Example: air traffic controller

SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO ... - …

SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENT VEL: UMA TAXONOMIA NO CAMPO DA LITERATURASIMONE SARTORI1, FERNANDA LATR NICO2, LUCILA CAMPOS3 Introdu oA emerg ncia do DESENVOLVIMENTO sustent vel (DS) como projeto pol tico e social da humanidade tem promovido a orienta o de esfor os no sentido de encontrar cami-nhos para sociedades sustent veis (SALAS-ZAPATA et al., 2011). Desde ent o, surge grande quantidade de literatura dedicada ao tema, e sem d vida uma indefini o de foco. crescente o interesse sobre SUSTENTABILIDADE (ou DS) e mais recentemente, as abordagens referentes a estrat gias, produ o mais limpa, controle da polui o, eco--efici ncia, gest o ambiental, responsabilidade social, ecologia industrial, investimentos ticos, economia verde, eco-design, re so, consumo sustent vel, res duos zero (GLAVI; LUKMAN, 2007), entre in meros outros termos.

SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA TAXONOMIA NO CAMPO DA LITERATURA SIMONE SARTORI1, FERNANDA LATRÔNICO2, LUCILA M.S. CAMPOS3 Introdução A emergência do desenvolvimento sustentável (DS) como projeto político e social

Tags:

  Sustentabilidade, E sustentabilidade

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO ... - …

1 SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENT VEL: UMA TAXONOMIA NO CAMPO DA LITERATURASIMONE SARTORI1, FERNANDA LATR NICO2, LUCILA CAMPOS3 Introdu oA emerg ncia do DESENVOLVIMENTO sustent vel (DS) como projeto pol tico e social da humanidade tem promovido a orienta o de esfor os no sentido de encontrar cami-nhos para sociedades sustent veis (SALAS-ZAPATA et al., 2011). Desde ent o, surge grande quantidade de literatura dedicada ao tema, e sem d vida uma indefini o de foco. crescente o interesse sobre SUSTENTABILIDADE (ou DS) e mais recentemente, as abordagens referentes a estrat gias, produ o mais limpa, controle da polui o, eco--efici ncia, gest o ambiental, responsabilidade social, ecologia industrial, investimentos ticos, economia verde, eco-design, re so, consumo sustent vel, res duos zero (GLAVI; LUKMAN, 2007), entre in meros outros termos.

2 As abordagens dependem do campo de aplica o (engenharia, economia, admi-nistra o, ecologia, etc), no qual cada ci ncia tende a ver apenas um lado da equa o (CHICHILNISKY, 1996), contudo s o comuns, pois se voltam para a SUSTENTABILIDADE (ou DS). N o por acaso que os conceitos de SUSTENTABILIDADE e DS ainda s o mal compreen-didos (DOVERS; HANDMER, 1992), e em muitos casos, s o tratados como sin nimos. Mas nem todos os que pesquisam esses conceitos os veem Dovers e Handmer (1992) SUSTENTABILIDADE a capacidade de um sistema hu-mano, natural ou misto resistir ou se adaptar mudan a end gena ou ex gena por tempo indeterminado, e, al m disso, o DS uma via de mudan a intencional e melhoria que mant m ou aumenta esse atributo do sistema, ao responder s necessidades da popula o presente.

3 Numa primeira vis o, o DS o caminho para se alcan ar a SUSTENTABILIDADE , isto , a SUSTENTABILIDADE o objetivo final, de longo Doutoranda no Programa de P s Gradua o em Engenharia de Produ o (PPGEP). Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. E-mail: Mestranda no Programa de P s Gradua o em Engenharia de Produ o (PPGEP). Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. E-mail: Professora Adjunto do Departamento de Engenharia de Produ o e Sistemas. Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. E-mail: & Sociedade n S o Paulo v. XVII, n. 1 n p. 1-22 n 2014 2 Sartori, Latr nico e CamposPara Elkington (1994), criador do termo Triple Bottom Line, a SUSTENTABILIDADE o equil brio entre os tr s pilares: ambiental, econ mico e social.

4 A expectativa de que as empresas devem contribuir de forma progressiva com a SUSTENTABILIDADE surge do re-conhecimento de que os neg cios precisam de mercados est veis, e que devem possuir habilidades tecnol gicas, financeiras e de gerenciamento necess rio para possibilitar a transi o rumo ao DESENVOLVIMENTO sustent vel (ELKINGTON, 2001). Tem-se, portanto, uma segunda vis o, diferente da primeira: o DS objetivo a ser alcan ado e a sustenta-bilidade o processo para atingir o das duas vis es, a presente pesquisa volta-se para a SUSTENTABILIDADE . Observa-se que existe hoje uma variedade de pesquisas e publica es sobre o assunto a fim de abordar uma maneira de entender e explicar a SUSTENTABILIDADE , seja ela como um processo ou um objetivo final.

