Example: dental hygienist

Especificações Técnicas para ... - Banco do Brasil

Especifica es T cnicas para Confec o de Boleto de Cobran a do Banco do Brasil Janeiro/2016 Especifica es T cnicas para Confec o de Boleto de Cobran a do Banco do Brasil 2 1. Introdu o Esta especifica o tem como objetivo prestar as informa es t cnicas necess rias para a emiss o e impress o de boletos de pagamento, observado que: N o recomend vel a utiliza o de impressora matricial, devido ao elevado ndice de rejei o na leitura do c digo de barras, ocasionado pela m qualidade de impress o; obrigat ria a valida o dos dados dos boletos impressos fora do ambiente do Banco . O benefici rio assume total responsabilidade pelas consequ ncias advindas da emiss o de boletos sem a pr via autoriza o/valida o do Banco . 2. Caracter sticas do Boleto Especifica es gerais para emiss o de boleto em papel: Vias e dimens es: a) Ficha de compensa o: 95 a 108mm de altura por 170 a 216mm de comprimento; b) Recibo do pagador: preferencialmente observar o modelo constante do anexo III, devendo conter no m nimo as informa es indicadas no item Tipos de Formul rios/Disposi o das Vias: a) Formul rio Cont nuo Auto-Copiativo: a primeira via deve ser a Ficha de Compensa o, ficando crit rio a disposi o das demais vias; b) Papel A-4: a Ficha de Compensa o deve ser impressa na parte inferior do papel.

Especificações Técnicas para Confecção de Boleto de Cobrança do Banco do Brasil 3 b) parte superior direita – Deve haver a representação numérica do conteúdo

Tags:

  Bacon, Brasil, Banco do brasil, Do banco do brasil

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Especificações Técnicas para ... - Banco do Brasil

1 Especifica es T cnicas para Confec o de Boleto de Cobran a do Banco do Brasil Janeiro/2016 Especifica es T cnicas para Confec o de Boleto de Cobran a do Banco do Brasil 2 1. Introdu o Esta especifica o tem como objetivo prestar as informa es t cnicas necess rias para a emiss o e impress o de boletos de pagamento, observado que: N o recomend vel a utiliza o de impressora matricial, devido ao elevado ndice de rejei o na leitura do c digo de barras, ocasionado pela m qualidade de impress o; obrigat ria a valida o dos dados dos boletos impressos fora do ambiente do Banco . O benefici rio assume total responsabilidade pelas consequ ncias advindas da emiss o de boletos sem a pr via autoriza o/valida o do Banco . 2. Caracter sticas do Boleto Especifica es gerais para emiss o de boleto em papel: Vias e dimens es: a) Ficha de compensa o: 95 a 108mm de altura por 170 a 216mm de comprimento; b) Recibo do pagador: preferencialmente observar o modelo constante do anexo III, devendo conter no m nimo as informa es indicadas no item Tipos de Formul rios/Disposi o das Vias: a) Formul rio Cont nuo Auto-Copiativo: a primeira via deve ser a Ficha de Compensa o, ficando crit rio a disposi o das demais vias; b) Papel A-4: a Ficha de Compensa o deve ser impressa na parte inferior do papel.

2 Recomenda-se a utiliza o de microsserrilhas entre as vias (recebido do pagador e ficha de compensa o) para evitar danos s informa es quando do destacamento; ou c) Papel termosens vel: a Ficha de Compensa o ser localizada direita do recibo do pagador. Recomenda-se a utiliza o de microsserrilhas entre as vias (recibo do pagador e ficha de compensa o) para evitar danos s informa es quando do destacamento. Gramatura do papel e cor da impress o: a) Gramatura ideal: 75 g/m2, m nima: 50 g/m2; b) Cor do Papel/Impress o: preferencialmente fundo branco com impress o azul ou preta. Especifica es das vias do Boleto de Pagamento: Ficha de Compensa o: a) parte superior esquerda Nome do Banco , podendo conter seu logotipo e, direita do nome do Banco , n mero c digo da IF Destinat ria no sistema multilateral de liquida o (SILOC), em negrito e deve ser impresso com caractere de 5mm e tra os ou fios de 1,2mm; Especifica es T cnicas para Confec o de Boleto de Cobran a do Banco do Brasil 3 b) parte superior direita Deve haver a representa o num rica do conte do do C digo de Barras, conforme especifica o contida no item ; c) quadro de impress o Deve apresentar grade/denomina o dos campos, conforme anexo I; d) tamanho de cada campo (n mero de posi es) Pode variar, desde que obedecidas a mesma disposi o do modelo e as dimens es m nimas do formul rio; e) campos n o utilizados podem ficar em branco.

