Example: bachelor of science

DOCUMENTO CURRICULAR PAR A EDUCAÇÃO INFANTIL E …

Vers o entregue ao Conselho Estadual de Educa o no dia 08-11-2018 para an lise Vers o entregue ao Conselho Estadual de Educa o no dia 08-11-2018 para an lise Governo do Estado do Par Secretaria de Estado de Educa o D O C U M E N T O C U R R I C U L A R P A R A E D U C A O I N F A N T I L E E N S I N O F U N D A M E N T A L D O E S T A D O D O P A R PAR 2018 Vers o entregue ao Conselho Estadual de Educa o no dia 08-11-2018 para an lise 2 Vers o entregue ao Conselho Estadual de Educa o no dia 08-11-2018 para an lise Governo do Estado do Par Secretaria de Estado de Educa o D O C U M E N T O C U R R I C U L A R P A R A E D U C A O I N F A N T I L E E N S I N O F U N D A M E N T A L D O E S T A D O D O P A R PAR 2018 Vers o entregue ao Conselho Estadual de Educa o no dia 08-11-2018 para an lise 3 Vers o entregue ao Conselho Estadual de Educa o no dia 08-11-2018 para an lise SUM RIO 1 O PROCESSO DE CONSTRU O DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DO PAR.

A segunda etapa do trabalho seria a elaboração das Diretrizes Curriculares específicas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio Integrado, a partir da Política de Educação Básica do Estado do Pará, o que demandou um estudo mais detalhado destes níveis de ensino, sobretudo, no que tange às questões curriculares envolvendo

Tags:

  Curricular, Diretrizes, Curriculares, Diretrizes curriculares

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of DOCUMENTO CURRICULAR PAR A EDUCAÇÃO INFANTIL E …

1 Vers o entregue ao Conselho Estadual de Educa o no dia 08-11-2018 para an lise Vers o entregue ao Conselho Estadual de Educa o no dia 08-11-2018 para an lise Governo do Estado do Par Secretaria de Estado de Educa o D O C U M E N T O C U R R I C U L A R P A R A E D U C A O I N F A N T I L E E N S I N O F U N D A M E N T A L D O E S T A D O D O P A R PAR 2018 Vers o entregue ao Conselho Estadual de Educa o no dia 08-11-2018 para an lise 2 Vers o entregue ao Conselho Estadual de Educa o no dia 08-11-2018 para an lise Governo do Estado do Par Secretaria de Estado de Educa o D O C U M E N T O C U R R I C U L A R P A R A E D U C A O I N F A N T I L E E N S I N O F U N D A M E N T A L D O E S T A D O D O P A R PAR 2018 Vers o entregue ao Conselho Estadual de Educa o no dia 08-11-2018 para an lise 3 Vers o entregue ao Conselho Estadual de Educa o no dia 08-11-2018 para an lise SUM RIO 1 O PROCESSO DE CONSTRU O DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DO PAR.

2 5 2 CONCEP O DE CURR CULO .. 9 PRINC PIOS ..14 Respeito s Diversas Culturas Amaz nicas e Suas Inter-Rela es no Espa o e no Tempo ..15 Educa o para a Sustentabilidade Ambiental, Social e Econ mica ..16 A Interdisciplinaridade no Processo Ensino-Aprendizagem ..18 3 ETAPAS DE ENSINO ..19 ETAPA DA EDUCA O INFANTIL ..19 Bases Legais: Oferta e Atendimento ..21 A Educa o INFANTIL na Amaz nia Paraense ..23 Concep es de Inf ncias ..25 A Educa o INFANTIL : Importante Etapa do Processo de Aprendizagem da Crian a 29 Educa o INFANTIL e a Crian a do Campo, das guas e Florestas ..30 Educa o INFANTIL e a Crian a Ind gena ..34 Educa o INFANTIL e a Crian a Quilombola ..39 O Brincar como Direito ..42 O Atendimento Especializado como Direito ..46 A Rela o Fam lia e Escola ..50 Forma o do Professor(a) da Educa o INFANTIL .

