Example: tourism industry

Ministério do Desenvolvimento, Indústria

Minist rio doDesenvolvimento, Ind striae Com rcio ExteriorO Movimento da qualidade no BrasilCopyright 2011 Inmetro Todos os direitos : 978-85-64543-00-3 Presidente da Rep blica: Dilma RousseffMinistro do Desenv. Ind stria e Com rcio Exterior: Fernando PimentelPresidente do Inmetro: Jo o Alziro Herz da JornadaChefe de Gabinete do Inmetro: Carlos Educardo Vieira CamargoDiretor de qualidade do Inmetro: Alfredo Carlos Orph o LoboEssential Idea PublishingTel.: (11) 3507 0646e-mail: o T cnica: Luiz Carlos Monteiro Supervis o T cnica: Luciane Peres Lobo | Marcia Andreia da Silva Almeida Edi o e coordena o editorial: Sonia FonsecaRevis o: Simone Zaccarias Projeto Gr fico e Desktop: S rgio AlencarDiagrama o: Neide Pereira PintoPr -impress o, impress o e acabamento: Edelbra Waldir Algarte FernandesPref cioQualidade, Normaliza o e Metrologia A qualidade depende diretamente da normaliza o e da metrologia. N o h qualidade se n o houver especifica o dos insumos, do produto final, das metodo-logias de produ o e de medi o dos atributos-chave.

8 Fazendo uma análise crítica das diversas etapas observadas pelo movimento da qualidade no Brasil e no mundo e abordando profundamente nos fundamentos

Tags:

  Qualidade, Qualidade no

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Ministério do Desenvolvimento, Indústria

1 Minist rio doDesenvolvimento, Ind striae Com rcio ExteriorO Movimento da qualidade no BrasilCopyright 2011 Inmetro Todos os direitos : 978-85-64543-00-3 Presidente da Rep blica: Dilma RousseffMinistro do Desenv. Ind stria e Com rcio Exterior: Fernando PimentelPresidente do Inmetro: Jo o Alziro Herz da JornadaChefe de Gabinete do Inmetro: Carlos Educardo Vieira CamargoDiretor de qualidade do Inmetro: Alfredo Carlos Orph o LoboEssential Idea PublishingTel.: (11) 3507 0646e-mail: o T cnica: Luiz Carlos Monteiro Supervis o T cnica: Luciane Peres Lobo | Marcia Andreia da Silva Almeida Edi o e coordena o editorial: Sonia FonsecaRevis o: Simone Zaccarias Projeto Gr fico e Desktop: S rgio AlencarDiagrama o: Neide Pereira PintoPr -impress o, impress o e acabamento: Edelbra Waldir Algarte FernandesPref cioQualidade, Normaliza o e Metrologia A qualidade depende diretamente da normaliza o e da metrologia. N o h qualidade se n o houver especifica o dos insumos, do produto final, das metodo-logias de produ o e de medi o dos atributos-chave.

2 A eleva o do n vel global de competitividade da produ o est entre as prio-ridades das lideran as mundiais emergentes o que implica no fortalecimento da tecnologia industrial b sica desses pa ses, sendo, portanto, inquestion vel o papel central das atividades relacionadas metrologia, normaliza o e o escopo deste livro, relevante destacar que a preocupa o com a qualidade de bens e servi os n o recente. Os consumidores, mesmo na fase da produ o artes , sempre tiveram o cuidado de inspecionar os objetos das rela es de troca. Essa preocupa o caracterizou a primeira fase da gest o da qualidade . Da inspe- o do produto acabado gest o de processos - que tem como finalidade identificar e atender os requisitos do cliente decorrem alguns s culos de hist ria. Seu conhe-cimento de fundamental import ncia para a compreens o do estado da arte em qualidade , no Brasil e no mundo. O Movimento da qualidade no Brasil nos convida a refletir sobre o quanto o Bra-sil tem avan ado na implementa o de pol ticas p blicas orientadas para a inser o do produto nacional no mercado global.

3 O diferencial de competitividade que nosso Pa s tem alcan ado em v rios pro-dutos industrializados, guarda rela o direta como o grande esfor o empreendido internamente para melhoria da infraestrutura de apoio qualidade , incluindo ai a tecnologia de gest reflex o relevante quanto ao n vel de maturidade do setor produtivo brasileiro para avan ar nas quest es relacionadas gest o da qualidade , conside-rando os desafios de uma sociedade p s-industrial ambientada no desenvolvimen-to tecnol gico, na escassez dos recursos naturais, nas incertezas cient ficas e nos princ pios universais que regem as pr ticas de gest o empresarial com responsabi-lidade social. Esta publica o compreende um resgate hist rico do movimento da qualidade no Brasil, com especial enfoque no esfor o do governo brasileiro e da comunidade produtiva no sentido disponibilizar produtos e servi os com adequados n veis de qualidade e elevar a competitividade da produ o industrial o JornadaPresidente do Inmetro7 Apresenta oA proposta deste livro registrar os fatos que marcaram um movimento da maior import ncia para o pa s: o de melhoria da qualidade de produtos e servi os aqui produzidos.

