Example: stock market

MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL …

meio AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS Karoline Rezende Thomaz da Silva Priscila Casa Grande Prof. Esp. Francisco C sar Vendrame Prof Esp. Jovira Maria Sarraceni Prof M ris de C ssia Ribeiro Vendrame Lins SP 2009 Generated by Foxit PDF Creator Foxit For evaluation only. 1 meio AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS RESUMO Este artigo tem como objetivo conhecer como as empresas tratam rela o com o meio AMBIENTE e RESPONSABILIDADE SOCIAL , desta forma ser mostrado que grande parte das empresas hoje trabalham com grande foco nesse assunto, n o podendo esquecer que mesmo com o aumento dos custos as empresas obt m lucro e podendo adquirir o selo ISO 14001 que mostra aos consumidores que a empresa tem RESPONSABILIDADE com o meio AMBIENTE .

1 MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS RESUMO Este artigo tem como objetivo conhecer como as empresas tratam à relação com o

Tags:

  Social, Responsabilidades, Ambiente, Meio, Meio ambiente e responsabilidade social

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL …

1 meio AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS Karoline Rezende Thomaz da Silva Priscila Casa Grande Prof. Esp. Francisco C sar Vendrame Prof Esp. Jovira Maria Sarraceni Prof M ris de C ssia Ribeiro Vendrame Lins SP 2009 Generated by Foxit PDF Creator Foxit For evaluation only. 1 meio AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS RESUMO Este artigo tem como objetivo conhecer como as empresas tratam rela o com o meio AMBIENTE e RESPONSABILIDADE SOCIAL , desta forma ser mostrado que grande parte das empresas hoje trabalham com grande foco nesse assunto, n o podendo esquecer que mesmo com o aumento dos custos as empresas obt m lucro e podendo adquirir o selo ISO 14001 que mostra aos consumidores que a empresa tem RESPONSABILIDADE com o meio AMBIENTE .

2 Trata tamb m da import ncia do SGA (Sistema de Gest o Ambiental), nas empresas onde o mesmo pode analisar, implementar e utilizar os 4 Rs, (reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar). Hoje em dia este assunto est sendo muito aplicado, pois al m dos cuidado em preservar o meio AMBIENTE e tentar melhorar a consci ncia da sociedade tr s muitos benef cios as empresas que os praticam. Palavras chave: Empresa, meio AMBIENTE , RESPONSABILIDADE SOCIAL e Gest o Ambiental Generated by Foxit PDF Creator Foxit For evaluation only. 21. INTRODU O A partir da d cada de 60 nos paises desenvolvidos e nos em desenvolvimento surge a busca pela prote o ao meio AMBIENTE , desde ent o as empresas come aram a implementar programas que trabalham e buscam melhorias para este tema, podemos usar como exemplo o SGA (Sistema de Gest o Ambiental), que planejar as atividades que podem minimizar e eliminar os impactos ambientais.

3 O sistema uma ferramenta muito importante para as empresas saberem o quanto seus produtos tem com o meio AMBIENTE . A gest o ambiental a humanidade ter consci ncia em rela o utiliza o do meio AMBIENTE de um modo mais inteligente para extrair apenas o que pode ser devolvido. E se isso n o for poss vel tentar recuperar aquilo que j foi destru do. Para n o ocorrer como est acontecendo com a Amaz nia, por exemplo. A pr tica da gest o ambiental empresarial quando bem aplicada, pode minimizar os custos, evitar desperd cios de mat rias-primas e recursos naturais. A empresa tamb m deve passar essa pr tica adiante, a seus colaboradores para que n o ocorra falta de informa o entre si, para que desta forma todos saibam a import ncia da gest o ambiental e possam aplic -la.

4 Podendo lembrar tamb m que a sociedade tem um papel fundamental neste processo, pois a mesma pode servir de exemplo para outras gera es. Assim empresa e sociedade buscam juntas o melhor para o meio AMBIENTE . A busca por este trabalho vem crescendo muito, pois o mundo espera que as for as do mercado protejam e melhorem a qualidade do meio AMBIENTE e que tudo isso seja realizado com tica e de forma ecologicamente respons vel. 2. meio AMBIENTE O meio AMBIENTE muito importante para sobreviv ncia dos seres vivos em nosso planeta. Por isso devemos cuidar e preservar o meio AMBIENTE em que vivemos. A partir da d cada de 60 despertou nos paises desenvolvidos e nos em desenvolvimento a consci ncia e a extrema necessidade da prote o e renova o dos recursos naturais e do meio AMBIENTE .

5 Generated by Foxit PDF Creator Foxit For evaluation only. 3 Segundo Tachizawa (2005), os gastos da empresa com prote o ambiental a partir dos anos 80 come aram a serem vistos n o como custos, mas com investimentos no futuro e vantagens competitivas. Com a explora o excessiva dos recursos naturais e o grande aumento da polui o do ar, gua e solo, o meio AMBIENTE acaba se revoltando em rela o aos homens que os polui, causando enchentes de rios que acabam deixando cidades submersas sem recursos para manter suas rotinas e trabalhos. Gerando tamb m doen as como: dengue, malaria, leptospirose, febre amarela entre outras. Os bens naturais ( gua, ar) j n o s o mais bens gr tis. Por exemplo, a gua possui valor econ mico e cada vez se pagar mais por esse recurso ind strias, principalmente com tecnologias avan adas, necessitam de reas com relativa pureza atmosf rica.

