Example: quiz answers

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TABELAS E GRÁFICOS …

AN LISE E INTERPRETA O DE TABELAS E GR FICOS ESTAT STICOS UTILIZANDO DADOS INTERDISCIPLINARES Prof . C lia Maria Karpinski Pe a Professora de Matem tica da Rede P blica Estadual de Ensino do Paran , graduada em Ci ncias e Matem tica, especializa o em Metodologia do Ensino Fundamental e M dio. Concluinte do PDE - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - 2008. Orienta o: Prof . MSc. Simone Crocetti UTFPR. RESUMO O presente artigo aborda o ensino e a aprendizagem da Estat stica, atrav s da an lise e interpreta o de TABELAS e gr ficos apresentados nos dias atuais. Utiliza dados interdisciplinares para apropria o e amplia o de conhecimentos, dos conceitos e procedimentos tanto estat sticos como matem ticos.

escolar a interdisciplinaridade e a conexão entre diversos assuntos, facilitando assim, a comparação entre eles, especialmente para estabelecer conclusões ao apresentar a síntese do levantamento de dados de forma simples e dinâmica. ... Em 1864 realizou-se o primeiro censo geral de tipo moderno, que continuou a efetuar-se em geral, de 10 ...

Tags:

  Escolar, Censo

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TABELAS E GRÁFICOS …

1 AN LISE E INTERPRETA O DE TABELAS E GR FICOS ESTAT STICOS UTILIZANDO DADOS INTERDISCIPLINARES Prof . C lia Maria Karpinski Pe a Professora de Matem tica da Rede P blica Estadual de Ensino do Paran , graduada em Ci ncias e Matem tica, especializa o em Metodologia do Ensino Fundamental e M dio. Concluinte do PDE - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - 2008. Orienta o: Prof . MSc. Simone Crocetti UTFPR. RESUMO O presente artigo aborda o ensino e a aprendizagem da Estat stica, atrav s da an lise e interpreta o de TABELAS e gr ficos apresentados nos dias atuais. Utiliza dados interdisciplinares para apropria o e amplia o de conhecimentos, dos conceitos e procedimentos tanto estat sticos como matem ticos.

2 Conduz a formula o de ideias e conclus es, visando a forma o intelectual do educando a partir de sua realidade. A interven o pedag gica com os alunos do 1 ano do Ensino M dio diurno de um col gio da rede p blica estadual iniciou com a aplica o de um pr -teste, em seguida, o trabalho com atividades utilizando a linguagem estat stica de TABELAS e gr ficos, numa produ o did tico-pedag gica, apresentada no caderno pedag gico. Finalizou com a aplica o de um p s-teste que avaliou e analisou o crescimento da aprendizagem. Comparando-se os resultados do pr -teste que foi de 47,7% de acertos para 79,7% acertos no p s-teste, obteve-se um aumento de 32% na aprendizagem.

3 PALAVRAS-CHAVE: Estat stica. Educa o Estat stica. TABELAS . Gr ficos. Caderno Pedag gico. ABSTRACT This article discusses the teaching and learning of statistics through the analysis and interpretation of tables and graphs presented in the present day. Using data for interdisciplinary ownership and expansion of knowledge, concepts and procedures both statistical and mathematical. Leads to the formulation of ideas and conclusions, with the aim of intellectual education of the student from his reality. The educational intervention with the students of 1st year of high school day in a college public school started by applying a pre-test, then the work activities using the language of statistical tables and graphs, a production of didactic teaching, teaching presented in the contract.

4 Finished with the application of a post-test that evaluated and analyzed the growth of learning. Comparing the results of the pre-test which was of correct answers to in the post-test, we obtained a 32% increase in learning. KEYWORDS: Statistics. Education Statistics. Tables. Graphics. Education Specifications. INTRODU O As TABELAS e gr ficos estat sticos fazem parte de uma linguagem universal, uma forma de apresenta o de dados para descrever informa es, com o objetivo de produzir no investigador, no p blico ou no aluno uma impress o mais r pida e viva do assunto em estudo, os quais nos dias de hoje podem ser vistos frequentemente ocupando lugar de destaque nos meios de comunica o escrita e falada.