4 Beneficiou os cidad os na medida em que estes passaram a ter acesso a produtos mais seguros, com melhor desempenho e maior durabilidade, e teve contribui o decisiva para o aumento da competitividade das empresas brasi-leiras, beneficiando toda a sociedade brasileira, se entendermos que a maior com-petitividade do setor produtivo implica em maior gera o de empregos e renda no pa para que se possa tra ar um paralelo com o movimento ocorrido em todo o planeta, feita uma descri o pormenorizada da evolu o dos conceitos e da abordagem dada qualidade pelo mundo afora, desde as primeiras civiliza es. Constata-se que a evolu o do movimento da qualidade no Brasil seguiu passos semelhantes aos observados nas diferentes partes do mundo. No que diz respeito hist ria do movimento da qualidade no Brasil, s o descritos todos os programas estabelecidos ao longo dos anos, com destaque para o Programa Brasileiro da Qua-lidade e Produtividade - PBQP, o mais importante deles, estabelecido no in cio dos anos 90, em forma de pol tica p blica, para fazer face a abertura econ mica que ocorreu no Brasil a partir daqueles uma an lise cr tica das diversas etapas observadas pelo movimento da qualidade no Brasil e no mundo e abordando profundamente nos fundamentos e ferramentas atualmente praticadas na gest o da qualidade , o livro apresenta im-portantes conceitos para os estudantes e profissionais que desejam enveredar no campo da Instituto Nacional de Metrologia, Normaliza o e qualidade Industrial Inme-tro, considerado no Brasil a Casa da qualidade .

5 Ao tomar a iniciativa de patrocinar este livro presta uma importante contribui o a sociedade escolha do Engenheiro Waldir Algarte para escrever este livro foi muito fe-liz, j que ele hoje um dos maiores especialistas no tema. Al m de ter trabalhado durante muito tempo na implanta o de Sistemas de Gest o da qualidade hoje um renomado professor e consultor no tema. Sua capacidade de an lise cr tica da maior import ncia para analisar e interpretar os fatos que marcaram a hist ria do movimento da qualidade no Brasil e no tudo isso, permito-me recomendar este livro para utiliza o em programas de desenvolvimento de profissionais, bem como para uso de profissionais que de-sejam desenvolver uma vis o geral do tema ou atualizar-se nos conceitos de gest o da Carlos Orph o LoboDiretor da qualidade do InmetroSum rio1. A EVOLU O DA qualidade NO MUNDO qualidade desde a Origem do Homem 15 A qualidade na China Antiga O Controle de Processo na Antiguidade: Egito, Gr cia e P rsia O Imp rio Romano e o Controle de Processo Diferenciado 32 Fim do Regime Feudal: qualidade Controlada pelo Artes o 32 A Ind stria Naval Veneziana no S culo XVI Revolu o Industrial: A qualidade Controlada pelos Mestres e Supervisores Primeira Guerra Mundial: qualidade Controlada pelos Inspetores nfase na Detec o de Defeitos A Ind stria Automobil stica e a Produ o em Massa Controle Estat stico da qualidade nfase no Processo Controle da qualidade A Preven o de Defeitos Confiabilidade qualidade de Projeto Programas Motivacionais Garantia da qualidade Controle Total da qualidade Controle da qualidade no Jap o Sistemas da qualidade .

6 Globaliza o e Normas ISO 9000 Pr mios Nacionais da qualidade Avalia o da Conformidade 522. A EVOLU O DA qualidade NO BRASIL A Produ o Industrial no Brasil A qualidade na Ind stria Automobil stica do Brasil A qualidade na Ind stria de Base e de Bens de Capital A qualidade na Ind stria de Bens de Consumo Evolu o da Metrologia, Normaliza o e qualidade no Processo Brasileiro de Industrializa o 593. A GLOBALIZA O E O MOVIMENTO PELA qualidade NO BRASIL O Programa da qualidade e Produtividade ProQP (1986-1990) Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cient fico e Tecnol gico PADCT (1984-2001) Programa de Capacita o de Recursos Humanos para Atividades Estrat gicas RHAE (desde 1984) Contexto Macroecon mico da D cada de 1980 Introdu o das Normas NBR ISO 9000 no Brasil Sistema Brasileiro de Avalia o da Conformidade (SBAC) Avalia o da Conformidade Pr mio Nacional de qualidade - PNQ Gesp blica Programa Nacional de Gest o P blica e Desburocratiza o (desde 2005) As duas Correntes de Gest o da qualidade no Brasil 894.

