Example: stock market

Gabriela Lotta Organizadora

Teorias e An lises sobre Implementa o de Pol ticas P blicas no Brasil Gabriela Lotta Organizadora Teorias e An lises sobre Implementa o de Pol ticas P blicas no Brasil Bras lia Enap 2019. Enap Escola Nacional de Administra o P blica Presidente Diogo Godinho Ramos Costa Diretoria de Sele o e Forma o de Carreiras Diana Magalh es de Souza Coutinho Diretor de Educa o Continuada Paulo Marques Diretor de Inova o e Gest o do Conhecimento Guilherme Alberto Almeida de Almeida Diretor de Pesquisa e P s-Gradua o Fernando de Barros Filgueiras Diretora de Gest o Interna Camile Sahb Mesquita Editor: Fernando de Barros Filgueiras. Revis o da Tradu o: Gabriela Spanghero Lotta . Revis o: Luiz Augusto Barros de Matos e Renata Fernandes Mour o. Projeto gr fico e editora o eletr nica: Ana Carla Gualberto Cardoso.

aprimoramento do campo de estudos de políticas públicas introduzindo conceitos centrais de análise do momento da implementação que têm sido amplamente utilizados na literatura. Para tanto, este artigo está estruturado em cinco seções, além desta introdução e das considerações finais. Na primeira, localizaremos os

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Gabriela Lotta Organizadora

1 Teorias e An lises sobre Implementa o de Pol ticas P blicas no Brasil Gabriela Lotta Organizadora Teorias e An lises sobre Implementa o de Pol ticas P blicas no Brasil Bras lia Enap 2019. Enap Escola Nacional de Administra o P blica Presidente Diogo Godinho Ramos Costa Diretoria de Sele o e Forma o de Carreiras Diana Magalh es de Souza Coutinho Diretor de Educa o Continuada Paulo Marques Diretor de Inova o e Gest o do Conhecimento Guilherme Alberto Almeida de Almeida Diretor de Pesquisa e P s-Gradua o Fernando de Barros Filgueiras Diretora de Gest o Interna Camile Sahb Mesquita Editor: Fernando de Barros Filgueiras. Revis o da Tradu o: Gabriela Spanghero Lotta . Revis o: Luiz Augusto Barros de Matos e Renata Fernandes Mour o. Projeto gr fico e editora o eletr nica: Ana Carla Gualberto Cardoso.

2 Teorias e An lises sobre Implementa o de Pol ticas P blicas no Brasil Gabriela Lotta Organizadora 2019 Enap Catalogado na fonte pela Biblioteca Graciliano Ramos da Enap T314 Teoria e an lises sobre implanta o de pol ticas p blicas no Brasil /. Organizadora , Gabriela Lotta . -- Bras lia: Enap, 2019. 324 p. Inclui bibliografia. ISBN: 978-85-256-0123-0. 1 Pol ticas P blicas Brasil. 2. Implementa o de Pol ticas P blicas. 3. An lise de Pol ticas P Administra o Estudo de Casos. I. Gabriela Lotta (org). CDD Ficha catalogr fica elaborada por: Carmenisia Jacobina Ferraz CRB1/1219. As opini es emitidas nesta publica o s o de exclusiva e inteira respon . sabilidade do(s) autor(es), n o exprimindo, necessariamente, o ponto de vista da Escola Nacional de Administra o P blica (Enap).

3 Permitida a reprodu o deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reprodu es para fins comerciais s o proibidas. Enap Funda o Escola Nacional de Administra o P blica SAIS rea 2-A. 70610-900 Bras lia, DF. Telefones: (61) 2020 3096 / 2020 3102 Fax: (61) 2020 3178. S tio: Tiragem: 100 exemplares Sum rio Pref A pol tica p blica como ela : contribui es dos estudos sobre implementa o para a an lise de pol ticas p Gabriela Lotta Sobre a viabilidade de uma agenda de pesquisa coletiva integrando implementa o de pol ticas, formula o e resultados .. 39. Sandra Gomes Diretrizes priorit rias e fases da implementa o: como mudam as pol ticas p Vanessa Elias de Oliveira e Cl udio Gon alves Couto Os limites da abordagem de implementa o: vulnerabilidade urbana a partir do outro lado da Peter Kevin Spink e Fernando Burgos Implementa o e avalia o de pol ticas p blicas: intersec es, limites e Luciana Leite Lima e Luciano D'Ascenzi Capacidades do servi o civil na implementa o de pol ticas p blicas: resultados de um survey na Administra o Federal Brasileira.

4 153. Nat lia Massaco Koga, Rafael Rocha Viana, Marizaura Reis de Souza Cam es e Fernando de Barros Gontijo Filgueiras Arranjo institucional de implementa o do PAIC e burocratas de m dio escal 193. Alicia Bonamino, Maria Oc lia Mota, Maria Elizabete Neves Ramos e Erisson Viana Correa A implementa o do Sistema nico de Assist ncia Social (SUAS). nos munic pios Renata Bichir, Sergio Simoni Jr. e Guilherme Pereira Coordena o intergovernamental e territ rios no SUAS: o caso do Luciana Jaccoud As consequ ncias n o previstas do Programa Bolsa Fam Mani Tebet Marins A pol tica p blica como ela : contribui es dos estudos sobre implementa o para a an lise de pol ticas p blicas Pref cio Este livro nasce de um esfor o coletivo de pesquisadores brasileiros em avan ar numa agenda nacional de estudos sobre implementa o de pol ticas p blicas.

