Example: marketing

MÉTODOS PSICOPEDAGOGICOS: A …

_____ Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista, especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional, Cursando Licenciatura em Letras (Portugu s e Espanhol) pela Universidade Estadual Paulista UNESP, Mestranda em Psicologia na linha de pesquisa: Epistemologia rela o sujeito e objeto, tamb m pela Universidade Estadual Paulista UNESP - Assis, e bolsista da CAPES. M TODOS PSICOPEDAGOGICOS: A APRENDIZAGEM DE CRIAN AS COM TRANSTORNO DE D FICIT DE ATEN O E HIPERATIVIDADE (TDAH) BATISTA, Drielly Adrean UNESP Grupo de Trabalho: Psicopedagogia Ag ncia Financiadora: n o contou com financiamento Resumo A psicopedagogia um campo de atua o, que podemos identificar como a principio a jun o da pedagogia com a psic

29471 aprofundam as questões sobre as dificuldades de aprender e com isso, vai construindo uma intervenção preventiva: Os profissionais da pscicopedagogia, passam a sentir ,pensar e agir, novas ações

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of MÉTODOS PSICOPEDAGOGICOS: A …

1 _____ Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista, especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional, Cursando Licenciatura em Letras (Portugu s e Espanhol) pela Universidade Estadual Paulista UNESP, Mestranda em Psicologia na linha de pesquisa: Epistemologia rela o sujeito e objeto, tamb m pela Universidade Estadual Paulista UNESP - Assis, e bolsista da CAPES. M TODOS PSICOPEDAGOGICOS: A APRENDIZAGEM DE CRIAN AS COM TRANSTORNO DE D FICIT DE ATEN O E HIPERATIVIDADE (TDAH) BATISTA, Drielly Adrean UNESP Grupo de Trabalho: Psicopedagogia Ag ncia Financiadora.

2 N o contou com financiamento Resumo A psicopedagogia um campo de atua o, que podemos identificar como a principio a jun o da pedagogia com a psicologia, com o respectivo objetivo, o desenvolvimento de estrat gias para ser trabalhada com crian as com dificuldades de aprendizagem, seja ela, na parte escolar, social e comportamental. Uma das principais caracter stica dessa rea o acompanhamento, tamb m de crian as que sofrem com o transtorno de d ficit de aten o e hiperatividade, que mesmo a crian a fazendo o tratamento com o m dico e com os outros profissionais, n o consegue suprir as suas limita es que est o extremamente ligada a rea escolar.

3 A interven o psicopedagogica fundamental, pois ela que ir intervir sobre as dificuldades que j foram associadas pelo TDAH, principalmente na vida escolar, tratando as barreias existentes, tanto no processo social, quanto no processo escolar. A psicopedagoga uma grande pe a desse quebra-cabe a (tratamento), pois ela, junto com os pais e a professora da crian a, que ir trabalhar as lacunas que ainda existem na aprendizagem, trabalhando os processos sociais, cognitivos, afetivos, escolares.

4 Portanto, o objetivo desse trabalho analisar os m todos psicopedagogicos para trabalhar com crian as que apresentam Transtorno de D ficit de Aten o e Hiperatividade, seja ele no ambiente escolar ou na clinica contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, moral e f sico dessas crian as. Ao final se conclui que a interven o do psicopedagogo de extrema import ncia para que o tratamento resultando aspectos positivos, por meio de oficinas psicopedagogicas, psicomotricidade, e das brincadeiras e jogos em gerais, ou at mesmo atividades l dicas proporcionando uma altera o muito favor vel na vida dessas crian as.

5 Palavras-chave: Aprendizagem. Psicopedagogia. Hiperatividade. 29470 Introdu o Os primeiros Centros Psicopedag gicos foram fundados na Europa, em 1946, por J Boutonier e George Mauco, com dire o m dica e pedag gica. Estes Centros uniam conhecimentos da rea de Psicologia, Psican lise e Pedagogia, onde tentavam readaptar crian as com comportamentos socialmente inadequados na escola ou no lar e atender crian as com dificuldades de aprendizagem apesar de serem inteligentes.

6 (MERY apud BOSSA, 2000, p. 39) Esperava-se por meio desta uni o, Psicologia-Psican lise-Pedagogia, conhecer a crian a e o seu meio, para que fosse poss vel compreender o caso para determinar uma a o reeducadora. Diferenciar os que n o aprendiam, apesar de serem inteligentes, daqueles que apresentavam alguma defici ncia mental, f sica ou sensorial era uma das preocupa es da poca. Observamos que a psicopedagogia teve uma trajet ria significativa tendo inicialmente um car ter m dico-pedag gico dos quais faziam parte da equipe do Centro Psicopedag gico: m dicos, psic logos, psicanalistas e corrente europ ia influenciou significativamente a Argentina.

7 Conforme a psicopedagoga (FERNANDEZ apud BOSSA, 2000, p. 41). Com isso a Psicopedagogia surgiu na Argentina h mais de 30 anos e foi em Buenos Aires, sua capital, a primeira cidade a oferecer o curso de Psicopedagogia. A psicopedagogia chegou ao Brasil, na d cada de 70, cujas dificuldades de aprendizagem nesta poca eram associadas a uma disfun o neurol gica denominada de disfun o cerebral m nima. Inicialmente, os problemas de aprendizagem foram estudados e tratados por m dicos na Europa no s culo XIX e no Brasil percebemos, ainda hoje, que na maioria das vezes a primeira atitude dos familiares levar seus filhos a uma consulta m dica.

8 Visca apud Bossa (2000, p. 21) nos diz: A Psicopedagogia foi inicialmente uma a o subsidiada da Medicina e da Psicologia, perfilando-se posteriormente como um conhecimento independente e complementar, possu da de um objeto de estudo, denominado de processo de aprendizagem, e de recursos diagn sticos, corretores e preventivos pr prios. A psicopedagogia institucional-escolar podemos considerar que, engloba o profissional da psicopedagogia onde procura refletir sobre a aprendizagem do aluno, com a rela o e a informa o com conceitos em diferentes reas do conhecimento, buscando os diagn sticos e amplia o da pr tica em sala de aula, junto com os professores, e entre outros profissionais.

9 Com apoio esses profissionais s o como agentes que favorecem sentido a institui o, a proposta pedag gica acaba por ser institucional, esse trabalho um novo espa o, onde se 29471 aprofundam as quest es sobre as dificuldades de aprender e com isso, vai construindo uma interven o preventiva: Os profissionais da pscicopedagogia, passam a sentir ,pensar e agir, novas a es frente o aprendizado dos pr prios conceitos na escola. O educador passa, nesse processo ideol gico, a rever o seu pr prio processo de aprender.

10 O profissional de psicopedagogia contribui intelectualmente com as vivencias e pr ticas por meio de oficinas, por exemplo. Os processos da psicopedagogia. A psicopedagogia um campo de atua o, que podemos identificar como a principio a jun o da pedagogia com a psicologia, com o respectivo objetivo, o desenvolvimento de estrat gias para ser trabalhada com crian as com dificuldades de aprendizagem, seja ela, na parte escolar, social e comportamental. O profissional da psicopedagogia, deve tomar a frente para tentar suprir as lacunas que ficam pertinentes referentes ao processo de aprendizagem dessas crian as.