3 F) parte inferior, abaixo do quadro de impress o Na extremidade direita deve ser deixado espa o para autentica o mec nica. Na extremidade esquerda, o campo destinado indica o obrigat ria do c digo de barras, conforme especifica o contida no anexo I; g) parte inferior, do lado direito do papel Deve conter a express o Autentica o Mec nica Ficha de Compensa o , com dimens o m xima de 2mm e tra os com fios de 0,3mm; Recibo do Pagador: devem ser impressas, no m nimo, as seguintes informa es: a) nome do benefici rio; b) endere o do benefici rio; c) CNPJ/CPF do benefici rio; d) nome do pagador; e) nosso n mero f) n mero do documento g) data de vencimento; h) valor do documento Observa es: a) Conforme Lei Federal , de 01/10/2009, nos documentos de cobran a de d vida encaminhados ao consumidor, devem constar o nome, o endere o e o n mero de inscri o no Cadastro de Pessoas F sicas CPF ou no Cadastro Nacional de Pessoa Jur dica CNPJ do fornecedor do produto ou servi o.

4 B) recomend vel que tamb m no recibo do pagador conste a linha digit vel e o c digo de barras, de forma a facilitar eventual consulta. Leiaute do C digo de Barras Tipo: a) Deve ser utilizado o tipo 2 de 5 intercalado que tem as seguintes caracter sticas: b) Cinco barras definem um caractere, sendo duas delas, barras largas; c) Intercalado significa que os espa os entre as barras tamb m t m significado de maneira an loga s barras; d) Define apenas caracteres num ricos. Conte do: Especifica es T cnicas para Confec o de Boleto de Cobran a do Banco do Brasil 4 a) O c digo de barras composto por dois campos: b) campo obrigat rio: determinado pela FEBRABAN e comum a todos dos bancos; c) campo livre: determinado por cada Banco de acordo com a modalidade de Cobran a utilizada pelo cliente; d) Deve conter 44 posi es, disposto da seguinte forma: Posi o Tamanho Picture Conte do 01 a 03 03 9(03) C digo do Banco na C mara de Compensa o = '001' 04 a 04 01 9(01) C digo da Moeda = 9 (Real) 05 a 05 01 9(01) Digito Verificador (DV) do c digo de Barras* 06 a 09 04 9(04) Fator de Vencimento ** 10 a 19 10 9(08)V(2) Valor 20 a 44 03 9(03) Campo Livre ** * Para c lculo do DV do C digo Barras, consulte Anexo V ** Para c lculo do Fator de Vencimento, consulte o Anexo III ** Os padr es do BB est o identificados nos Anexos VI, VII, X e IX Dimens es: a) Comprimento total igual a 103mm e altura total igual a 13mm.