5 Nesse sentido, torna-se importante ter uma no o clara do que se entende por SUSTENTABILIDADE ou a falta dela (TISDELL, 1988).O termo SUSTENTABILIDADE utilizado, mas pouco explicado. de natureza conceitual, mal compreendido (EKINS et al., 2003). Trata-se de um acess rio de moda (HASNA, 2010) ou um senso comum (MOLDAN et al., 2012). H inconsistente interpreta o e aplica o, alto grau de ambiguidade do conceito, incluindo uma percep o incompleta dos problemas de pobreza, degrada o ambiental e o papel do crescimento econ mico (L L , 1991; MORI; CHRISTODOULOU, 2012; SLIMANE, 2012). E a situa o n o tem melhorado at ent o, continua sendo um slogan popular e brilhante (SLIMANE, 2012).

6 Neste contexto, este estudo tem como objetivo analisar a literatura acerca do tema SUSTENTABILIDADE a fim de caracteriz -la e para definir o est gio em que se encontra, bem como, analisar lacunas e desafios no intuito de trazer contribui es para futuras artigo, al m desta introdu o constitu do pelas se es: ii) Procedimentos Metodol gicos; iii) Referencial Te rico; iv) Resultados; e, v) Considera es Metodol gicos A partir dos objetivos do trabalho, procedeu-se com a defini o dos crit rios de sele o dos peri dicos, a coleta e a triagem dos artigos, an lise de conte do e a apresen-ta o dos resultados. Para a revis o de literatura, procedeu-se com busca de palavras-chave, variando entre os termos: environmental sustainability, economic sustainability, social sustainability, indicators, definitions, green, performance mesurement, indices, organization, business, firm, industry, sustainable development, environment management systems, ISO 14031, measures, cleaner production e sustainable as bases de dados dispon veis no Portal de Peri dicos Capes para compor o banco de dados e com potencial de colaborar com o tema de pesquisa em ques-t o, sendo estas.

7 Engineering Village, Elsevier, ISI Science Direct, Scopus e o software EndNote X6 para a importa o das publica es selecionadas nas bases de dados pesquisadas. Ap s a conclus o da busca das dezoito palavras-chave nas seis bases de dados, foram selecionados treze mil novecentas e vinte e oito publica es. Dentre essas, retiraram-se os artigos repetidos, restando sete mil trezentas e quarenta e Ambiente & Sociedade n S o Paulo v. XVII, n. 1 n p. 1-22 n 2014 3 SUSTENTABILIDADE e DESENVOLVIMENTO sustent velseis publica es. Analisando o alinhamento dos t tulos ao objetivo da pesquisa, restaram duzentos e cinquenta artigos que restaram foram submetidos an lise do alinhamento do resumo e palavras-chave em rela o ao objetivo de pesquisa, restando, portanto, cento e quarenta e um artigos com t tulos, resumos e palavras-chave alinhados.

8 E, na ltima triagem, o portf lio bibliogr fico para a an lise de conte do totalizou em cento e tr s artigos com alinhamento do texto total, dispon veis gratuitamente nas bases de seguida, procedeu a leitura na ntegra do conte do dos artigos selecionados. Esses foram analisados conforme (Figura 1): (i) autores e ano; (ii) estudo sobre funda-mentos ou estudos aplicados; (iii) dimens es da SUSTENTABILIDADE ambiental, econ mico e social (ELKINGTON, 1994; SEURING, 2013); (iv) escala espec fica, global ou regional (RAMOS; CAEIRO, 2010; TODOROV; MARINOVA, 2011); e, (v) nfase - no sentido do prop sito do artigo. Concomitante an lise de conte do, foram analisados as lacunas levantadas pelos autores, por conseguinte, apresentou-se na forma de desafios em um dos itens a seguir.

9 Com este intuito, importante mencionar que os artigos que constam na Figura mencionada permitem uma refer ncia inicial sobre o tema SUSTENTABILIDADE , mas n o esgotam as in meras possibilidades Te ricoDesenvolvimento Sustent vel e SustentabilidadeSurgido na d cada de 1980, o termo DS emergiu da rela o entre preserva o do planeta e atendimento das necessidades humanas (IUCN, 1980). O Relat rio Brundtland (WCED, 1987) explica o mesmo termo de forma simples, como DESENVOLVIMENTO que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gera es futuras satisfazerem as suas pr prias necessidades . Esta defini o duradoura porque flex vel podendo existir interpreta es (PRUGH; ASSADOURIAN, 2003).

10 Em ess ncia, o DS multi-dimensional, incorpora diferentes aspectos da sociedade, buscando a prote o ambiental e manuten o do capita natural para alcan ar a prospe-ridade econ mica e a equidade para as gera es atuais e futuras (KELLY et al., 2004).Para outros pesquisadores, o DS visto como: a manuten o dos processos ecol gi-cos essenciais, a preserva o da diversidade gen tica e a utiliza o sustent vel das esp cies e ecossistemas (TISDELL, 1988); a igualdade de oportunidades para as gera es futuras (CHICHILNISKY, 1996); um processo de mudan a em que a explora o dos recursos, a dire o dos investimentos, a orienta o tecnol gica e mudan a institucional s o feitas de acordo com o futuro, considerando as necessidades presentes (HOVE, 2009).


Related search queries