Example: confidence

O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NA …

O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NA INTEGRA O DA. LUDICIDADE COMO FORMA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Autor: Maria do Socorro Duarte Pinto Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Co-autor (1): Maria Ranilda Duarte Rodrigues Faculdades Integradas de Patos - FIP. Co-autor (2): Juliana Alves de S . Servi o Social- Assistente Social Co-autor (3): Ver nica Gomes Ancleto Faculdade Santa Maria RESUMO: O l dico constitui uma pr tica social que sempre esteve presente na hist ria da humanidade, em sua grande parte utilizada como forma de lazer, tendo em vista sua capacidade de proporcionar prazer, divers o, alegria, felicidade, interesse, dentre outras manifesta es positivas no indiv duo.

O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NA INTEGRAÇÃO DA LUDICIDADE COMO FORMA DE ENSINO-APRENDIZAGEM Autor: Maria do Socorro Duarte Pinto Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NA …

1 O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NA INTEGRA O DA. LUDICIDADE COMO FORMA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Autor: Maria do Socorro Duarte Pinto Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Co-autor (1): Maria Ranilda Duarte Rodrigues Faculdades Integradas de Patos - FIP. Co-autor (2): Juliana Alves de S . Servi o Social- Assistente Social Co-autor (3): Ver nica Gomes Ancleto Faculdade Santa Maria RESUMO: O l dico constitui uma pr tica social que sempre esteve presente na hist ria da humanidade, em sua grande parte utilizada como forma de lazer, tendo em vista sua capacidade de proporcionar prazer, divers o, alegria, felicidade, interesse, dentre outras manifesta es positivas no indiv duo.

2 O l dico passou a ser usado como forma de aprendizagem, haja vista ser al m de um passatempo, uma grande ferramenta no processo de desenvolvimento, que promove processos de socializa o e descoberta do mundo. Portanto o objetivo desse estudo expor e descrever o PAPEL da ESCOLA e do PROFESSOR na integra o da ludicidade como uma ferramente do processo ensino-aprendizagem. Por fim, . importante ressaltar que o brincar uma etapa muito importante na vida de uma crian a, e que pode ser usado no processo do ensino e interferir na aprendizagem, desde que seja trabalhado de forma correta, ou seja, como uma ferramenta de aprendizado. A ludicidade desenvolve habilidades de natureza f sica, social e cognitiva.

3 Deve ser associado a algo alegre e agrad vel que o indiv duo faz de forma livre e espont nea. Atrav s das atividades l dicas, a crian a comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a exist ncia dos outros, estabelece rela- es sociais, constr i conhecimentos. Palavras-chave: Educa o. L dico. Processso ensino aprendizagem. 1 INTRODU O. O l dico constitui uma pr tica socioeducativa utilizada com diferentes fun es, e segundo Teles (1999) consiste em uma importante metodologia que contribui para diminui o dos ndices de fracasso escolar e evas o dos educandos nas escolas, tendo em vista que a pr tica do brincar, al m de ser divertida, uma atividade que desenvolve nos alunos a criatividade, e contribui para tornar a sala de aula um ambiente agrad vel e favor vel ao aprendizado.

4 A institui o educacional deve ser o ambiente que desenvolva a capacidade de sociabiliza o e de aprendizagem dos seus educandos, sendo a mesma respons vel por proporcionar um ambiente de conhecimentos e lazer. E para tanto, a ludicidade t m sido usada como uma ferramenta para proporcionar esse ambiente, desta forma o l dico, refletido nas brincadeiras infantis, usado como forma de aquisi o do conhecimento e lazer. A ludicidade, do ponto vista psicol gico, tem um PAPEL importante, o de preencher uma atividade b sica do ser humano, que torna-lo motivo para a a o, permitindo que esses indiv duos ultrapassem os limites que est o habituados a fazer. Desta forma, a ludicidade estaria inserida no processo de desenvolvimento no n vel potencial, que a capacidade do desenvolvimento de tarefas com ajuda dos outros, nesse caso, a crian a est inserida num contexto social e seus comportamentos s o advindos do processo de rela es interindividuais, e, portanto, a brincadeira pressup e uma aprendizagem social (VYGOTSKY, 1998).

5 Portanto, o objetivo desse trabalho verificar a import ncia do l dico nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como analisar qual a import ncia dessa pr tica no processo de ensino-aprendizagem e forma o do individuo. 2 METODOLOGIA. A metodologia utilizada para delinear este trabalho de cunho bibliogr fico, a partir de estudos te ricos. evidente que esta pesquisa, a qual definida por Silva e Menezes (2001, p. 45) como sendo aquela em que sua base se faz atrav s de dados j elaborados anteriormente como, por exemplo, livros, enciclop dias, peri dicos, revistas e jornais, al m de publica es como artigos cient ficos, resenhas e ensaios cr ticos. Foi utilizada tamb m a abordagem qualitativa visando um aprofundamento te rico- metodol gico cerca da ludicidade como uma ferramente facilitadora do processo ensino aprendizagem.