7 PBQP PROGRAMA BRASILEIRO DA qualidade E PRODUTIVIDADE 93 Primeira Fase: Formula o e Implementa o (1990-1995) Segunda Fase: Reorienta o Estrat gica do PBQP (1996-1997) Terceira Fase: Realinhamento Estrat gico do PBQP (1998-2000) 10 Realinhamento de fevereiro de 2000 (2000-2001) 1085. MBC MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO Miss o, Vis o e Diretrizes 113 Foco de Atua o, Posicionamento Estrat gico e Macro Objetivos 115 Programas do MBC Projetos do PROGRAMA INDICADORES, AVALIA O e BENCHMARKING Projetos do PROGRAMA ESTRAT GIA E GEST O Projetos do PROGRAMA INOVA O e MARKETING 120 BIBLIOGRAFIA 123S TIOS CONSULTADOS 127 ANEXOS 129 Anexo 1 PBQP Subprogramas Gerais (1990-1992) 131 Anexo 2 PBQP Subprogramas Setoriais (1990-1992) 13 4 Anexo 3 PBQP Orienta es Estrat gicas (1992) 135 Anexo 4 PBQP Orienta es Estrat gicas (1993) 137 Anexo 5 PBQP Vencendo Desafios para a Melhoria da qualidade no Brasil 139 Anexo 6 PBQP Principais Resultados 14 0 GLOSS RIO 145A Evolu o da qualidade no Brasil13Na conceitua o moderna do termo, qualidade significa adequa o ao uso.

8 O atendimento aos desejos e s aspira es dos consumidores, incluindo os aspectos econ micos, de seguran a e desempenho. O conceito refere-se ao mais apropriado e n o ao melhor ou ao mais preocupa o com a qualidade existe desde os prim rdios das civiliza es. Historicamente associado realiza o de inspe es e testes nos servi os ou pro-dutos acabados, o conceito de controle da qualidade (v. Gloss rio) sofreu mudan- as significativas com a Revolu o Industrial, quando ganhou mais import ncia. A aplica o de teorias estat sticas aos planos de inspe o (v. Gloss rio) e testes repre-senta uma nova etapa do conceito, denominada Controle Estat stico da Qualida-de (v. Gloss rio). Na segunda metade do s culo XX, a complexidade tecnol gica, o aumento do volume de investimentos e a necessidade de seguran a concorreram para a amplia o do controle da qualidade . Tornou-se absolutamente fundamental assegurar, previamente, a qualidade dos produtos, servi os, instala es e equipa-mentos, o que deu origem ao Controle Total da | A Evolu o da qualidade no MundoMovimento da qualidade no Brasil14 Mestre NFASE NO PRODUTO NFASE NO PROCESSOCONCEITO MODERNODE CONTROLE DAQUALIDADEREVOLU O INDUSTRIALSISTEMA FEUDALGUERRA FRIAGLOBALIZA OSupervisorN cleo deInspetoresControleEstat sticoControleTotal daQualidadeGarantia daQualidadeGest o daQualidadeAvalia o da Conformidade GEST O DA QUALIDADEOs Sistemas de Garantia da qualidade (v.)

9 Gloss rio) resultam da aplica- o da abordagem sist mica ao Controle Total da qualidade (v. Gloss rio). S o m todos gerenciais que preconizam o esfor o globalizado e sist mico da empresa na busca da qualidade e se baseiam, resumidamente, nas seguintes premissas: a qualidade o resultado do trabalho de cada um e, portanto, todos s o res-pons veis por ela, inclusive a alta administra o da empresa; a qualidade est baseada na tecnologia, que se fundamenta no desenvolvi-mento de recursos humanos, e a qualidade deve ser explicitada para que possa ser controlada e Sistema de Garantia da qualidade um conjunto de medidas que permite implementar na empresa essas premissas. fundamental, em virtude da mudan a de h bitos que representa, que a introdu o dos Sistemas de Garantia da qualidade se fa a de modo planejado e gradual. A globaliza o da economia tornou necess ria a padroniza o dos requisitos de Sistemas de Garantia da qualidade .

10 Em 1987, foram editadas as normas interna-cionais, mundialmente conhecidas como Normas da S rie ISO 9000, que possibili-taram a padroniza o desses requisitos em todo o mundo. As Normas da S rie ISO 9000:1987 foram revisadas pela primeira vez em 1994 e deram origem s Normas da S rie ISO 9000 Evolu o da qualidade no Mundo15 Como a ISO 9000:1994 dava mais nfase garantia da qualidade do produto/servi o (v. Gloss rio) do que aos resultados da empresa, come am a surgir os pr -mios de excel ncia em qualidade , que abordam, simultaneamente, a satisfa o do cliente, a garantia da qualidade do produto/servi o, os resultados da empresa, a ges-t o empresarial e a melhoria cont nua da qualidade . Nos Estados Unidos, em 14 de novembro de 1988, foi entregue o Pr mio Malcolm Baldrige, lan ado em 1987; na Europa, em 1988, instituiu-se o Pr mio Europeu da qualidade ; e no Brasil, em 1991, foi criado o Pr mio Nacional da qualidade (PNQ).


Related search queries