5 B) Local de Impress o na Ficha de Compensa o: Na parte inferior do documento, abaixo do quadro de impress o na extremidade esquerda, respeitando o espa o m nimo de 5 mm (zona de sil ncio) entre a margem esquerda do formul rio e o in cio da impress o do c digo e a dist ncia m nima de 12mm desde a margem inferior da Ficha de Compensa o at o centro do c digo de barras; c) Todas as especifica es devem ser atendidas a fim de preservar a leitura do c digo de barras. N mero c digo da IF Destinat ria no sistema multilateral de liquida o Linha Digit vel Representa o Num rica do C digo de Barras: a) Os dados da linha digit vel n o se apresentam na mesma sequ ncia dos dados do c digo de barras. b) Conte do: A representa o num rica do c digo de barras distribu da em 5 partes, sendo os 3 primeiros consistidos por D gito Verificador DV (Calculado atrav s do M dulo 10 anexo IV) e, entre cada campo, espa o equivalente a uma posi o. No quarto campo indicado, isoladamente, o DV (calculado atrav s do M dulo 11 anexo V) do c digo de barras: a) Campo 1: A = N mero C digo da IF Destinat ria no SILOC B = C digo da moeda (9) -Real C = Posi es 20 a 24 do c digo de barras X = DV do Campo 1 (calculado de acordo com o M dulo 10 anexo IV) b) Campo 2: K UUUUVVVVVVVVVV Campo 1 Campo 2 Campo 3 4 Campo 5 Especifica es T cnicas para Confec o de Boleto de Cobran a do Banco do Brasil 5 D = Posi es 25 a 34 do c digo de barras Y = DV do Campo 2 (calculado de acordo com o M dulo 10 anexo IV) c) Campo 3: F = Posi es 35 a 44 do c digo de barras Z =DV do Campo 3 (calculado de acordo com o M dulo 10 anexo IV) d) Campo 4: K K = DV do c digo de barras (calculado de acordo com o M dulo 11 anexo VI) e) Campo 5: UUUUVVVVVVVVVV U = Fator de Vencimento (c lculo conforme anexo V) V = Valor do boleto de pagamento (com duas casas decimais, sem ponto e v rgula.

6 Em caso de moeda vari vel, informar zeros) Dimens es e localiza o: A representa o num rica do c digo de barras deve ser impressa em caracteres de 3,5 a 4,5mm e tra os ou fios de 0,3mm na parte superior direita, iniciando-se logo ap s o n mero c digo da IF Destinat ria no sistema multilateral de liquida o (SILOC). 3. Especifica es para emiss o de boleto em meio eletr nico A apresenta o de boleto de pagamento por meio eletr nico somente pode ser efetuada pelas Institui es Financeiras signat rias da Conven o da Cobran a e da Conven o do DDA. O leiaute contendo os dados do boleto de pagamento definido no mbito da FEBRABAN, do sistema DDA e dos bancos que integram a Conven o da Cobran a. Especifica es T cnicas para Confec o de Boleto de Cobran a do Banco do Brasil 6 ANEXO I MODELO PARA BOLETO DE COBRAN A DESCRI O DOS CAMPOS DO BOLETO DE COBRAN A (A) NOME DA IF DESTINAT RIA: Deve ser obrigatoriamente indicado na margem superior esquerda da Ficha de Compensa o ( Banco do Brasil SA), podendo conter tamb m o logotipo do Banco .

7 PREFIXO DA IF DESTINAT RIA: N mero c digo da IF Destinat ria no sistema multilateral de liquida o (001). Deve ser impresso na margem superior esquerda do boleto, direita do nome da IF, com o seu respectivo DV (9). LINHA DIGIT VEL - REPRESENTA O NUM RICA DO C DIGO DE BARRAS: Representa o num rica do c digo de barras do boleto de pagamento, seguindo as especifica es t cnicas. (B) LOCAL DE PAGAMENTO: Deve apresentar a express o Pag vel em qualquer Banco at o vencimento. Ap s, atualize o boleto no site . DATA DE VENCIMENTO: Data de vencimento do boleto de pagamento de acordo com o Fator de Vencimento informado no c digo de barras/linha digit vel. (C) NOME DO BENEFICI RIO/CNPJ/CPF: Raz o social ou nome fantasia e o CNPJ/CPF do benefici rio contratante do servi o de cobran a com o Banco ; AG NCIA/C DIGO BENEFICI RIO: Prefixo da ag ncia e n mero da conta de relacionamento do benefici rio ou do produto no Banco . Especifica es T cnicas para Confec o de Boleto de Cobran a do Banco do Brasil 7 (D) DATA DO DOCUMENTO: Data de emiss o do documento (nota fiscal, fatura, duplicata, contrato, etc.)

