Example: quiz answers

Guia para a Prática ENFERMAGEM - Coren-SP

Processo de ENFERMAGEM : Guia para a Pr tica Processo de ENFERMAGEM : Processo de Guia para a Pr tica Este guia busca orientar os profissionais de ENFERMAGEM do ENFERMAGEM . Estado de S o Paulo em rela o a alguns dos aspectos cient - ficos do exerc cio profissional. Guia para a Pr tica Elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre Sistematiza o da Assist ncia em ENFERMAGEM - SAE da gest o 2015-2017 do Coren-SP , esta publica o ser uma refer ncia clara e de f cil consulta sobre o Processo de ENFERMAGEM . A publica o procura estimular a aplica o correta da Siste- matiza o da Assist ncia em ENFERMAGEM de forma a preve- nir riscos e danos sociedade, al m de promover a valoriza- o do profissional por meio da melhoria da qualidade da assist ncia prestada.

Processo de Enfermagem: Processo de Enfermagem: Guia para a Prática Guia para a Prática Este guia busca orientar os pro˜ssionais de Enfermagem do Estado de São Paulo em relação a alguns dos aspectos cientí-˜cos do exercício pro˜ssional. Elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre Sistematização da

Tags:

  De enfermagem, Enfermagem

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Guia para a Prática ENFERMAGEM - Coren-SP

1 Processo de ENFERMAGEM : Guia para a Pr tica Processo de ENFERMAGEM : Processo de Guia para a Pr tica Este guia busca orientar os profissionais de ENFERMAGEM do ENFERMAGEM . Estado de S o Paulo em rela o a alguns dos aspectos cient - ficos do exerc cio profissional. Guia para a Pr tica Elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre Sistematiza o da Assist ncia em ENFERMAGEM - SAE da gest o 2015-2017 do Coren-SP , esta publica o ser uma refer ncia clara e de f cil consulta sobre o Processo de ENFERMAGEM . A publica o procura estimular a aplica o correta da Siste- matiza o da Assist ncia em ENFERMAGEM de forma a preve- nir riscos e danos sociedade, al m de promover a valoriza- o do profissional por meio da melhoria da qualidade da assist ncia prestada.

2 Conselho Regional de ENFERMAGEM de S o Paulo CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE S O PAULO. Processo de ENFERMAGEM . Guia para a Pr tica S o Paulo Coren-SP . 2015. PROCESSO DE ENFERMAGEM : GUIA PARA A PR TICA. Revis o ortogr fica, projeto gr fico, capa e editora o Ger ncia de Comunica o N o autorizada a reprodu o ou venda do conte do deste material. Distribui o Gratuita Outubro/2015. C797p Processo de ENFERMAGEM : guia para a pr tica / Conselho Regional de ENFERMAGEM de S o Paulo ; Alba L cia de [et al.] . S o Paulo : Coren-SP , 2015. 113 p. ISBN : 978-85-68720-01-1. de ENFERMAGEM . o da Assist ncia de En fermagem. nio Cl nico. es de Linguagem de ENFERMAGEM . Baseada em Evid ncias. rio Eletr nico do Paciente. Alba Lucia Bottura Leite de Barros Cristiane Garcia Sanchez Juliana de Lima Lopes Magda Cristina Queiroz Dell'Acqua Maria Helena Baena de Moraes Lopes Rita de Cassia Gengo e Silva Revisoras T cnicas Camila Takao Lopes Diley Cardoso Franco Ortiz Maria Miriam Lima de N brega PROCESSO DE ENFERMAGEM : GUIA PARA A PR TICA.

3 1 edi o S o Paulo 2015. Gest o Coren-SP 2015-2017. Presidente Fab ola de Campos Braga Mattozinho Vice-presidente Mauro Ant nio Pires Dias da Silva Primeiro-secret rio Marcus Vinicius de Lima Oliveira Segunda-secret ria Rosangela de Mello Primeiro-tesoureiro Vagner Urias Segundo-tesoureiro Jefferson Erecy Santos Conselheiros titulares Andrea Bernardinelli Stornioli, Claudio Luiz da Silveira, Demerson Gabriel Bussoni, Edinildo Magalh es dos Santos, Iraci Campos, Luciano Andr Rodrigues, Marcelo da Silva Felipe, Marcel Willan Lobato, Marc lia Rosana Criveli Bonacordi Gon alves, Maria Cristina Komatsu Braga Massarollo, Paulo Cobellis Gomes, Paulo Roberto Natividade de Paula, Renata Andr a Pietro Pereira Viana, Silvio Menezes da Silva e Vilani Sousa Micheletti.

4 Conselheiros suplentes Alessandro Correia da Rocha, Alessandro Lopes Andrighetto, Ana M rcia Moreira Donnabella, Antonio Carlos Siqueira J nior, Consuelo Garcia Corr a, Denilson Cardoso, Denis Fiorezi, Edir Kleber B as Gonsaga, Evandro Rafael Pinto Lira, Ildefonso M rcio Oliveira da Silva, Jo o Batista de Freitas, Jo o Carlos Rosa, Lourdes Maria Werner Pereira Koeppl, Luiz Gonzaga Zuquim, Marcia Regina Costa de Brito, Matheus de Sousa Arci, Osvaldo de Lima J nior, Rorinei dos Santos Leal, Rosemeire Aparecida de Oliveira de Carvalho, Vanessa Maria Nunes Roque e Vera L cia Francisco. Autoria Alba Lucia Bottura Leite de Barros Doutora em Fisiofarmacologia. Professora Titular da Universidade Federal de S o Paulo Escola Paulista de ENFERMAGEM .

