Example: barber

O CONCEITO DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - …

O CONCEITO DA PSICOLOGIA DA EDUCA OHist rico da PSICOLOGIA da Educa o: O interesse pela educa o, suas condi es e seus problemas, foi sempre uma constante entre fil sofos, pol ticos, educadores e psic o desenvolvimento da PSICOLOGIA como Ci ncia e como rea de atua o profissional, no final do s culo XIX, v rias perspectivas se abriram, fato que tamb m ocorreu chamada PSICOLOGIA as 3 primeiras d cadas do s culo XX a PSICOLOGIA aplicada educa o teve enorme desenvolvimento. Nos EUA destacava-se a necessidade de um novo profissional, capaz de atuar como intermedi rio entre a PSICOLOGIA e a educa s reas destacaram-se: as pesquisas experimentais da aprendizagem; o estudo e a medida das diferen as individuais; PSICOLOGIA da crian a d cada de 50, a PSICOLOGIA da educa o aparece como a 'rainha' das ci ncias da educa CONCEITO : uma rea de aplica o da PSICOLOGIA na educa o.

O CONCEITO DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Histórico da Psicologia da Educação: · O interesse pela educação, suas condições e

Tags:

  Da psicologia da, Psicologia

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of O CONCEITO DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - …

1 O CONCEITO DA PSICOLOGIA DA EDUCA OHist rico da PSICOLOGIA da Educa o: O interesse pela educa o, suas condi es e seus problemas, foi sempre uma constante entre fil sofos, pol ticos, educadores e psic o desenvolvimento da PSICOLOGIA como Ci ncia e como rea de atua o profissional, no final do s culo XIX, v rias perspectivas se abriram, fato que tamb m ocorreu chamada PSICOLOGIA as 3 primeiras d cadas do s culo XX a PSICOLOGIA aplicada educa o teve enorme desenvolvimento. Nos EUA destacava-se a necessidade de um novo profissional, capaz de atuar como intermedi rio entre a PSICOLOGIA e a educa s reas destacaram-se: as pesquisas experimentais da aprendizagem; o estudo e a medida das diferen as individuais; PSICOLOGIA da crian a d cada de 50, a PSICOLOGIA da educa o aparece como a 'rainha' das ci ncias da educa CONCEITO : uma rea de aplica o da PSICOLOGIA na educa o.

2 PSICOLOGIA Educacional era um ramo especial da PSICOLOGIA , preocupado com a natureza, as condi es, os resultados e a avalia o e reten o da aprendizagem escolar. Ela deveria ser uma disciplina aut noma, com sua pr pria teoria e a d cada de 50, o panorama muda. Come a-se a duvidar da aplicabilidade educativa das grandes teorias da aprendizagem, elaboradas durante a 1 metade do s culo XX. Prenuncia-se uma crise ..Surgem outras disciplinas educativas t o importantes educa o quanto a PSICOLOGIA , e esta precisa ceder espa d cada de 70, assume o seu car ter multidisciplinar, que conserva at o mais considerada como a PSICOLOGIA aplicada Educa , a PSICOLOGIA da Educa o considerada um ramo tanto da PSICOLOGIA como da Educa o, e caracteriza-se como uma rea de investiga o dos problemas e fen menos educacionais, a partir de um entendimento psicol gico.

3 CONCEITO de PSICOLOGIA da Educa o:Quando se fala, hoje, em ' PSICOLOGIA da Educa o', v rios termos s o utilizados indiscriminadamente como sin nimos, tais como: psicopedagogia, PSICOLOGIA escolar, PSICOLOGIA da educa o, PSICOLOGIA da crian a, etc. A lista poderia ser alongada. Esta imprecis o na linguagem, e esta confus o entre disciplinas ou atividades n o s o exatamente pass veis de sobreposi o, pois cada qual t m suas defini es e limita PSICOLOGIA da Educa o tem por objeto de estudo todos os aspectos das situa es da educa o, sob a tica psicol gica, assim como as rela es existentes entre as situa es educacionais e os diferentes fatores que as dom nio constitu do pela an lise psicol gica de todas as facetas da realidade educativa e n o apenas a aplica o da PSICOLOGIA educa maior objetivo constatar ou compreender e explicar o que se passa no seio da situa o de educa o.

4 Por isso, tanto psic logos quanto pedagogos podem possuir tal especializa o PSICOLOGIA da Educa o faz parte dos componentes espec ficos das ci ncias da Educa o, tal como a sociologia da educa o ou a did tica. Comp em um n cleo, cuja finalidade estudar os processos educativos. Atualmente, rejeita-se a id ia de que a PSICOLOGIA da Educa o seja resumida a um simples campo de emprego da PSICOLOGIA ; ela deve, ao contr rio, atender simultaneamente aos processos psicol gicos e s caracter sticas das situa es 1 of 9 Ela estuda os processos educativos com tripla finalidade: Contribuir elabora o de uma teoria explicativa dos processos educativos - n vel te rico; Elaborar modelos e programas de interven o - n vel tecnol gico.

