Example: barber

ACIDENTE DE TRABALHO: PRINCIPAIS CAUSAS E ...

XIII Encontro Latino Americano de Inicia o Cient fica e IX Encontro Latino Americano de P s-Gradua o Universidade do Vale do Para ba 1 ACIDENTE DE trabalho : PRINCIPAIS CAUSAS E PREVEN ES Karina Franquelice de Miranda , M rcia Regina de Oliveira 1 Aluna do Curso da Administra o da UNIVAP/FCSAC Faculdade de Ci ncias Sociais Aplicadas e Comunica o - Av. Shishima Hifume, 2911,Urbanova, cep: 12244-000, 2 Orientadora e Professora do Curso da Administra o da UNIVAP/FCSAC Faculdade de Ci ncias Sociais Aplicadas e Comunica o - Av. Shishima Hifume, 2911,Urbanova, cep: 12244-000 - Resumo Conforme dados levantados pela Organiza o Internacional do trabalho , os ndices de acidentes de trabalho no Brasil s o alarmantes, onde em m dia cerca de 3 mil pessoas morrem anualmente exercendo sua atividade profissional.

XIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e IX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba

Tags:

  Trabalho, Causas, Acidente de trabalho, Acidente, Principais, Principais causas e

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of ACIDENTE DE TRABALHO: PRINCIPAIS CAUSAS E ...

1 XIII Encontro Latino Americano de Inicia o Cient fica e IX Encontro Latino Americano de P s-Gradua o Universidade do Vale do Para ba 1 ACIDENTE DE trabalho : PRINCIPAIS CAUSAS E PREVEN ES Karina Franquelice de Miranda , M rcia Regina de Oliveira 1 Aluna do Curso da Administra o da UNIVAP/FCSAC Faculdade de Ci ncias Sociais Aplicadas e Comunica o - Av. Shishima Hifume, 2911,Urbanova, cep: 12244-000, 2 Orientadora e Professora do Curso da Administra o da UNIVAP/FCSAC Faculdade de Ci ncias Sociais Aplicadas e Comunica o - Av. Shishima Hifume, 2911,Urbanova, cep: 12244-000 - Resumo Conforme dados levantados pela Organiza o Internacional do trabalho , os ndices de acidentes de trabalho no Brasil s o alarmantes, onde em m dia cerca de 3 mil pessoas morrem anualmente exercendo sua atividade profissional.

2 O Brasil se encontra em d cimo lugar no ranking dos pa ses com o maior n mero de acidentes de trabalho , e em quarto lugar em rela o ao n mero de mortes, no qual esses acidentes custam aos cofres p blicos cerca de 10 bilh es de reais por ano. A partir de dados t o preocupantes, este trabalho teve como finalidade desenvolver uma pesquisa explorat ria, focando assim nas PRINCIPAIS CAUSAS e preven es dos acidentes de trabalho , onde o objetivo principal despertar a conscientiza o tanto para o uso dos equipamentos de seguran a (EPI s), como na implanta o de programas de preven o.

3 Palavras-chave: ACIDENTE , trabalho , Preven o, Conscientiza o, Seguran a rea do Conhecimento: VI Ci ncias sociais e aplicada. Introdu o De acordo com o artigo 19 da lei , publicada em 24 de julho de 1991, e alterada pelo Decreto n 611, de 21 de julho de 1992, ACIDENTE de trabalho aquele que ocorre pelo exerc cio do trabalho , a servi o da empresa, ou ainda, pelo servi o de trabalho de segurados especiais, provocando les o corporal ou perturba o funcional que cause a morte, a perda ou redu o da capacidade para o trabalho , permanente ou tempor ria.

4 Minist rio do trabalho (1995). S o considerados acidentes de trabalho qualquer ACIDENTE que ocorra no trajeto da resid ncia do trabalhador ao local de trabalho , doen as adquiridas pelo exerc cio do trabalho em determinada fun o, doen as adquiridas devido s condi es em que a trabalho realizado, e tamb m acidentes que ocorrem fora do local de trabalho , mas a servi o da empresa. O ACIDENTE do trabalho ocorre pelo exerc cio da fun o do trabalhador em seu local de trabalho , provocando les o f sica ou psicol gica, ou a perda tempor ria ou permanente da capacidade de trabalho , levando at a morte dependendo da gravidade do ACIDENTE , que ocorrem na maioria das vezes de forma imprevis vel, embora se perceba antecipadamente pelas condi es de trabalho os riscos a que os empregados est o expostos, e s o v rias as situa es em que o empregado encontra-se nessas condi es.