6 3 Resultados e Discuss es O l dico na forma o do educador O educador consiste na pe a fundamental do processo de ensino-aprendizagem, pois . atrav s dele que ocorre a educa o, quanto de trata de sua forma o muito se tem trabalhado em cima da inclus o, rela es inter familiar, problemas cognitivos, defici ncia e dificuldade na aprendizagem. No entendo tem se trabalhado menos a quest o da ludicidade na forma o do educador (ARRUDA; BROGES, 2011). Em sua maioria os educadores n o brincam em sala de aula, outros por sua vez leva t o a s rio a associa o entre o ensino e aprendizagem com brincadeira, e trabalham e agrega os conte dos da ludicidade diversas vezes por semana. Ao se trabalhar a ludicidade em sala de aula os educadores devem preservam sempre a individualidade de cada aluno, interdisciplinando o l dico com as disciplinas dadas em sala de aula.

7 Assim, ao inserir as atividades l dicas na ESCOLA necess ria uma rela o entre os professores e alunos de forma mais din mica, na qual esse ltimo deve ser um sujeito participativo da aprendizagem, e n o apenas um mero receptor de informa es e conhecimento (DINELLO, 2007). [..] as brincadeiras [ou atividades] dentro do l dico se tornam um aliado e instrumento de trabalho pedag gico super valorizado para se conseguir alcan ar os objetivos de uma constru o de conhecimentos onde o aluno seja participativo ativo. (ANTUNES, 2001, p. 28). Nesse sentido, para que ocorra o desenvolvimento de atividades l dicas educativas no ambiente educacional fundamental garantir a forma o do PROFESSOR e condi es para o exerc cio profissional.

8 [..] ao entender a educa o como um processo historicamente produzido e o PAPEL do educador como agente desse processo, que n o se limita a informar, mas ajudar as pessoas a encontrarem sua pr pria identidade de forma a contribuir positivamente na sociedade e que a ludicidade tem sido enfocada como uma alternativa para a forma o do ser humano, pensamos que os cursos de forma o dever o se adaptar a esta nova realidade. Uma das formas de repensar os cursos de forma o introduzir na base de sua estrutura curricular um novo pilar: a forma o l dica. (SEVERINO, 1991, p. 26). Desta maneira, ser levado a ludicidade at os educandos de acordo com a sua individualidade e perfil de cada turma, correspondendo a sua necessidade, e assim efetivar a real fun o das atividades l dicas, proporcionar o lazer aliado ao aprendizado, ou seja, o aprender brincando, mostrando-se como uma ferramenta pedag gica importante no exerc cio do ensino e na forma o do educador.

9 Todavia, o empenho do PROFESSOR fundamental para que ocorra xito no desenvolvimento do l dico como forma de ensino, e de tal forma, h necessidade de se ter profissionais capacitados no desempenho do seu trabalho, que sejam preocupados em fazer um ensino com diferen a e qualidade incluindo sempre dinamismo nas aulas e tornando-as interessantes (FELINTO, 2000). O educador segue a evolu o social e cultural de sua comunidade e do mundo, e deve utilizar todas as ferramentas e ideias dispon veis para aprender e ensinar, para tornar sua sala de aula o lugar mais encantador do mundo. Queremos a ESCOLA do encantamento onde todos se sintam inclu dos. (HAETINGER, 2005, p. 83). Portanto, o PROFESSOR deve ter uma forma o adequada, e teve da import ncia a tem tica do l dico em seu processo de forma o, bem como os cursos de forma o desses profissionais, haja vista o PAPEL fundamental do PROFESSOR dentro do processo l dico, e ser capaz de perceber as dificuldades, facilidades, problemas, desenvolvimento, intera o, dentre outros efeitos que as atividades l dicas demonstram.

10 Assim, o educador, por meio do l dico pode agir como mediador e iniciador da aprendizagem, e garantir um desenvolvimento f sico, afetivo, intelectual e social dos educandos de forma mais din mica e criativa. O l dico no contexto escolar Durante muito tempo, a sociedade considera a escolinha e a creche como os lugares em que as crian as iram para brincar, por n o terem idades e maturidade para entender certas coisas, enquanto que a ESCOLA nas s ries iniciais seria o lugar de estudar, n o tendo espa o para jogos e/ou brincadeiras. Por m, estudos demonstraram a fun o do l dico como instrumento, metodologia e ferramenta facilitadora da aprendizagem, sendo portanto incorporado e contextualizado nas diversas disciplinas (KISHIMOTO, 2009).


Related search queries