6 Ao mesmo tempo, uma resid ncia num bairro com ar puro custa bem mais do que uma casa em regi o polu da. A sociedade em geral e a vizinhan a em particular est cada vez mais exigente e cr tica no que diz respeito a danos ambientais e polui o provenientes de empresas e atividades. Organiza es n o-governamentais est o sempre mais vigilantes, exigindo o cumprimento da legisla o ambiental, a minimiza o de impactos, a repara o de danos ambientais ou impedem a implanta o de novos empreendimentos ou atividades. A contamina o do meio AMBIENTE natural pelas ind strias teve inicio com a Revolu o Industrial no s culo XIX, e dessa poca em diante, o problema teve um crescimento exponencial, provocando in meras cat strofes ambientais que tiveram repercuss o local, regional e global.

7 (DIAS, 2006, ) O surgimento e o crescimento da ind stria fez com que fam lias mudassem da zona rural para urbana e assim surgiu o desenvolvimento, trazendo com ele inova es, conforto , mudan as grandes, consumos e gerando acumulo de lixo e produzindo polui o. Generated by Foxit PDF Creator Foxit For evaluation only. 4 Com isso toda produ o gera lixo envolve riscos ao ser humano e ao meio AMBIENTE , mas antes de qualquer coisa necess rio levar em conta a sa de dos mesmos. Conforme Secretaria do meio AMBIENTE (2003), a melhor coisa que se pode dizer sobre as condi es do meio AMBIENTE mundial que as pessoas est o come ando a preocupar-se com esse problema. Gest o Ambiental No Brasil, o tema come ou a ganhar destaque com a publica o de algumas obras pioneiras.

8 Donaire (1994) realizou um estudo sobre a interioriza o da dimens o ambiental na organiza o de empresas industriais. Maimon (1996) abordou quest es concernentes rela o entre exporta o e ado o de instrumentos de gest o ambiental em empresas brasileiras. As s nteses dessas obras foram publicadas em peri dicos nacionais (Donaire, 1994; Maimon, 1994). A gest o ambiental n o mais vista somente pelos ecologistas ou pessoas do ramo, mas sim uma fonte de recursos financeiros. A gest o ambiental a humanidade ter consci ncia em rela o a utiliza o do meio AMBIENTE de um modo mais inteligente para extrair apenas o que pode ser devolvido. E se isso n o for poss vel tentar recuperar aquilo que j foi destru do. A pr tica da Gest o Ambiental introduz a vari vel ambiental no planejamento empresarial e, quando bem aplicada, permite a redu o de custos diretos pela diminui o do desperd cio de mat rias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como gua e energia e de custos indiretos representados por san es e indeniza es relacionadas a danos ao meio AMBIENTE ou sa de e da popula o de comunidades que tenham proximidade geogr fica com as unidades de produ o da empresa.

9 (Gest o Ambiental, 2008). O objetivo maior da gest o ambiental busca permanente de melhoria da qualidade ambiental dos servi os, produtos e AMBIENTE de trabalho. Esta busca, portanto um processo de melhoria constante do sistema de gest o ambiental. A RESPONSABILIDADE da gest o ambiental n o est restringida somente as empresas, mas tamb m para a popula o em geral. O povo necessita de reeduca o, cultura e discernimento da import ncia deste assunto. Generated by Foxit PDF Creator Foxit For evaluation only. 5 Compradores de produtos intermedi rios est o exigindo cada vez mais produtos que sejam produzidos em condi es ambientais favor veis. A imagem de empresas ambientalmente saud veis mais bem aceita por acionistas, consumidores, fornecedores e autoridades p blicas.

10 Acionistas conscientes da RESPONSABILIDADE ambiental preferem investir em empresas lucrativas sim, mas ambientalmente respons veis. A gest o ambiental empresarial est na ordem do dia, principalmente nos pa ses ditos industrializados e tamb m j nos pa ses considerados em vias de desenvolvimento. A partir do momento que a popula o vai tomando conhecimento da preserva o do meio AMBIENTE a opini o publica sente a necessidade de pressionar empresas a cumprirem o seu papel diante dessa situa o. O mercado consumidor tamb m contribui para com a RESPONSABILIDADE SOCIAL , comprando mercadorias que ajudam o meio AMBIENTE , analisando as embalagens que possuem o selo ISO 14000, que atesta participa o com os cuidados do meio AMBIENTE . A sociedade tamb m deve cumprir seu papel de RESPONSABILIDADE perante o meio AMBIENTE , n o desperdi ando, n o jogando lixo em vias publicas e praticando meios que levam a coleta seletiva.


Related search queries