Example: tourism industry

FACULDADE ALFREDO NASSER INSTITUTO …

FACULDADE ALFREDO NASSER INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCA O CURSO DE PEDAGOGIA ENSINAR NUMA PERSPECTIVA L DICA A PARTIR DOS jogos E DAS brincadeiras NA EDUCA O INFANTIL Marciley Maria Hutim APARECIDA DE GOI NIA 2010 MARCILEY MARIA HUTIM ENSINAR NUMA PERSPECTIVA L DICA A PARTIR DOS jogos E DAS brincadeiras NA EDUCA O INFANTIL Artigo apresentado ao INSTITUTO Superior de Educa o da FACULDADE ALFREDO NASSER , sob orienta o da professora Ms. Fernanda Franco Rocha, como parte dos requisitos para a conclus o do curso de Pedagogia.

MARCILEY MARIA HUTIM ENSINAR NUMA PERSPECTIVA LÚDICA A PARTIR DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Artigo apresentado ao Instituto Superior de

Tags:

  Jogos, Brincadeiras, Jogos e

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of FACULDADE ALFREDO NASSER INSTITUTO …

1 FACULDADE ALFREDO NASSER INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCA O CURSO DE PEDAGOGIA ENSINAR NUMA PERSPECTIVA L DICA A PARTIR DOS jogos E DAS brincadeiras NA EDUCA O INFANTIL Marciley Maria Hutim APARECIDA DE GOI NIA 2010 MARCILEY MARIA HUTIM ENSINAR NUMA PERSPECTIVA L DICA A PARTIR DOS jogos E DAS brincadeiras NA EDUCA O INFANTIL Artigo apresentado ao INSTITUTO Superior de Educa o da FACULDADE ALFREDO NASSER , sob orienta o da professora Ms. Fernanda Franco Rocha, como parte dos requisitos para a conclus o do curso de Pedagogia.

2 APARECIDA DE GOI NIA 2010 FOLHA DE AVALIA O DA PRODU O DO TRABALHO ENSINAR NUMA PERSPECTIVA L DICA A PARTIR DOS jogos E DAS brincadeiras NA EDUCA O INFANTIL Aparecida de Goi nia ___ de dezembro de 2010. EXAMINADORES Orientadora - Prof.(a) Ms. Fernanda Franco Rocha - Nota:___ / 70 Primeiro examinador - Prof.(a) Ms. ----- - Nota:___ / 70 Segundo examinador - Prof.(a) ----- - Nota:___ / 70 _____ M dia parcial - Avalia o da produ o do Trabalho: ___ / 70 ENSINAR NUMA PERPECTIVA L DICA A PARTIR DOS jogos E DAS brincadeiras NA EDUCA O L DICA INFANTIL Marcilei Maria Hutim* RESUMO:O presente estudo denominado.

3 Ensinar numa perspectiva l dica a partir dos jogos e das brincadeiras na educa o a partir dos jogos e das brincadeiras na educa o infantil, prop e-se a investigar a contribui o dos jogos e das brincadeiras na educa o infantil para o desenvolvimento da crian a. Objetivando compreender o significado e a distin o entre o jogo e a brincadeira; conceituar o l dico; analisar a vis o de alguns te ricos a respeito do trabalho l dico no desenvolvimento infantil; e estudar a contribui o dos jogos e das brincadeiras na educa o infantil.

4 Por isso, esse trabalho optou por realizar uma pesquisa bibliogr fica, pautador nos autores: Dohme (2003); Kishimoto (1994; 1997; 2003); Negrine (2000); Antunes(1998); e outros. Dessa forma; esse artigo encontra-se estruturado em tr s momentos distintos; por m interligados: o que o l dico; a vis o de alguns te ricos a respeito do trabalho l dico no desenvolvimento infantil; os jogos e as brincadeiras na educa o infantil; ensinar numa perspectiva l dica; e por ltimo tece-se as considera es finais.

5 Palavras-chave: Educa o infantil. Crian a. L dico. Introdu o: Estudar o brinquedo e o jogo hoje, parece ser uma tarefa f cil, mas ao mesmo tempo extremamente dif cil, pois esse estudo requer por parte dos professores da inf ncia uma vis o mais profunda, ou seja, pautada em um embasamento te rico e tamb m no entendimento do desenvolvimento infantil. O professor da inf ncia para exercer bem o seu of cio necessita ter uma compreens o do que vem ser o l dico, e n o pode apenas ter uma vis o fragmentada que o l dico inerente a todas as crian as e que basta deixar as crian as brincarem livremente para se desenvolverem.

6 Essa ideia equivocada, o professor da inf ncia necessita mediar as brincadeiras e os jogos que as crian as est o realizando para auxili -las e proporcionar uma aprendizagem significativa. Mediante essa quest o, o presente estudo, denominado: Ensinar numa perspectiva l dica a partir dos jogos e das brincadeiras na educa o infantil, busca investigar a contribui o dos jogos e das brincadeiras na educa o infantil para o desenvolvimento da crian a. Esse artigo tem como objetivos: conceituar o l dico; compreender a vis o de alguns te ricos a respeito do trabalho l dico no desenvolvimento infantil; e estudar a contribui o dos jogos e das brincadeiras na educa o infantil.

7 Diante do estudo que se pretende realizar nesse trabalho, foi realizado uma pesquisa bibliogr fica pautada nos autores: Dhome (20003); Kishimoto (1994, 1997 e 2003); Negrine (2000); Antunes (1998); e outros. Dessa forma, esse artigo encontra-se estruturado em tr s momentos distintos, por m interligados. No primeiro momento, procurou conceituar o que e l dico, em seguida, trabalha-se com a vis o de alguns te ricos a respeito do trabalho l dico no desenvolvimento infantil, posteriormente aborda-se os jogos e as brincadeiras na educa o infantil: ensinar perspectiva l dica; e por ultimo, tece-se as considera es finais.

8 O QUE O L DICO O l dico tem sua origem na palavra ludus que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em considera o as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de ser considerado apenas o sentido de jogo. O l dico faz parte da atividade humana e caracteriza-se por ser espont neo, funcional e satisfat rio. Na atividade l dica n o importa somente o resultado, mas a a o, o movimento vivenciado. Sendo que o l dico acontece a partir do brinquedo, brincadeiras e jogos , pois o momento que a crian a entra no seu mundo da imagina o.

9 O brinquedo o suporte de uma brincadeira, o objeto concreto que existe de forma verdadeira ou ideol gico; j a brincadeira a descri o de uma conduta estruturada com regras impl cita ou explicita. A atividade l dica tem o objetivo de produzir prazer e se divertir ao mesmo tempo quem pratica esta atividade percebe-se que ela vem acompanhada de in meras brincadeiras para enriquecer nossos conhecimentos de forma prazerosa na educa o. Na educa o infantil o l dico propicia as crian as uma s rie de desenvolvimentos ben ficos, que vai desencadeando seu aprendizado.

10 Negrine (2000) afirma que a capacidade l dica est diretamente relacionada a sua pr -hist ria de vida. Acredita ser, antes de mais nada, um estado de esp rito e um saber que progressivamente vai se instalando na conduta do ser devido ao seu modo de vida. A ludicidade traz para o nosso meio a integra o um com o outro, para se realizar as atividades do meio l dico que nos auxilia por brinquedo, jogos e brincadeiras a ser desenvolvida, na qual nos permite ser mais livres de regras e normas, n o que o l dico n o possua regras, mas suas regras nos jogos e brincadeiras s o voltadas para o aprendizado e desenvolvimento da crian a.


Related search queries