5 Os textos aqui apresentados s o fruto das discuss es provenientes do I Semin rio Nacional de Estudos sobre Pol ticas P blicas, realizado em 2018, sob organiza o da Escola Nacional de Administra o P blica (Enap), da Universidade Federal do ABC (UFABC). e da Pontif cia Universidade Cat lica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) em Bras lia. O semin rio, que reuniu centenas de participantes de todo o pa s, foi um marco importante no avan o da agenda de pesquisas sobre implementa o de pol ticas p blicas. Este campo, que j tem mais de quatro d cadas internacionalmente, tem ganhado for a no Brasil apenas a partir dos anos 2010. Nesse processo, pesquisadores de diversas institui es de pesquisa t m buscado contribuir com estudos te ricos e emp ricos que se debru am sobre a fase da implementa o das pol ticas p blicas.

6 Esses estudos t m utilizado diferentes recortes anal ticos e objetos. Tamb m tem olhado para pol ticas de diversas reas e setores. Neste livro, reunimos algumas das contribui es apresentadas no semin rio e que marcam, sem esgotar, o campo dos estudos de implementa o de pol ticas p blicas no Brasil. Nele est o reunidos alguns dos principais pesquisadores, suas abordagens metodol gicas e reas de estudos. Ele tem como objetivo dar um mapa introdut rio sobre esses estudos e inspirar outros pesquisadores interessados em avan ar nessa tem tica. O livro est organizado em dez cap tulos de diferentes autores. Os primeiros cap tulos se voltam a uma discuss o mais conceitual sobre implementa o de pol ticas p blicas. No primeiro cap tulo, Gabriela Lotta faz uma s ntese da literatura internacional sobre implementa o de pol ticas p blicas mostrando alguns dos principais recortes te ricos, metodol gicos e tem ticos.

7 No segundo cap tulo, Sandra Gomes 7. aprofunda na apresenta o sobre o campo de estudos analisando viabilidade de uma agenda de pesquisa sobre implementa o de pol ticas que consiga somar as diversas abordagens existentes no campo. No terceiro cap tulo, Vanessa Elias de Oliveira e Claudio Couto discutem como as pol ticas e as diretrizes das pol ticas p blicas s o alteradas na implementa o e, ao contr rio, como a implementa o tamb m capaz de alterar diretrizes. O quarto cap tulo, de Luciana Leite Lima e Luciano D'Ascenzi, discute um tema caro, mas pouco avan ado no campo: as rela es entre implementa o e avalia o de pol ticas p blicas, duas fases centrais, mas geralmente pouco conectadas. O. quinto cap tulo, de autoria de Peter Spink e Fernando Burgos, faz uma an lise cr tica sobre as abordagens de estudos de implementa o propondo um olhar para o outro lado da rua , que seja capaz de compreender as vulnerabilidades institucionais causadas pela pr pria pol tica p blica.

8 O sexto cap tulo, de autoria de Nat lia Massaco Koga, Rafael Rocha Viana, Marizaura Reis de Souza Cam es e Fernando de Barros Gontijo Filgueiras, apresenta dados sobre capacidades do servi o civil analisando dados de um survey realizado com burocratas da Administra o Federal Brasileira. Os cap tulos seguintes olham para a implementa o de pol ticas p blicas setoriais espec ficas. No s timo cap tulo, de autoria coletiva de Alicia Bonamino, Maria Oc lia Mota, Maria Elizabete Neves Ramos e Erisson Viana Correa, os autores analisam a implementa o de uma pol tica de educa o, o Programa de Alfabetiza o na Idade Certa (PAIC), constru do pelo Governo do Estado do Cear . Os autores analisam o arranjo institucional e os burocratas de m dio escal o da pol tica, observando seu papel na implementa o e nos resultados da pol tica p blica.

9 O oitavo cap tulo, de autoria de Renata Bichir, Sergio Simoni Jr. e Guilherme Pereira, tem como base a an lise dos sistemas nacionais de pol ticas p blicas para compreender seus efeitos na implementa o de pol ticas p blicas. Observam empiricamente o caso do Sistema nico de Assist ncia Social (Suas). O cap tulo de n mero nove tamb m se det m ao Suas, olhando para uma de suas pol ticas: o 8. Paif. A autora, Luciana Jaccoud, analisa como o sistema, a partir desta pol tica, realiza coordena o intergovernamental em territ rios. Por fim, o d cimo cap tulo de autoria de Mani Tebet Marins, a autora olha para outra pol tica central na assist ncia social brasileira: o Programa Bolsa Fam lia. A partir de um olhar emp rico para implementa o da pol tica, a autora analisa as consequ ncias n o previstas do programa, como a estigmatiza o de usu rios.

10 O livro mais um esfor o no sentido de construir uma agenda nacional e, portanto, longe de esgotar as tem ticas e possibilidades de pesquisa, prop e-se a ser uma inspira o adicional aos interessados a contribuir, te rica e empiricamente, com esse campo de estudos promissor e necess rio. 9. 10. A pol tica p blica como ela : contribui es dos estudos sobre implementa o para a an lise de pol ticas p blicas Gabriela Lotta1. 1 Introdu o Desde que entraram na agenda, os estudos sobre implementa o de pol ticas p blicas t m crescido constantemente, tanto em n vel nacional quanto em n vel internacional. Em uma busca r pida nos sistemas de pesquisa acad mica na internet, encontramos milhares de refer ncias ao termo implementa o de pol ticas p blicas . No entanto, basta uma breve an lise para perceber que apenas parte deles s o de fato estudos acad micos que se utilizam do modelo de an lise de implementa o desenvolvido pela literatura.


Related search queries