Example: confidence

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL - scielo.br

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL AN LISE DE 190 CASOS AUTOPSIADOS ARLETE HILBIG * ALMIRO BRITTO * LIGIA M. BARBOSA COUTINHO ** RESUMO Foram estudados 190 casos de AVC autopsiados no Departamento de Patologia da Funda o Faculdade Federal de Ci ncias M dicas de Porto Alegre, tendo sido encontrados 94 (49,4%) casos de hemorragia, 67 (35,26%) de infartos e, em 29 (15,26%) casos, observou-se associa o de hemorragia e infarto. Tanto os infartos quanto as hemorragias foram mais freq entes em homens que em mulheres. As m dias de idade foram 34,9 anos para as hemorragias e 48,6 anos para os infartos.

Acidente vascular cerebral 273 MATERIAL. E MÉTODOS Foram revisados os casos de autópsias do Departamento de Patologia da FFFCMPA, no periodo compreendido entre janeiro de 1970 e dezembro de 1986.

Tags:

  Acidente

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL - scielo.br

1 ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL AN LISE DE 190 CASOS AUTOPSIADOS ARLETE HILBIG * ALMIRO BRITTO * LIGIA M. BARBOSA COUTINHO ** RESUMO Foram estudados 190 casos de AVC autopsiados no Departamento de Patologia da Funda o Faculdade Federal de Ci ncias M dicas de Porto Alegre, tendo sido encontrados 94 (49,4%) casos de hemorragia, 67 (35,26%) de infartos e, em 29 (15,26%) casos, observou-se associa o de hemorragia e infarto. Tanto os infartos quanto as hemorragias foram mais freq entes em homens que em mulheres. As m dias de idade foram 34,9 anos para as hemorragias e 48,6 anos para os infartos.

2 Dos AVC hemorr gicos, a variedade intraparen- quimatosa foi a mais freq ente. Os infartos predominaram em territ rio da art ria CEREBRAL m dia. As causas determinantes de hemorragia foram principalmente a hipertens o arterial sist mica e processos infecciosos. No grupo dos infartos, a aterosclerose predominou. Cerebrovascular disease: an analysis of 190 autopsied cases. SUMMARY A retrospective study of 190 postmortem examinations of cerebrovascular disease from the Department of Pathology was carried out. We found 94 cases ( ) of hemorrhage, 67 ( ) of infarction and 29 patients ( ) with hemorrhage and infarction; both were more frequent in males.

3 Among the hemorrhagic CEREBRAL VASCULAR disease the intracerebral hemorrhage was more frequent. The CEREBRAL infarction was more frequent in the territory of the middle CEREBRAL artery. Arterial hypertension was the most common cause of CEREBRAL hemorrhage and the cause in the great majority of the CEREBRAL infarction cases was atherosclerosis. Apesar de nos EUA os acidentes vasculares cerebrais (AVC) constitu rem a quarta causa de bito 12, em nosso meio eles s o determinantes de bito em apenas 6,5% dos pacientes 3, tendo como causas principais as doen as do aparelho cardio- VASCULAR e infectoparasit rias 3.

4 A preval ncia dos AVC aumenta com a idade , embora em pa ses subdesenvolvidos possam aparecer com frequ ncia em pacientes mais jovens, pela alta preval ncia de patologias infecciosas nesses pa ses l. Os AVC englobam tanto os infartos, quanto as hemorragias espont neas. Essas duas formas de AVC possuem muitos fatores de risco em comum, n o sendo infrequente que se encontrem associadas manifesta es isqu micas e hemorr gicas em um mesmo paci-ente 12 especialmente porque os AVC tendem a repetir-se (com frequ ncia elevada) em pacientes que sobrevivem ao primeiro epis dio, sendo a letalidade mais elevada para as hemorragias 7.

5 O presente trabalho tem por finalidade verificar a preval ncia dos AVC, tanto isqu micos como hemorr gicos, nos estudos post-mortem realizados no Departamento de Patologia da Funda o Faculdade Federal de Ci ncias M dicas de Porto Alegre (FFFCMPA). Trabalho realizado no Departamento de Patologia da Funda o Faculdade Federal de Ci ncias M dicas de Porto Alegre: * Doutorando com bolsa de inicia o cient fica do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPa); ** Professora-Adjunta e orientadora. Rua Carvalho Monteiro 414 90430 Porto Alegre RS Brasil ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL 273 MATERIAL.

