Example: barber

ORGANIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PROGRAMAS …

ORGANIZA O CURRICULAR EPROGRAMASCICLO1 OENSINO BASICO MINIST RIO DA EDUCA OAv. 24 de Julho, 140 1399-025 LisboaTel.: 21 393 45 00 Fax: 21 393 46 95 ORGANIZA O CURRICULAR E OPortugalem Ac oESTUDO DO MEIOPRINC PIOS ORIENTADOREST odas as crian as possuem um conjunto de experi ncias e saberes queforam acumulando ao longo da sua vida, no contacto com o meio que as escola valorizar, refor ar, ampliar e iniciar a sistematiza o dessas expe-ri ncias e saberes, de modo a permitir, aos alunos, a realiza o de aprendiza-gens posteriores mais meio local, espa o vivido, dever ser o objecto privilegiado de uma pri-meira aprendizagem met dica e sistem tica da crian a j que, nestas idades, opensamento est voltado para a aprendizagem entanto.

áreas do programa, podendo ser motivo e motor para a aprendizagem nessas áreas. O programa de Estudo do Meio apresenta-se organizado em blocos de con-teúdos antecedidos de um texto introdutório onde é definida a sua natureza e são dadas algumas indicações de carácter metodológico. 101.

Tags:

  Programa, Do programa

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of ORGANIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PROGRAMAS …

1 ORGANIZA O CURRICULAR EPROGRAMASCICLO1 OENSINO BASICO MINIST RIO DA EDUCA OAv. 24 de Julho, 140 1399-025 LisboaTel.: 21 393 45 00 Fax: 21 393 46 95 ORGANIZA O CURRICULAR E OPortugalem Ac oESTUDO DO MEIOPRINC PIOS ORIENTADOREST odas as crian as possuem um conjunto de experi ncias e saberes queforam acumulando ao longo da sua vida, no contacto com o meio que as escola valorizar, refor ar, ampliar e iniciar a sistematiza o dessas expe-ri ncias e saberes, de modo a permitir, aos alunos, a realiza o de aprendiza-gens posteriores mais meio local, espa o vivido, dever ser o objecto privilegiado de uma pri-meira aprendizagem met dica e sistem tica da crian a j que, nestas idades, opensamento est voltado para a aprendizagem entanto.

2 H que ter em conta que as crian as t m acesso a outros espa- os que, podendo estar geograficamente distantes, lhes chegam, por exemplo,atrav s dos meios de comunica o social. O interesse das crian as torna estesespa os afectivamente pr ximos, mas a compreens o de realidades que elasn o conhecem directamente, s ser poss vel a partir das refer ncias que oconhecimento do meio pr ximo lhes crian as deste n vel et rio apercebem-se da realidade como um todoglobalizado. Por esta raz o, o Estudo do Meio apresentado como uma reapara a qual concorrem conceitos e m todos de v rias disciplinas cient ficascomo a Hist ria, a Geografia, as Ci ncias da Natureza, a Etnografia, entre outras, pro-curando-se, assim, contribuir para a compreens o progressiva das inter-rela esentre a Natureza e a outro lado, o Estudo do Meio est na intersec o de todas as outras reas do programa .

3 Podendo ser motivo e motor para a aprendizagem nessas programa de Estudo do Meio apresenta-se organizado em blocos de con-te dos antecedidos de um texto introdut rio onde definida a sua natureza es o dadas algumas indica es de car cter metodol ordem pela qual os blocos e os conte dos s o apresentados obedece auma l gica, mas n o significa que eles sejam abordados, com essa sequ ncia,na sala de , procurou-se que a estrutura do programa fosse aberta e flex vel. Osprofessores dever o recriar o programa , de modo a atender aos diversificadospontos de partida e ritmos de aprendizagem dos alunos, aos seus interesses enecessidades e s caracter sticas do meio local.

4 Deste modo, podem alterar aordem dos conte dos, associ -los a diferentes formas, variar o seu grau deaprofundamento ou mesmo acrescentar atingir o dom nio dos conceitos n o necess rio que todos os alunostenham de percorrer os mesmos caminhos. No entanto, pretende-se que todosse v o tornando observadores activos com capacidade para descobrir,investigar, experimentar e aprender. Com o Estudo do Meio os alunos ir oaprofundar o seu conhecimento da Natureza e da Sociedade, cabendo aosprofessores proporcionar-lhes os instrumentos e as t cnicas necess rias paraque eles possam construir o seu pr prio saber de forma , ser atrav s de situa es diversificadas de aprendizagem que incluamo contacto directo com o meio envolvente, da realiza o de pequenas investi-ga es e experi ncias reais na escola e na comunidade, bem como atrav s doaproveitamento da informa o vinda de meios mais long nquos, que os alunosir o apreendendo e integrando, progressivamente, o significado dos conceitos.

5 Ainda no confronto com os problemas concretos da sua comunidade ecom a pluralidade das opini es nela existentes que os alunos v o adquirindo ano o da responsabilidade perante o ambiente, a sociedade e a cultura em quese inserem, compreendendo, gradualmente, o seu papel de agentes din micosnas transforma es da realidade que os professor cabe a orienta o de todo este processo, constituindo, tam-b m, ele pr prio, mais uma fonte de informa o em conjunto com os outrosrecursos da comunidade, os livros, os meios de comunica o social e toda umas rie de materiais e documenta o indispens veis na alunos ser o ajudados a aprender a organizar a informa o e a estrutur --la de forma que ela se constitua em conhecimento, facilitando o professor, deseguida, a sua comunica o e :Os pontos do programa que aparecem assinalados:NOTA: com um asterisco (*), s dever o ser apresentados quando a realidade local o justifique.