8 Que originou o boleto de pagamento. N MERO DO DOCUMENTO: N mero do documento/t tulo estabelecido pelo benefici rio quando da emiss o da fatura/duplicata, contrato de presta o de servi o, entre outros. ESP CIE DOC: Tipo de Documento, conforme padr o FEBRABAN de 240 posi es, segmento cobran a, que originou o boleto de pagamento (exemplo: DM Duplicata Mercantil, DS Duplicata de Presta o de Servi os, NP Nota Promiss ria). ACEITE: Informe N . DATA DO PROCESSAMENTO: Data correspondente a da emiss o do boleto de pagamento. NOSSO-N MERO: C digo de controle que permite ao Banco e ao benefici rio identificar os dados da cobran a que deu origem ao boleto de pagamento. (E) USO DO Banco : N o preencher. CARTEIRA: Informe c digo da modalidade de cobran a utilizada para a emiss o do boleto. ESP CIE MOEDA: Sigla de identifica o da moeda (R$ - Real; US$ - D lar; EU$ - Euro) ou c digo correspondente a um ndice de emiss o da fatura/duplicata/contrato (Ex.)

9 : CUB ndice da Constru o, TR Taxa Referencial, etc.). QUANTIDADE DE MOEDA: Quantidade de moeda vari vel/ ndice se for o caso. x VALOR: Valor da unidade de moeda vari vel/ ndice. VALOR DO DOCUMENTO: Correspondente ao Valor da Fatura/ Duplicata/Contrato, quando emitido em Real (se utilizar moeda vari vel/ ndice econ mico, preencher com zeros). O valor informado deve ser igual ao valor registrado no Banco . (F) INFORMA ES DE RESPONSABILIDADE DO BENEFICI RIO: Campo de uso livre pelo benefici rio no qual dever o constar as condi es de recebimento do boleto de pagamento. DESCONTO/ABATIMENTO: Campo destinado ao preenchimento, no momento do pagamento, de acordo com as condi es indicadas no campo de informa es de responsabilidade do benefici rio ou registradas no sistema do Banco . Especifica es T cnicas para Confec o de Boleto de Cobran a do Banco do Brasil 8 (G) JUROS/MULTA: Campo destinado ao preenchimento, no momento do pagamento, de acordo com as condi es indicadas no campo de informa es de responsabilidade do benefici rio ou registradas no sistema do Banco .

10 (H) VALOR COBRADO: Campo destinado ao preenchimento, no momento do pagamento, que corresponder somat ria dos valores preenchidos nos campos valor do documento, desconto/abatimento ou juros/multa. (I) NOME DO PAGADOR: Nome, CNPJ/CPF, endere o, cidade, UF e CEP do pagador. SACADOR/AVALISTA: Nome e CNPJ/CPF do emitente da fatura/duplicata, contrato de presta o de servi o, entre outros, que foi negociado com/cedido a outro benefici rio para emiss o do boleto de pagamento. (J) C DIGO DE BARRAS: Representa o gr fica do seguinte conte do do boleto de pagamento: a) C digo do Banco ; b) C digo de moeda; c) DV D gito verificador do c digo de barras; d) Fator de Vencimento; e) Valor do documento; f) Campo livre. AUTENTICA O MEC NICA - FICHA DE COMPENSA O: Representa o alfanum rica dos dados correspondentes transa o do pagamento. Especifica es T cnicas para Confec o de Boleto de Cobran a do Banco do Brasil 9 ANEXO II MODELO DE RECIBO DO PAGADOR DESCRI O DOS CAMPOS DO RECIBO DO PAGADOR (A) NOME DA IF DESTINAT RIA: Deve ser obrigatoriamente indicado na margem superior esquerda da Ficha de Compensa o ( Banco do Brasil SA), podendo conter tamb m o logotipo do Banco .


Related search queries