Example: stock market

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: OBSERVAÇÃO DA …

EST GIO SUPERVISIONADO: OBSERVA O DA PR TICA DOCENTE NO 2 ANODO ENSINO FUNDAMENTAL E ARTICULA O COM A TEM TICA MEIOAMBIENTEP ollyanna Braga Barbosa Pascoal, Patr cia Ediv nia Rodrigues do NascimentoUniversidade Estadual da Para baResumo:O est giosupervisionado visa proporcionar ao aluno um momento de relacionar a teoriaapresentada em sala pr tica utilizada nas salas de educa o doEnsinoFundamental I. O presenterelat rio resultado do trabalho de observa o realizado na Escola Municipal Paulo Freire nomunic pio de Campina Grande-PB, noper odo de 3 a 9desetembrode objetivo doest gio foi colocaras estagi riasfrente s situa es vividas em sala, compreendendo a forma comoest o sendo desenvolvidas e sua rela o com o contexto,bem como resgatar os conhecimentos dasconstru es das pr ticas educativas articulando tem tica meio relat rio est organizado emsetemom

resgatar os conhecimentos das construções das práticas educativas articulando à temática Meio Ambiente. No decorrer do estágio foram realizadas entrevistas, leituras e observações que permitiram a

Tags:

  Ambiente, Meio, Meio ambiente

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of ESTÁGIO SUPERVISIONADO: OBSERVAÇÃO DA …

1 EST GIO SUPERVISIONADO: OBSERVA O DA PR TICA DOCENTE NO 2 ANODO ENSINO FUNDAMENTAL E ARTICULA O COM A TEM TICA MEIOAMBIENTEP ollyanna Braga Barbosa Pascoal, Patr cia Ediv nia Rodrigues do NascimentoUniversidade Estadual da Para baResumo:O est giosupervisionado visa proporcionar ao aluno um momento de relacionar a teoriaapresentada em sala pr tica utilizada nas salas de educa o doEnsinoFundamental I. O presenterelat rio resultado do trabalho de observa o realizado na Escola Municipal Paulo Freire nomunic pio de Campina Grande-PB, noper odo de 3 a 9desetembrode objetivo doest gio foi colocaras estagi riasfrente s situa es vividas em sala, compreendendo a forma comoest o sendo desenvolvidas e sua rela o com o contexto,bem como resgatar os conhecimentos dasconstru es das pr ticas educativas articulando tem tica meio relat rio est organizado emsetemomentos.

2 Caracteriza o da escola, o trabalho pedag gico,aorganiza o doambiente f sico, materiais pedag gicos,procedimentos da professora, relato da observa o dapr tica docente na sala de2 ano do Ensino Fundamental e finalmente a educa o ambiental naescola,o que implica o acompanhamento did tico pedag gico no exerc cio das est gio foram realizadas entrevistas, leituras e observa es que permitiram aconstru odo relat rio. As conclus es que ora apresentamos se constituem das nossas an lises cr ticas econstrutivas das viv ncias de aprendizagem e o redimensionamento da a o pedag gica nas salasdoEnsinoFundamental :Est gio Supervisionado; Ensino Fundamental I; Doc ncia; meio ambiente .

3 Forma OO Est gio Supervisionado o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campode atua Pimenta e Lima (2004) oest gio o eixo central na forma o de professores,pois atrav s dele que o profissional conhece os aspectos indispens veis para a forma o daconstru o da identidade e dos saberes do gio surge como um processofundamental na forma o do aluno estagi rio, pois a forma de fazer a transi o de aluno um momento da forma o em que o graduando pode vivenciar experi ncias,conhecendo melhor sua rea de atua o,de tal modoquesua forma o tornar-se- maissignificativa, produzindodiscuss es.

4 Possibilitando umaboareflex o cr tica, construindo a suaidentidade e lan ando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a fun o do relat rio que segue resulta das visitas realizadas Escola Municipal Paulo Freire, localizadana Cidade de Campina Grande PB, cujo objetivo foi o de observar pr tica docente nas s riesiniciais do Ensino Fundamental, colocando as estagi rias frente s situa es vividas em sala,compreendendo a forma como est o sendo desenvolvidas e sua rela o com o contexto, bem comoresgatar os conhecimentos das constru es das pr ticas educativas articulando tem tica decorrer do est gio foram realizadas entrevistas, leituras e observa es que permitiram aconstru o do relat rio.