5 Cristiane Garcia Sanchez Mestre em ENFERMAGEM . Enfermeira e Fiscal do Coren-SP . Juliana de Lima Lopes Doutora em Ci ncias. Professora Adjunta da Universidade Federal de S o Paulo Escola Paulista de ENFERMAGEM . Magda Cristina Queiroz Dell'Acqua Doutora em ENFERMAGEM . Professora Assistente do Departamento de ENFERMAGEM da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Maria Helena Baena de Moraes Lopes Doutora em Gen tica e Biologia Molecular. Professora Titular da Faculdade de ENFERMAGEM UNICAMP. Rita de Cassia Gengo e Silva Doutora em Cardiologia. Professora Doutora da Escola de ENFERMAGEM . USP/S o Paulo. Revisoras T cnicas Camila Takao Lopes Doutora em ENFERMAGEM . Enfermeira do Hospital Universit rio do HU/USP/SP.

6 Diley Cardoso Franco Ortiz Mestre em ENFERMAGEM . Enfermeira do Hospital Universit rio do HU/USP/SP. Maria Miriam Lima de N brega Doutora em ENFERMAGEM . Professora Titular da Universidade Federal da Para ba - UFPB. SUM RIO. Apresenta 1 Processo de ENFERMAGEM como padr o geral da pr Trabalho como Coordena o do processo de Compet ncia cl 2 Racioc nio cl Pensamento cr tico e pensamento Racioc nio cl nico, o pensamento cr tico e o diagn stico de Modelo educacional Developing Nurses' Thinking (DNT)..31. Linguagem padronizada em ENFERMAGEM e o racioc nio cl Pontos 3 Processo de O Teorias e modelos te Fases ou Coleta de dados ou investiga Diagn stico de ENFERMAGEM ..47. Planejamento de ENFERMAGEM ..48. Implementa o.

7 50. Avalia Anota o e evolu o de ENFERMAGEM : esclarecendo conceitos ..52. Diferen as entre evolu o e anota o de ENFERMAGEM ..53. Utiliza o do processo de ENFERMAGEM em S o Paulo ..54. 4 Classifica es de linguagem em ENFERMAGEM ..63. Estrutura das classifica es ..64. Classifica o de diagn sticos de ENFERMAGEM da NANDA-I ..64. Classifica o dos resultados de ENFERMAGEM NOC ..71. Classifica o das interven es de ENFERMAGEM NIC ..74. Classifica o Internacional para a Pr tica de ENFERMAGEM (CIPE)..78. Utiliza o do processo de ENFERMAGEM na pr tica cl nica assistencial: s ntese ..80. 5 Exemplos de aplica o do processo de ENFERMAGEM em diferentes contextos da pr tica assistencial ..84. Aplica o do processo de ENFERMAGEM em sa de mental (CAPS, hospital dia, cl nicas, ambulat rio, enfermarias de hospitais).

8 84. Aplica o do processo de ENFERMAGEM em servi os especializados em engenharia de seguran a e em medicina do trabalho (SESMT, ambulat rio de sa de ocupacional)..88. Aplica o do processo de ENFERMAGEM em servi os de urg ncia e emerg ncia (APH, SAMU, PS, UPA, PA)..92. Aplica o do processo de ENFERMAGEM em estrat gia sa de da fam lia (ESF/PSF) e unidade b sica de sa de (UBS)..96. 6 ENFERMAGEM baseada em evid ncias ..104. Evid ncia cl nica e epidemiol gica ..107. 7 Prontu rio eletr nico do Documenta o e registros ..110. Avalia o qualitativa da documenta o de ENFERMAGEM ..112. Pontos importantes ..113. APRESENTA O. O Conselho Regional de ENFERMAGEM de S o Paulo Coren-SP , gest o 2015- 2017, apresenta aos profissionais de ENFERMAGEM de S o Paulo a publica o Processo de ENFERMAGEM : Guia para a Pr tica.

9 O presente guia fruto dos debates e conclus es do Grupo de Trabalho sobre a Sistematiza o da Assist ncia em ENFERMAGEM SAE do Coren-SP e visa encorajar a reflex o sobre a aplica o e o aprimoramento dessa ferramenta no dia a dia do profissional. O assunto de suma import ncia, pois sistematizar a assist ncia exige atuali- za o constante, que deve ser orientada pela tica e pelos padr es de conduta, tendo como base os conhecimentos t cnico-cient ficos desenvolvidos pela rea nas ltimas d cadas. A aplica o correta da Sistematiza o da Assist ncia em ENFERMAGEM resulta na preven o de riscos sociedade e promove a valoriza o do profissional, na medida em que a categoria passa a ser reconhecida como produtora e fomenta- dora de conhecimento cient fico.

10 Esperamos que este guia possa servir de est mulo ao aprimoramento dos pro- cessos de trabalho dos profissionais de ENFERMAGEM , contribuindo para uma assist ncia segura e livre de danos. Fab ola de Campos Braga Mattozinho Presidente do Coren-SP . 10. 1. Processo de ENFERMAGEM como padr o geral da pr tica Magda Cristina Queiroz Dell'Acqua Neste cap tulo, ser o apresentados os conceitos de trabalho em sa de e em En- fermagem, com o objetivo de valorizar e justificar a utiliza o do Processo de ENFERMAGEM , bem como a coordena o do processo de cuidar e a compet ncia cl nica para o cuidar. Trabalho como processo O Processo de ENFERMAGEM (PE) tem por diferen a essencial do M todo de Solu o de Problemas ser proativo, destacando-se pela necessidade de investi- ga o cont nua dos fatores de risco e de bem-estar, mesmo quando n o houver problemas.


Related search queries