6 NOTA: com dois asteriscos (**), s dever o ser abordados se houver manifesto interesse porparte dos GERAIS1 Estruturar o conhecimento de si pr prio, desenvolvendo atitudes de auto-estima e de autoconfian a e valorizando a sua identidade e ra Identificar elementos b sicos do Meio F sico envolvente (relevo, rios,fauna, flora, tempo atmosf etc.).3 Identificar os principais elementos do Meio Social envolvente (fam lia,escola, comunidade e suas formas de organiza o e actividades huma-nas) comparando e relacionando as suas principais caracter Identificar problemas concretos relativos ao seu meio e colaborar emac es ligadas melhoria do seu quadro de Desenvolver e estruturar no es de espa o e de tempo e identificaralguns elementos relativos Hist ria e Geografia de Utilizar alguns processos simples de conhecimento da realidadeenvolvente (observar, descrever, formular quest es e problemas, avan arposs veis respostas, ensaiar, verificar)

7 , assumindo uma atitude depermanente pesquisa e experimenta Seleccionar diferentes fontes de informa o (orais, escritas, observa- etc.) e utilizar diversas formas de recolha e de tratamento de dadossimples (entrevistas, inqu ritos, cartazes, gr ficos, tabelas).8 Utilizar diferentes modalidades para comunicar a informa o Desenvolver h bitos de higiene pessoal e de vida saud vel utilizandoregras b sicas de seguran a e assumindo uma atitude atenta em rela- o ao Reconhecer e valorizar o seu patrim nio hist rico e cultural e desen-volver o respeito por outros povos e culturas, rejeitando qualquer tipo dediscrimina 1 DESCOBERTA DE SI MESMOCom este bloco pretende-se que os alunos estruturem o conhecimento desi pr prios, desenvolvendo, ao mesmo tempo.

8 Atitudes de auto-estima e auto-confian a e de valoriza o da sua identidade e das suas ra estudo da hist ria pessoal ser um bom ponto de partida para que os alu-nos v o estruturando a no o de tempo. Para isso deve iniciar-se a localiza ode acontecimentos da vida das crian as numa linha de tempo, que ter amesma fun o dos mapas para as localiza es no espa crian as desta faixa et ria fantasiam muitas vezes sobre situa es fantasias, fruto da sua imagina o, s o importantes para o desenvolvimentoequilibrado do ser humano, pelo que devem ser respeitadas e estimuladas. importante, ainda, real ar o cuidado e o bom senso que dever existir notratamento de todos os aspectos que, de algum modo, se relacionem com avida privada dos A SUA IDENTIFICA O Conhecer: nome(s), pr prio(s), nome de fam lia/apelido(s); sexo, idade; endere OS SEUS GOSTOS E PREFER NCIAS Seleccionar jogos e brincadeiras, m sicas, frutos, cores, Descrever lugares, actividades e momentos passados com amigos, comfamiliares, nos seus tempos O SEU CORPO Identificar caracter sticas familiares (parecen as com o pai e com a m e,cor do cabelo, dos ).

9 Reconhecer modifica es do seu corpo (peso, ). Reconhecer a sua identidade sexual. Reconhecer partes constituintes do seu corpo (cabe a, tronco e membros).105 Representar o seu corpo (desenhos, pinturas, ). Comparar-se com os outros: com os colegas da escola (mais novo/mais velho, mais alto/mais baixo, ); com os pais e irm A SA DE DO SEU CORPO Reconhecer e aplicar normas de higiene do corpo (lavar as m os antes decomer, lavar os ). Conhecer normas de higiene alimentar (import ncia de uma alimenta ovariada, lavar bem os alimentos que se consomem crus, desvantagem doconsumo excessivo de doces, ). Reconhecer a import ncia de posturas correctas do exerc cio f sico e dorepouso para a sa de (estar bem sentado, brincar ao ar livre, ).

10 Conhecer e aplicar normas de vigil ncia da sua sa de (idas peri dicas aom dico, boletim individual de sa de).5. A SEGURAN A DO SEU CORPO Conhecer e aplicar normas de preven o rodovi ria (caminhar pelaesquerda nas estradas, atravessar nas passadeiras, respeitar os sem ). Conhecer e aplicar normas de preven o de acidentes dom sticos: cuidados a ter com objectos e produtos perigosos (cortantes, contu-dentes, inflam veis, corrosivos, t ); cuidados a ter com a electricidade; sinaliza o relativa seguran a (venenos, ).6. O SEU PASSADO PR XIMO Descrever a sucess o de actos praticados ao longo do dia, da : localizar no espa o; localizar numa linha de tempo; estabelecer rela es de anterioridade, posteridade e simultaneidade(antes de, depois de, ao mesmo tempo que); reconhecer unidades de tempo: dia e semana; nomear os dias da AS SUAS PERSPECTIVAS PARA O FUTURO PR XIMO O que ir fazer amanh , no fim-de-semana, nas f rias que est o pr : exprimir aspira es; enunciar O PASSADO MAIS LONG NQUO DA CRIAN A Reconhecer datas e factos (data de nascimento, quando come ou a andare a ): localizar, numa linha de tempo, datas e factos significativos.


Related search queries