5 Sendo assim, o recurso da linguagem gr fica torna poss vel a organiza o de dados coletados, utilizando n meros ao descrever fatos, promovendo na pr tica escolar a interdisciplinaridade e a conex o entre diversos assuntos, facilitando assim, a compara o entre eles, especialmente para estabelecer conclus es ao apresentar a s ntese do levantamento de dados de forma simples e din mica. Embora as exposi es dos resultados de uma pesquisa, esclare am determinados assuntos, necess rio refletir, questionar e verificar as fontes das informa es se realmente verdadeiras e seguras, quais foram os procedimentos para gerar tais informa es, recomendando-se, portanto uma avalia o cr tica, para proporcionar subs dios na tomada de decis es na vida profissional ou pessoal do cidad o.

6 O objetivo desse trabalho contribuir para o desenvolvimento de estrat gias e a es, que possibilitem aos alunos uma adequada an lise e interpreta o de gr ficos e TABELAS , auxiliando-os na compreens o de quest es atuais, oferecendo ao professor, propostas de encaminhamento e sugest es de atividades. Desta forma, foram desenvolvidos e realizados procedimentos que possibilitaram ao aluno coletar, organizar e sintetizar levantamentos, comparar e analisar dados para defender ideias, bem como pesquisar e comunicar dados estat sticos das pesquisas atrav s de TABELAS e gr ficos, interpretando as representa es gr ficas que aparecem frequentemente no dia-a-dia.

7 Gr ficos relacionados a diferentes disciplinas escolares auxiliaram na obten o de conhecimentos para uma forma o de conceitos, contribuindo para o est mulo leitura cr tica e reflexiva das informa es sociais, pol ticas e econ micas divulgadas em linguagem gr fica. O projeto desenvolvido com alunos do 1 ano do Ensino M dio diurno abordou quest es sobre an lise e interpreta o de TABELAS e gr ficos estat sticos utilizando dados interdisciplinares. Foi verificado princ pio, o conhecimento 3adquirido pelos alunos em s ries anteriores, atrav s da aplica o de um pr -teste.

8 Em um segundo momento, foram trabalhadas atividades contidas no caderno pedag gico e para finalizar foi aplicado um p s-teste para an lise e compara o dos resultados da aprendizagem nessa interven o pedag gica. No decorrer do processo, paralelo a aplica o do projeto, todas as a es realizadas foram apresentadas e discutidas em ambiente virtual, no GTR (Grupo de Trabalho em Rede) formado por professores de Matem tica da rede Estadual de ensino como uma forma de democratiza o do acesso aos conhecimentos te rico-pr ticos espec fico da disciplina e socializa o do plano de trabalho do professor PDE, com os demais professores da rede.

9 REFERENCIAL TE RICO Para possibilitar a compreens o e enfatizar a import ncia da Educa o Estat stica na sua hist ria, na atualidade em suas situa es reais do cotidiano e com as tecnologias da informa o apresentam-se os seguintes t picos para o estudo da Estat stica de TABELAS e gr ficos: a Hist ria da Estat stica, a Educa o Estat stica, a Educa o Estat stica e a Modelagem Matem tica, o Ensino da Estat stica na era da Tecnologia da Informa o. A HIST RIA DA ESTAT STICA Desde a antiguidade, h registros, de utiliza o da Estat stica como a instru o que M ises recebeu de Deus para fazer um levantamento dos homens de Israel que estivessem aptos a guerrear (B BLIA, N MEROS Cap.)

10 1: 1-46). Lucas Cap. 2: 1-7, relata que na poca do nascimento de Jesus, saiu um edito do Imperador C sar Augusto, para que se fizesse o recenseamento de todo o mundo. O qual foi anterior ao que se realizou quando Quirino era governador da S ria. Iam todos recensear-se, cada um sua cidade. Jos foi tamb m da Galileia, da cidade de Nazar , Judeia, cidade de Davi, que se chamava Bel m, porque era da casa e fam lia de Davi, para se recensear juntamente com Maria, sua esposa, que estava gr vida. Foi enquanto estavam na cidade que Jesus nasceu. Ent o nesta poca, v rios povos j registravam o n mero de habitantes, de nascimentos, de bitos, faziam estimativas das riquezas individual e social, distribu am equitativamente terras ao povo, cobravam impostos e realizavam inqu ritos quantitativos por processos que hoje, chamar amos de estat sticas.


Related search queries