3 53 Registro de Pr ticas ..56 Organiza o dos Espa os, Materiais e Tempos ..61 Organiza o CURRICULAR da Educa o INFANTIL : Campos de Experi ncia ..66 Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento e as Aprendizagens a serem Alcan adas pelos Beb s, Crian as Bem Pequenas e Crian as Pequenas..72 Transi o para o Ensino Fundamental .. 104 ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL .. 107 EIXOS ESTRUTURANTES .. 108 O Espa o/Tempo e suas Transforma es .. 109 Linguagem e Suas Formas Comunicativas .. 111 Valores Vida Social .. 112 Vers o entregue ao Conselho Estadual de Educa o no dia 08-11-2018 para an lise 4 Vers o entregue ao Conselho Estadual de Educa o no dia 08-11-2018 para an lise Cultura e Identidade .. 114 CICLOS DE APRENDIZAGEM E AVALIA O FORMATIVA .. 117 REA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS .. 118 COMPONENTE CURRICULAR : L NGUA PORTUGUESA.

4 121 COMPONENTE CURRICULAR : EDUCA O F SICA .. 228 COMPONENTE CURRICULAR : ARTE .. 255 COMPONENTE CURRICULAR : L NGUA INGLESA .. 405 REA DE CONHECIMENTO: CI NCIAS HUMANAS .. 424 COMPONENTE CURRICULAR : HIST RIA .. 427 COMPONENTE CURRICULAR : GEOGRAFIA .. 453 COMPONENTE CURRICULAR : ESTUDOS AMAZ NICOS .. 477 REA DE CONHECIMENTO: CI NCIAS DA NATUREZA .. 493 COMPONENTE CURRICULAR : CI NCIAS DA NATUREZA .. 500 REA DE CONHECIMENTO: MATEM TICA .. 521 COMPONENTE CURRICULAR : MATEM TICA .. 529 COMPONENTE CURRICULAR : ENSINO RELIGIOSO .. 562 4 MODALIDADES DE ENSINO .. 575 EDUCA O ESPECIAL .. 575 EDUCA O HOSPITALAR .. 584 EDUCA O DE JOVENS E ADULTOS .. 589 EDUCA O PARA SUJEITOS PRIVADOS DE LIBERDADE .. 590 EDUCA O IND GENA .. 594 EDUCA O DO CAMPO .. 595 EDUCA O DAS RELA ES TNICO-RACIAIS E QUILOMBOLAS.

5 596 REFER NCIAS .. 600 Vers o entregue ao Conselho Estadual de Educa o no dia 08-11-2018 para an lise 5 Vers o entregue ao Conselho Estadual de Educa o no dia 08-11-2018 para an lise 1 O PROCESSO DE CONSTRU O DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DO PAR A educa o como pr tica cultural, resultante da rela o entre sujeito e objeto, marcada por temporalidades contextuais diversas, representa uma das for as capazes de definir poss veis rumos para o futuro da humanidade. O reconhecimento da necessidade de constru o desses poss veis rumos indica a reuni o de esfor os para a constru o de DOCUMENTO CURRICULAR capaz de orientar as a es educativas no Estado do Par . Neste sentido ocorreram debates acerca da elabora o de um DOCUMENTO que orientasse e redefinisse o curr culo das escolas, em especial, o da Rede Estadual de Educa o que se deu no ano de 2007 com as Plen rias Municipais e as Confer ncias Regionais de Educa o.

6 Naquela ocasi o, foram discutidas tem ticas que serviram para subsidiar a elabora o do DOCUMENTO , garantindo o elo com as escolas na elabora o de sua proposta pedag gica. No ano de 2008, no primeiro semestre, realizou-se a Confer ncia Estadual de Educa o que aprovou, entre outras quest es, as diretrizes , metas e objetivos que subsidiariam o Plano Estadual de Educa o e neste mesmo ano a Secretaria de Educa o realizou a 1a Reuni o de Trabalho para a constru o da Pol tica Educacional do Estado, tendo como tema A Educa o B sica no Estado do Par , originando deste debate, um caderno com orienta es pol tico-educacionais para a Educa o B sica Paraense (PAR , 2008a). Paralelo a esse debate, aconteceram semin rios envolvendo os profissionais dos n veis de ensino (Educa o INFANTIL , Ensino Fundamental e Ensino M dio Integrado) e um f rum com tem ticas exclusivas para o Ensino M dio Integrado.