5 As conclus es que ora apresentamos se constituem das nossas an lisescr ticas e construtivas das viv ncias de aprendizagem e o redimensionamento da a o pedag gicanas salas do EnsinoFundamental EST GIO: OBSERVA OPor meio da observa o, aslicenciandas puderam refletirsobre e vislumbrar futuras a espedag gicas, visto que, o est gio oferece um momento privilegiado em que o estudante aprende evai aprendendo com a realidade escolar. Enquanto campo de conhecimento, o est gio se produz naintera o dos cursos de forma o com o campo social no qual se desenvolvem as pr ticaseducativas (PIMENTA e LIMA, 2004, p.)

6 6).Assim, durante o Est gio Supervisionado V, asfuturas professoras observaramo cotidiano do fazer pedag gico de uma escola municipal, tendo aoportunidade de realizar a diagnose/caracteriza o da institui o, investigando o seu contextoeducativo, culminando com a elabora o do relat rio de observa o da EscolaAEscola Municipal Paulo Freire est localizadana Rua Luan Sousa e Silva, n 300,nobairro Mutir o em Campina Grande, pr xima ao pres dio do Serrot o e s margens da BR 230,considerada uma das mais importantes da cidade, dando acesso ao Distrito Industrial e a BR imedia es da institui o compreendem ruas residenciais com pequenas casas de com rcio.

7 Aclientela atendida abriga as mais diversas cren as que v o desde as fam lias evang licas at as quese consideram sem religi o. A unidade foi constru da especificamente para atender crian as deEduca o Fundamental I, mesmo assim, atende duas turmas de Educa o Infantil. A escola contacom um espa o bastante amplo e se encontra em boas condi es para receber as crian as, o espa oao ar livre utilizado para atividades f sicas diversificadas, al m de p tio com rea coberta. Nomais,ainda disp e de seis salas de aula, quinze banheiros, cozinha, despensa, refeit rio, secretaria,almoxarifado, sala de computa o, sala de leitura e v deo e sala de professores.

8 A institui o disp ede uma ampla estrutura f sica, que condiz muito bem com os padr es exigidos para o atendimentode alunos de educa o , a escolaconta com 10 professoras, sendo 3 efetivas da rede municipal e 7atuando como professoras pr -tempore, mas todas com forma o superior. A gestora em exerc cioatua h 18 anos no magist rio e tamb m tem forma o superior em Pedagogia. Na atual fun o,gestora, est a quatro anos, dando in cio ao seu segundo mandato e o acesso se deu atrav s deelei o em ambos. A equipe t cnico-pedag gica formada apenas por 1 assistente social e 1supervisora.

9 De acordo com o ltimo senso, a institui o atende 281 crian as, nos turnos manh etarde e distribu das nas turmas de Educa oInfantil Pr -1 e Pr -2 e do 1 ao 5 ano de escola atende crian as cujas fam lias t m os mais variados n veissocioecon micos, umavez que s o fam lias sustentadas com trabalho informal, outras com trabalho formal de carteiraassinada e outras com benef cios do governo sala do 2 ano, foi poss vel observar que as crian as s o extremamente comunicativas eativas, participando das atividades propostas sempre que solicitadas, demonstrando interesse eposicionamento diante das mesmas.

10 A rela o com a professora e demais colegas muito boa o quecontribui para o bom andamento das atividades e tranquilidade do pr prio ambiente . A educadoradesenvolve um trabalho que promove significa o, intera o e socializa o para as crian as; asatividades propostas s o realizadas considerando a crian a e seu contexto, dentro do tema sugeridoou de acordo com a necessidade observada. De acordo com oBRASIL(1998, ) a intera osocial em situa es diversas umadas estrat gias mais importantes do professor para a promo ode aprendizagens pelas crian as . Tal proposi o tamb m aplic vel em qualquer ano Trabalho Pedag gicoO trabalho pedag gico desenvolvido a partir dos eixos tem ticos propostos pela Secretariade Educa o do munic pio, o que n o impede que a unidade busque outros temas para seremtrabalhados dependendo da necessidade e considerando o contexto no qual est inserida.


Related search queries