of Knowledge - PORTUGU S Sr(as) Gerentes de Projeto, O PMBOK , compilado pela expertise do PMI Project Management Institute, a linha mestra que nos conduz ao conhecimento organizado da ger ncia de projetos. O estudo do PMBOK fundamental para que os gerentes de projetos possam compreender os ensinamentos e relacionamentos que, atrav s das reas de conhecimento e de processos preconizados pela metodologia, traduzem os conceitos mais atuais da pr tica de Gerenciamento de Projetos no mundo. Uma vers o do PMBOK em portugu s , mais que um sonho, uma urg ncia.

2 O mundo globalizado n o permite que barreiras como o idioma impe am o acesso e a divulga o do conhecimento. Cumprindo sua miss o, o PMI MG coloca dispon vel para todos uma vers o portugu s do PMBOK . uma tradu o livre, n o oficial e sem o compromisso quanto exata correspond ncia de cada termo do material traduzido com o original ingl s do PMBOK . N o se assegura, tamb m, que o texto em portugu s correto o suficiente para responder a qualquer quest o do exame PMP - Project Management Professional. apenas uma contribui o para o desenvolvimento do gerenciamento de projetos no Brasil, onde todos os direitos autorais de tradu o pertencem ao Project Management Institute Headquarters.

3 Essa vers o foi entregue ao PMIMG pelos membros Ant nio Jos Soares, PMP, e M rcio Tibo, PMP, que a elaboraram para auxiliar a prepara o para o exame de certifica o, contando com a colabora o de Darcilene Magalh es e Katia Thomaz, PMP. A eles, por essa iniciativa, nossos sinceros agradecimentos. O PMIMG assume o compromisso de evoluir essa vers o preliminar a partir de contribui es de um maior n mero de membros e demais profissionais da rea, na convic o da import ncia desse material para o desenvolvimento do Gerenciamento de Projetos no Brasil. Envie a sua contribui o para o endere o Agradecemos antecipadamente seu coment rio ou sugest o de aprimoramento.

4 Torne-se um colaborador desse empreendimento. Belo Horizonte, 28 de Maio de 2000 de maio de 2000 Ricardo Viana Vargas, PMP Presidente do PMIMG Tradu o livre do PMBOK , V , disponibilizada atrav s da Internet pelo PMI MG em maio de 2000 3 IINTRODU ONTRODU O O Universo de Conhecimento em Ger ncia de Projetos ( PMBOK ) uma denomina o que representa todo o somat rio de conhecimento dentro da profiss o de ger ncia de projetos. Como qualquer outra profiss o - advocacia, medicina e contabilidade - o conjunto de conhecimentos baseia-se na contribui o daqueles profissionais e estudantes que aplicam esses conhecimentos no dia a dia, desenvolvendo-os.

5 Este Conjunto Completo de Conhecimentos em Ger ncia de Projetos (Full PMBOK ) inclui os conhecimentos j comprovados atrav s de pr ticas tradicionais que s o amplamente utilizadas, assim como conhecimentos de pr ticas mais inovadoras e avan adas que t m tido uma aplica o mais limitada. Este cap tulo define e explica uma s rie de termos caracter sticos da rea apresentando tamb m uma vis o geral do resto do documento. Ele inclui as seguintes se es: Prop sito deste Documento O que um Projeto? O que Ger ncia de Projetos Relacionamento com Outras Disciplinas de Ger ncia Empreendimentos Relacionados SITO ROP SITO DDESTE ESTE DDOCUMENTOOCUMENTO O prop sito principal deste documento identificar e descrever aquela parte do PMBOK que geralmente aceita.

6 O termo geralmente aceita significa, neste caso, que os conhecimentos e pr ticas descritos s o aplic veis maioria dos projetos, na maioria das vezes, e que h um consenso amplamente difundido sobre seu valor e utilidade. Geralmente aceita n o significa, entretanto, que os conhecimentos e pr ticas descritos s o ou devem ser praticados uniformemente em todos os projetos; a equipe de ger ncia do projeto sempre respons vel pela escolha daquilo que mais apropriado para um projeto espec fico. Este documento pretende tamb m fornecer uma terminologia comum, dentro da profiss o, para discuss es sobre Ger ncia de Projetos.

7 A Ger ncia de Projeto uma profiss o relativamente nova e, embora haja uma razo vel concord ncia, dentro da comunidade de projetos, acerca daquilo que feito, existe relativamente pouco consenso quanto aos termos usados. Este documento prov uma refer ncia b sica para qualquer profissional interessado na profiss o de Ger ncia de Projetos. Entre outras categorias inclui: Gerentes de Projetos e outros membros da equipe Gerentes dos Gerentes de Projetos Clientes e outras partes envolvidas 1do projeto Gerentes Funcionais que t m funcion rios alocados s equipes de projeto Professores que atuam em cadeiras de Ger ncia de Projetos e t picos relacionados Consultores e outros especialistas em Ger ncia de Projetos e reas relacionadas Instrutores que ministram programas de treinamento em Ger ncia de Projetos Por ser uma refer ncia b sica, este documento n o abrange todos os aspectos da Ger ncia de Projetos.

8 O Ap ndice E discute a quest o de extens es ao PMBOK para reas de Aplica o espec ficas, enquanto no Ap ndice F s o listadas algumas fontes principais de informa es sobre Ger ncia de Projetos. 1 Tradu o para Stakeholders que s o indiv duos ou organiza es que est o ativamente envolvidos no projeto, ou cujos interesses podem ser positiva ou negativamente afetados pelos resultados do projeto. 1 Prop sito deste Documento O que um Projeto? O que Ger ncia de Projetos? Relacionamento com Outras Disciplinas de Ger ncia Empreendimentos Relacionados Tradu o livre do PMBOK , V , disponibilizada atrav s da Internet pelo PMI MG em maio de 2000 4 Este documento tamb m utilizado pelo PMI (Project Management Institute) como uma estrutura consistente para seus programas de desenvolvimento profissional incluindo: Certifica o de Profissionais de Ger ncia de Projetos (PMP Project Management Professional) Credenciamento dos programas educacionais que concedem grau em Ger ncia de Projetos.

9 QQUE UE UUM M PPROJETO? ROJETO? As organiza es executam trabalho. O trabalho envolve servi os continuados e/ou projetos, embora possa haver superposi o entre os dois. Servi os continuados e projetos possuem muitas caracter sticas comuns; por exemplo, ambos s o: Executados por pessoas Restringidos por recursos limitados Planejados, executados e controlados Servi os continuados e projetos diferem principalmente porque enquanto os primeiros s o cont nuos e repetitivos, os projetos s o tempor rios e nicos. Assim, um projeto pode ser definido em termos de suas caracter sticas distintas um projeto um empreendimento tempor rio com o objetivo de criar um produto ou servi o nico.

10 Tempor rio significa que cada projeto tem um come o e um fim bem definidos. nico significa que o produto ou servi o produzido de alguma forma diferente de todos os outros produtos ou servi os semelhantes. Os projetos s o desenvolvidos em todos os n veis da organiza o. Eles podem envolver uma nica pessoa ou milhares delas. Podem requerer menos do que 100 horas de trabalho ou at ou mais para se completarem. Os projetos podem envolver uma unidade isolada da organiza o ou atravessar as fronteiras organizacionais, como ocorre com cons rcios e parcerias.


Related search queries