5 (PEREIRA, 2001). Segundo o Minist rio da Previd ncia Social, os acidentes de trabalho registrados s o aqueles que s o protocolizados e caracterizados, classificados em: ACIDENTE t pico: aquele decorrente da caracter stica da atividade profissional exercida pelo funcion rio; ACIDENTE de trajeto: aquele que ocorre no trajeto entre a resid ncia do trabalhador e o local de trabalho , e vice-versa. Doen a Profissional ou do trabalho : produzida ou desencadeada pelo exerc cio de determinada fun o, caracter stica de um emprego espec fico. Neste trabalho , levantaremos dados sobre as PRINCIPAIS CAUSAS dos acidentes de trabalho e a import ncia da preven o, apresentando o relat rio estat stico de acidentes e doen as do trabalho no per odo de 2004 a 2006, de acordo com o site do Minist rio da Previd ncia Social Anu rio Estat stico da Previd ncia Social (2006), que relatam a falta de conscientiza o e descaso pelo assunto.

6 O objetivo principal despertar a conscientiza o para o uso de equipamentos de seguran a (EPI s) e incentivar a implanta o de programas de preven o. Metodologia Trata-se de um trabalho de pesquisa explorat ria, realizado durante o primeiro semestre de 2009, onde os dados foram adquiridos atrav s de levantamento bibliogr fico e pesquisas em sites relacionados ao assunto, focando como temas centrais as PRINCIPAIS CAUSAS e preven es dos acidentes de trabalho . XIII Encontro Latino Americano de Inicia o Cient fica e IX Encontro Latino Americano de P s-Gradua o Universidade do Vale do Para ba 2 Resultados Dentre as PRINCIPAIS CAUSAS dos acidentes de trabalho est o s falhas no sistema de trabalho , o n o uso ou o mau uso dos equipamentos de seguran a, falhas nas ferramentas utilizadas, defici ncias nos processos de manuten o dos diversos elementos componentes do trabalho , e n o podemos deixar de citar o fator humano envolvendo as caracter sticas psicossociais do trabalhador.

7 Atitudes negativas para com as atitudes de preven o, entre outros. (BARDI; PILATTI; KOVALESKI, 2005). De acordo com dados do governo (MINIST RIO DA PREVID NCIA SOCIAL, 2006), os acidentes t picos s o respons veis em m dia por cerca de 80,1% dos acidentes de trabalho , sendo que os de trajeto (13,7%) e as doen as profissionais ou do trabalho (6,1%), totalizam os demais 19,8%, conforme m dia calculada com os dados do per odo de 2004 a 2006 apresentado na Tabela 1. Tabela 1: Quantidade de acidentes registrados no Brasil durante o per odo de 2004 a 2006.

8 Fonte: Minist rio da Previd ncia Social Ao analisarmos o n mero de acidentes de trabalho registrados ao longo dos anos, conforme mostra a Tabela 1 no per odo entre 2004 e 2006, observamos um ndice de crescimento consider vel, e n meros elevados quanto quantidade de acidentes registrados. A Tabela 1 mostra dados estat sticas dos acidentes notificados pelo Minist rio da Previd ncia Social no Brasil entre 2004 a 2006, em todas as atividades econ micas (Ind stria, Servi os e Agricultura), registrando o n mero de acidentes por motivo. Podemos citar diversos fatores que contribuem para esse n mero t o elevado de acidentes de trabalho , dentre eles iremos citar os atos inseguros, as condi es inseguras e tamb m a pr pria condi o f sica do funcion rio.

9 Entre os PRINCIPAIS atos inseguros podemos citar: - Agir sem permiss o; - Dirigir perigosamente; - Deixar de corrigir um ato imprudente; - N o usar EPI s; - Brincar em local de trabalho ; - Fazer uso de bebidas alco licas e/ou drogas; - N o cumprir as normas de seguran a, entre outros. Estes atos inseguros podem levar a ocorr ncia de um ACIDENTE , pois violam procedimentos b sicos de seguran a. Podemos citar tamb m as condi es inseguras como outro fator causador de acidentes de trabalho , s o falhas t cnicas que presentes no ambiente de trabalho podem comprometer a seguran a dos trabalhadores, sendo eles: - Falta de equipamentos de prote o adequados; - Ilumina o inadequada; - Falta de organiza o e limpeza; - Excesso de ru do; - Falta de ventila o suficiente.

10 Essencial promover um ambiente de trabalho agrad vel, proporcionando assim bem estar a todos os funcion rios, pois ambientes perturbadores e desorganizados podem afetar o estado emocional das pessoas que nele se encontram. Em alguns casos devido o desequil brio emocional os funcion rios se tornam mais vulner veis a acidentes de trabalho , podendo comprometer sua integridade f sica. Neste tipo de ambiente comum encontrar passagens obstru das com t buas, caixas, produtos fora de seu devido lugar, ferramentas espalhadas, sujeira, etc. Podem tamb m contribuir para o surgimento de acidentes de trabalho doen as que os funcion rios apresentam em seu estado cl nico, como por exemplo, a hipoglicemia, que pode provocar lipotimia por falta de alimenta o, tamb m a fadiga, por n o se ter dormido o suficiente, no qual se o trabalho incluir operar m quinas perigosas os resultados podem ser desastrosos.


Related search queries