Example: bachelor of science

TOMO I Costa Ocidental de África e Ilhas Atlânticas

TOMO I Costa Ocidental de frica e Ilhas Atl nticasCOORDENA O GERALJOS EDUARDO FRANCOP rojecto financiado pela Funda o para a Ci ncia e a TecnologiaPrograma Operacional Ci ncia e Inova o 2010 (POCI 2010) do Quadro Comunit riode Apoio III e Comparticipa o pelo Fundo Comunit rio Europeu FEDER Nota ao t tulo Arquivo Secreto do Vaticano: No nome original, Archivio Segreto italiano, o termo vaticano conserva a sua fun o de adjectivo, originariamente aplicado colina hom nima de al m-Tibre. Admitindo que, para muitos leitores portugueses, tal fun o desapareceu sob a corrente substantiva o, opt mos por ceder conveni ncia desta tradu o, cientes embora da sua menor precis O ARQUIVOS SECRETOSDIRECTORESA nnabela RitaFernando Crist v oT tuloArquivo Secreto do Vatica

COLECÇÃO ARQUIVOS SECRETOS DIRECTORES Annabela Rita Fernando Cristóvão Título Arquivo Secreto do Vaticano Expansão Portuguesa – Documentação Tomo I: Costa Ocidental de África e Ilhas Atlânticas

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of TOMO I Costa Ocidental de África e Ilhas Atlânticas

1 TOMO I Costa Ocidental de frica e Ilhas Atl nticasCOORDENA O GERALJOS EDUARDO FRANCOP rojecto financiado pela Funda o para a Ci ncia e a TecnologiaPrograma Operacional Ci ncia e Inova o 2010 (POCI 2010) do Quadro Comunit riode Apoio III e Comparticipa o pelo Fundo Comunit rio Europeu FEDER Nota ao t tulo Arquivo Secreto do Vaticano: No nome original, Archivio Segreto italiano, o termo vaticano conserva a sua fun o de adjectivo, originariamente aplicado colina hom nima de al m-Tibre. Admitindo que, para muitos leitores portugueses, tal fun o desapareceu sob a corrente substantiva o, opt mos por ceder conveni ncia desta tradu o, cientes embora da sua menor precis O ARQUIVOS SECRETOSDIRECTORESA nnabela RitaFernando Crist v oT tuloArquivo Secreto do VaticanoExpans o Portuguesa Documenta oTomo I.

2 Costa Ocidental de frica e Ilhas Atl nticasCoordena o Geral da edi oJos Eduardo FrancoDireitos Reservados Esfera do Caos EditoresDesignDesignGlowImpress o e AcabamentoPapelmunde SMG LdaDep sito Legal328036/11 ISBN978-989-680-032-11 Edi o: Junho de 2011 ESFERA DO CAOS EDITORESC ampo GrandeApartado 521991721-501 I Costa Ocidental de frica e Ilhas Atl nticasCOORDENA O CIENT FICAARNALDO DO ESP RITO SANTOMANUEL SATURINO GOMES COORDENA O GERALJOS EDUARDO FRANCOORGANIGRAMAA rquivo Secreto do VaticanoNunciatura de LisboaExpans o Portuguesa Documenta o{ Costa Ocidental de frica e Ilhas Atl nticas, Oriente e Brasil} Institui es Financiadoras e Coordenadoras | Primeira Fase.

3 1998-2000 Comiss o Nacional para as Comemora es dos Descobrimentos Portugueses Centro de Estudos Dami o de G is Institui es Financiadoras e Coordenadoras | Segunda Fase: 2005-2011 Funda o para a Ci ncia e a Tecnologia Centro de Estudos dos Povos e Culturasde Express o Portuguesa Universidade Cat lica Portuguesa CLEPUL, Centro de Literaturas e Culturas Lus fonase Europeias Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Instituto Europeu de Ci ncias da Cultura Padre Manuel Antunes Coordenador do Projecto | Primeira Fase: Artur Teodoro de MatosCoordenador do Projecto | Segunda Fase.

4 Jos Eduardo FrancoConsultores Cient ficosArnaldo do Esp rito Santo, Jo o Francisco Marques,Lu s Machado de Abreu, Manuel Saturino GomesEquipa de Investiga oCl udia Castelo, Fernanda Santos, Maria Filomena Borja de Melo, Giulia Rossi Vairo, Jos Carlos Lopes de Miranda, Jos Eduardo Franco,Lu s Pinheiro, M rio Neves Santos, Paula XavierSecretariado de Revis o Pr -EditorialJos Carlos Lopes de Miranda (coordenador)Cristiana Lucas, Fernanda Santos, Jo o Teles e Cunha, Maria Lu sa Gama, Marta Marecos Duarte, Paula Carreira, Susana AlvesRevis o EditorialRicardo VenturaPLANO DOS VOLUMESTOMO ICosta Ocidental de frica e Ilhas Atl nticasCoordena o Cient ficaArnaldo do Esp rito SantoManuel Saturino GomesTOMO IIOrienteCoordena o Cient ficaJo o Francisco MarquesJos Carlos Lopes de MirandaTOMO IIIB rasilCoordena o Cient ficaLu s Machado de AbreuJos Carlos Lopes de Miranda ndicePref cio11 ROBERTO CARNEIROI ntrodu o Geral131.