7 Importante destacar que a Educa o Ind gena e a Educa o para a Diversidade, Inclus o e Cidadania foram tamb m objetos de discuss o, configurando-se em semin rios espec ficos. Como resultado dos Semin rios, foi lan ado o Caderno II, contendo elementos balizadores da pol tica educacional com as especificidades das etapas e modalidades de ensino. Ainda no ano de 2008, as discuss es e elabora es compactadas nos Cadernos I e II, e no Relat rio Final da Confer ncia, foram submetidas aprecia o e s Vers o entregue ao Conselho Estadual de Educa o no dia 08-11-2018 para an lise 6 Vers o entregue ao Conselho Estadual de Educa o no dia 08-11-2018 para an lise contribui es dos profissionais da Rede Estadual de Educa o, resultando nas diretrizes para a Educa o B sica do Estado Par , considerando os seguintes aspectos: diretrizes gerais: A fun o social da escola, Gest o democr tica da educa o, Pol tica CURRICULAR , Inclus o e Diversidade, Forma o e valoriza o dos trabalhadores da educa o.

8 diretrizes espec ficas: Orienta es gerais para o Ensino Fundamental e orienta es gerais para o Ensino M dio Integrado e Educa o INFANTIL (constru o da pol tica educacional pelo regime de colabora o com os munic pios). Diante desse movimento se tornara cada vez mais imperiosa a necessidade de espa os de discuss o que privilegiassem a participa o efetiva de professores, estudantes e comunidade na constru o da Pol tica CURRICULAR do Estado. Esse esfor o pol tico seria necess rio para se ter uma vis o geral da realidade vivida pelas escolas, identificando assim, os discursos, as pr ticas e as perspectivas em rela o ao curr culo praticado no cotidiano escolar e aquele que poderia ser alcan ado e desejado pelos sujeitos que produzem o conhecimento. Uma das alternativas pensadas para a leitura da realidade foi o Diagn stico R pido Participativo/DRP (instrumento de pesquisa), aplicado aos professores, pais, respons veis e estudantes das escolas que, dentre outras quest es, objetivava: integrar a equipe t cnica das Unidades da SEDUC nas Escolas, Unidades SEDUC na Escola/USES e Unidades Regionais de Ensino/URES1 com a equipe t cnica das escolas e, finalmente, elaborar um plano de trabalho para a concretiza o da pol tica educacional.

9 Algumas possibilidades foram sugeridas para aplica o do DRP nas escolas, como grupos de estudos, semin rios e rodas de conversa (grupo focal).2 A ideia seria, em uma primeira etapa, tornar o instrumento comum ao movimento CURRICULAR , aplicando- 1 A Secretaria de Estado de Educa o do Par conta em sua estrutura administrativa e pedag gica com as USES e URES. As USES contam com 20 (vinte) unidades localizadas na regi o metropolitana de Bel m. As URES tamb m s o compostas por 20 (vinte) unidades e est o localizadas nos mesorregi es do Estado. 2 Os Grupos Focais s o grupos de discuss o que dialogam sobre um tema em particular, ao receberem est mulos apropriados para o debate, distingue-se por suas caracter sticas pr prias, principalmente pelo processo de intera o grupal, que uma resultante da procura de dados.

10 Essa t cnica facilita a forma o de ideias novas e originais. Gera possibilidades contextualizadas pelo pr prio grupo de estudo. Oportuniza a interpreta o de cren as, valores, conceitos, conflitos, confrontos e pontos de vista. E ainda possibilita entender o estreitamento em rela o ao tema, no cotidiano (RESSEL et al., 2008). Vers o entregue ao Conselho Estadual de Educa o no dia 08-11-2018 para an lise 7 Vers o entregue ao Conselho Estadual de Educa o no dia 08-11-2018 para an lise o nas escolas de Ensino Fundamental e de Ensino M dio Integrado. A sistematiza o e a an lise dos dados foram feitas por uma equipe de professores e estudantes do curso de doutorado da Universidade Federal do Par . A partir daquele momento, j diante dos resultados da pesquisa, apresentaram-se os dados para as equipes t cnicas da Secretaria de Educa o, originando deste movimento, o Caderno da Pol tica de Educa o B sica do estado do Par.


Related search queries