6 E M TODOS Foram revisados os casos de aut psias do Departamento de Patologia da FFFCMPA, no periodo compreendido entre janeiro de 1970 e dezembro de 1986. Foram estudadas 2929 aut psias, dentre as quais 190 apresentaram AVC (6,48%). Esses casos foram estudados em rela o a idade, sexo, ra a, tipo, localiza o e causa do AVC. Quanto ao tipo de AVC, os casos foram divididos em tr s grupos: o primeiro, que compreende os AVC hemorr gicos; o segundo, de AVC isqu micos; o terceiro, em que havia les es de AVC hemorr gico e isqu mico concomitantes. RESULTADOS Dos 190 casos de AVC estudados (6,48%; do total das aut psias examinadas), 94 (49,47%) pertenciam ao grupo das hemorragias, 67 (35,26%) eram infarto CEREBRAL e em 29 pacientes (15,26%) havia concomitantemente, embora n o necessariamente is cronos, hemorragia e infarto (Fig.)

7 1). Grupo I Dos 94 casos de AVC hemorr gicos, 58 (61,7%) eram em homens e 36 (38,3%) em mulheres. A m dia de idade foi 34,9 anos, sendo 68 pacientes brancos e 26 n o brancos (Fig. 2). Notaram-se dois picos de incid ncia (Fig. 3): um correspondente faixa de zero a 14 anos, em que o processo infeccioso foi o determinante de hemorragia em 19 casos; o outro pico situou-se na faixa de 40 a 74 anos, quando a hipertens o arterial sist mica apresenta marcada preval ncia. Havia les es hemorr gicas m ltiplas comprometendo duas ou mais regi es em 50 casos (53,2%). Em 54 pacientes havia hemorragia subaracn idea e em 64 a hemorragia era intraparenquimatosa (Figs.

8 4 e 5). Destas, 36 eram de localiza o super-ficial ou lobar, sendo 13 frontais, 11 temporais, 6 parietais e 6 occipitais. As hemorragias em n cleos da base estiveram presentes em 12 casos, sendo 9 t lamo-capsulares e 3 paracapuslares. O cerebelo foi sede de hemorragia em 9 pacientes e o tronco CEREBRAL em 8. Em 3 casos a hemorragia foi petequial e difusa. A hemorragia intraventricular esteve associada a outro tipo de hemorragia, quer subaracn idea, quer intraparenquimatosa, em 9 casos. Encontrou-se associa o de hemorragia subaracn idea com hemorragia subdural em 7 pacientes. A causa mais freq ente de hemorragia CEREBRAL foi a hipertens o arterial, presente em 26 casos (27,66%), dos quais 4 eram pacientes ecl mpticas e um apresentava poliarterite nodosa (Fig.

9 6). O processo infeccioso como determinante de hemorragia, quer por causar coagula o intravascular disseminada (CIVD) (2 casos) ou les o direta da parede do vaso, esteve presente em 19 pacientes (20,21%). Malforma o VASCULAR como causa de hemorragia foi encontrada em 13 pacientes, 12 dos quais apresentavam aneurisma e em um caso havia um angioma que ocupava totalmente um dos hemisf rios cerebrais. Hemorragia intra-tumoral como causa de AVC hemorr gico foi encontrada em 8 casos, tanto em tumor primitivo do par nquima nervoso (astroci tomas e astroblastomas), como em met stases de carcinoma de pulm o e coriocarcinoma.

10 Em 28 casos n o se p de encontrar uma causa para o AVC. ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL RELA O HOPIENS / MULHERES >94S 58 > CZD HOMENS G3 MULHERES 100 ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL RELA O BRANCOS/NAO BRANCOS NCD BRANCOS i NA0 BRANCOS Hl o CO Fig. 1 Fig. 2 ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL HEMORR GICOS - ISQU IICOS MISTOS Fig. 3 Gruoo II Os infartos foram predominantemente isqu micos (51 casos), e em apenas 16 pacientes foi hemorr gico, sendo 5 por trombose venosa e em 11 casos por obstru o transit ria de art ria CEREBRAL por mbolo ou por h rnia temporal.


Related search queries