5 Considera es preliminares132. O Arquivo Secreto do Vaticano163. Acesso documenta o184. O projecto Documentos sobre a Hist ria da Expans oPortuguesa existentes no Arquivo Secreto do Vaticano 19 JOS EDUARDO FRANCO, LU S PINHEIROA dvert ncias e Crit rios23 JOS CARLOS LOPES DE MIRANDATOMO ICOSTA Ocidental DE FRICA E Ilhas ATL NTICASA rchivio Segreto VaticanoArchivio della Nunziatura in Lisbona27 Apresenta o29 ARNALDO DO ESP RITO SANTOGr ficos35 Sum rios da Documenta o4111 Pref cioA obra intitulada Arquivo Secreto do Vaticano, Expans o Portuguesa Docu-menta o.

6 Cuja publica o aqui se realiza e que composta por 3 Tomos relativos ao espa o geogr fico da Costa Ocidental de frica e Ilhas Atl nticas, do Oriente e do Brasil, resultou de um longo caminho de pesquisa, onde intervieram v rios investi-gadores, coordenadores e consultores cient ficos. Publica-se aqui o resultado de um percurso e de um esfor o de investiga o, dividido em duas grandes fases e levado a cabo por duas equipas de pesquisa. A primeira fase iniciou-se, sob a coordena o do Professor Doutor Artur Teo-doro de Matos, em 1998, com um projecto financiado pela Comiss o Nacional para as Comemora es dos Descobrimentos Portugueses (CNCDP) sob o t tulo Inventaria- o da Documenta o relativa a Portugal existente nos Arquivos do Vaticano.

7 Esta fase do projecto foi desenvolvida no mbito institucional do Centro de Estudos Dami o de G is, sediado na Torre do Tombo, e trabalharam em Roma, no Arquivo Secreto do Vaticano como bolseiros de investiga o, a Mestre Dra. Maria Filomena Borja de Melo, o Prof. Doutor Jos Carlos Lopes de Miranda, a Doutora Cl udia Castelo, o Dr. M rio Santos e a Dra. Giulia Rossi Vairo. Esta etapa do projecto termi-nou no ano 2000 com a extin o, pelo Governo Portugu s, da CNCDP, ficando o trabalho segunda fase iniciou-se em 2005, na sequ ncia da aprova o do financia-mento de um projecto apresentado, em 2004, a concurso Funda o para a Ci ncia e a Tecnologia com o t tuloDocumentos sobre a Hist ria da Expans o Portuguesa existentes no Arquivo Secreto do Vaticano.

8 O Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Express o Portuguesa da Uni-versidade Cat lica Portuguesa, ao qual tinha sido doado o trabalho realizado na pri-meira fase, tinha encarregado o Doutor Jos Eduardo Franco, por indica o do Pro-fessor Doutor Teodoro de Matos, para encabe ar este projecto como Investigador Respons vel com a miss o de levar o resultado final a publica fase participaram como membros da equipa de investiga o o Dr. Lu s Pinheiro, a Dra. Paula Xavier e a Mestre Dra.

9 Fernanda Cristina Santos, esta como bolseira de investiga o do projecto. Numa primeira etapa ainda participou como membro da equipa de investiga o a Mestre Dra. Ana Cristina da Costa Gomes, que raz es profissionais, alheias sua vontade inicial, impossibilitaram de continuar a sua colabora o neste conformidade com o regulamento de candidatura a projectos na Funda o para a Ci ncia e a Tecnologia, foram convidados para integrar o grupo de consultores ficos os seguintes especialistas: o Professor Doutor Arnaldo do Esp rito Santo, o Professor Doutor Jo o Francisco Marques, o Professor Doutor Lu s Machado de Abreu, o Professor Doutor Lu s Filipe Barreto e o Professor Doutor Manuel SaturinoGomes.

10 A maioria destes membros com mais disponibilidade de tempo, quis acom-panhar, aconselhar e colaborar na prepara o do produto final da investiga , em 2008, o tri nio de trabalho financiado pela Funda o para a Ci ncia e a Tecnologia, o seu Investigador Respons vel, o Doutor Jos Eduardo Franco, entendeu por bem reunir os intervenientes das equipas de ambas as fases do projecto que se disponibilizaram para o efeito. Devido sua dimens o ainda era necess rio muito trabalho adicional para tornar o resultado capaz de publica o com coer ncia e rigor de crit rios, pelo que os membros das referidas equipas das duas fases aceita-ram apoiar e, alguns deles, colaborar em conjunto na prepara o da vers o final na forma que aqui se publica, da qual todos eles s o, na verdade, autores e colaborado-res.


Related search queries