5 Dar lugar a uma pr xis educativa coerente com as propostas te ricas formuladas - n vel pr o de Psicopedagogia:Especializa o dentro da Pedagogia e/ou PSICOLOGIA que trata dos dist rbios de aprendizagem (crian as que possuem dificuldades para aprender). Defini o de PSICOLOGIA da Crian a:Tamb m chamada de PSICOLOGIA Evolutiva ou PSICOLOGIA do Desenvolvimento Humano, estuda as leis gerais da evolu o da crian a, as sucessivas etapas de seu desenvolvimento nas quatro grandes reas: cognitiva, afetiva, social e psicomotora. REFER NCIAS BIBLIOGR FICAS:COLL, C sar; PALACIOS, Jes s & MARCHESI, lvaro (Org.). Desenvolvimento psicol gico e Educa o - PSICOLOGIA da Educa o, Volume 2. Artes M dicas, Porto Alegre: , Gaston.

6 PSICOLOGIA da Educa o. Cole o: Epig nese, Desenvolvimento e PSICOLOGIA . Ed. Instituto Piaget, Lisboa, 1999. Cap tulo 1: Tentativa de Defini o - As confus es a evitar , p. INFORMAL E FORMALC onceito Geral de Aprendizagem: Aprendizagem a aquisi o de novos comportamentos, que s o incorporados ao repert rio individual de cada pessoa, que dever apresentar, desse modo, capacidades e habilidades n o existentes anteriormente. Al m de adquirir comportamentos novos, atrav s da aprendizagem, uma pessoa poder tamb m modificar comportamentos anteriormente adquiridos (ROCHA). Aprendizagem o resultado da estimula o do ambiente sobre o indiv duo j maturo, que se expressa, diante de uma situa o-problema, sob a forma de uma mudan a de comportamento em fun o da experi ncia; envolve os h bitos que formamos, os aspectos de nossa vida afetiva e a assimila o de valores culturais, al m dos fen menos que ocorrem na escola (JOS & COELHO).

7 A aprendizagem parte de um processo social de comunica o - a educa o - e apresenta os seguintes elementos:Comunicador ou emissor: professor, enquanto transmissor de informa es ou agente do conhecimento. O comunicador tem uma participa o ativa no processo educativo, devendo estar motivado e Ter pleno conhecimento da mensagem que ir transmitir a seus : conte do educativo, conhecimentos e informa es a serem transmitidas. A mensagem deve ser adequada, clara e precisa para ser bem da mensagem: aluno. O receptor n o tem um papel passivo; deve ser um construtor cr tico dos conhecimentos e informa es que lhe s o ambiente: meio escolar, familiar e social, onde se efetiva o processo de ensino-aprendizagem.

8 O meio ambiente deve ser estimulador da aprendizagem e prop cio ao bom desenvolvimento do processo educativo. (DROUET) Aprendizagem significativa: interessante destacar que n o basta apenas 'ensinar'; preciso 18/5/2004 Page 2 of 9oportunizar aos nossos educandos uma aprendizagem significativa. Ou seja, para que a aprendizagem provoque uma efetiva mudan a de comportamento e amplie cada vez mais o potencial do educando, necess rio que ele perceba a rela o entre o que est aprendendo e a sua vida, sendo capaz de reconhecer as situa es em que aplicar o novo conhecimento. Uma aprendizagem mec nica, que n o vai al m da simples reten o, n o tem significado nenhum (JOS & COELHO).Como medir a aprendizagem?

9 Como a aprendizagem se concretiza em termos de comportamento, para avaliar o que algu m aprendeu preciso observar o seu desempenho. Esta a concep o das escolas mais tradicionais, onde a 'prova' era a nica capaz de verificar o aprendizado, inferindo sobre sua ocorr ser esta a melhor e mais fidedigna maneira de verificar o aprendizado?Atualmente, t m-se realizado importantes mudan as no modo de pensar em rela o aprendizagem escolar, tendo como resultados esfor os para combinar v rias interpreta es. A prova j n o parece mais t o fidedigna assim, pois ela pode representar uma mudan a tempor ria de comportamento e n o uma mudan a duradoura. Curva representativa de Aprendizagem Estamos permanentemente em estado de decl nio da curva se d porque come a a haver um enfraquecimento neuro-hormonal no indiv duo.

10 Devido a esse enfraquecimento alguns envelhecem mais cedo, enquanto outros permanecem perfeitamente l cidos at uma idade muito avan ada. Ensino X Instru o ENSINAR: fazer com que as pessoas aprendam; fazer com que outros saibam, adquiram conhecimentos ou mudem atitudes. A aprendizagem seu produto : manipular deliberadamente o ambiente de outros, para torn -lo capaz de aprender, sob condi es espec ficas (aprendizagem escolar). Este um CONCEITO diferen a entre ensinar e instruir, pode-se dizer que existem dois tipos de aprendizagem: informal e formal. A Aprendizagem e a PSICOLOGIA da Educa o: Aprendizagem Informal e Formal Aprendizagem Formal: processo que direcionado, orientado e previamente planejado e organizado (sala de aula); adv m da instru Informal: processo que de natureza incidental, n o-dirigido, e carente de controle.


Related search queries