Example: dental hygienist

COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E USO DE …

COMUNICA O, CULTURA DIGITAL E USO DE M DIAS: EXPERIMENTANDO A FOTOGRAFIA com o PROJETO PATOS, UM OLHAR DIGITAL Tatianny Kelly de Oliveria Cidelino; Nadia Farias dos Santos Auzanir Lacerda, Universidade Estadual da Para ba, RESUMO O trabalho intitulado Comunica o, CULTURA DIGITAL e usos de m dias: experimentando a fotografia com o projeto Patos, um olhar DIGITAL surgiu a partir do interesse provocado pela fotografia e da necessidade de aliar ferramentas digitais ao desenvolvimento do macrocampo comunica o, CULTURA DIGITAL e uso de m dias que uma rea inserida no curr culo das escolas de Ensino M dio Inovador. Esse macrocampo refere-se a uma disciplina de uso tecnol gico que visa aproximar os alunos das tecnologias e m dias digitais, dentro dessa perspectiva torna-se necess rio a utiliza o de diferentes ferramentas pedag gicas que aproximem os alunos da tecnologia da informa o e comunica o.

COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E USO DE MÍDIAS: EXPERIMENTANDO A FOTOGRAFIA COM O PROJETO PATOS, UM OLHAR DIGITAL Tatianny Kelly de …

Tags:

  Com o

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E USO DE …

1 COMUNICA O, CULTURA DIGITAL E USO DE M DIAS: EXPERIMENTANDO A FOTOGRAFIA com o PROJETO PATOS, UM OLHAR DIGITAL Tatianny Kelly de Oliveria Cidelino; Nadia Farias dos Santos Auzanir Lacerda, Universidade Estadual da Para ba, RESUMO O trabalho intitulado Comunica o, CULTURA DIGITAL e usos de m dias: experimentando a fotografia com o projeto Patos, um olhar DIGITAL surgiu a partir do interesse provocado pela fotografia e da necessidade de aliar ferramentas digitais ao desenvolvimento do macrocampo comunica o, CULTURA DIGITAL e uso de m dias que uma rea inserida no curr culo das escolas de Ensino M dio Inovador. Esse macrocampo refere-se a uma disciplina de uso tecnol gico que visa aproximar os alunos das tecnologias e m dias digitais, dentro dessa perspectiva torna-se necess rio a utiliza o de diferentes ferramentas pedag gicas que aproximem os alunos da tecnologia da informa o e comunica o.

2 Este artigo tem por objetivo apresentar a experi ncia da utiliza o da fotografia como ferramenta pedag gica e do desenvolvimento do Projeto Patos, um olhar DIGITAL com alunos da rede p blica de uma escola de Ensino M dio Inovador, oportunizando a reflex o dessa ferramenta e seu uso did tico pedag gico. A metodologia consistiu na realiza o de aulas te ricas, e no laborat rio de inform tica, estudo sobre a hist ria da cidade, sele o dos locais a serem fotografados, an lise e sele o das fotografias e a exposi o cultural fotogr fica. A m dia visual fotogr fica apresentou aos alunos os aspectos significativos da cidade em suas diferentes vis es. A atividade pedag gica instigou o interesse e a participa o dos alunos nas atividades propostas durante o projeto, melhorando o rendimento dos alunos nas atividades realizadas e no processo de ensino-aprendizagem.

3 Palavras-chave: comunica o, CULTURA DIGITAL e uso de m dias, fotografia, pr ticas pedag gicas, projetos pedag gicos, tecnologias da informa o e comunica o. INTRODU O O Programa de Ensino M dio Inovador (PROEMI) que uma das pol ticas atuais direcionadas ao ensino m dio que visa garantir o direito a uma educa o de qualidade e integra as a es do Plano de Desenvolvimento da Educa o (PDE) por meio da oferta de amplia o do tempo na escola, redesenho do curr culo e diversidade de pr ticas pedag gicas de modo a procurar atender as necessidades e expectativas da juventude brasileira (MEC, 2013). Nesse sentido, as escolas de ensino m dio integrantes do PROEMI s o orientadas a constru rem o seu Projeto de Redesenho Curricular (PCR) atrav s da inser o de a es estruturadas em diferentes formatos conforme Documento Orientador (BRASIL, 2013, p.)

4 13): A escola dever organizar o conjunto de a es que comp em o PRC a partir dos macrocampos e das reas de conhecimento, conforme necessidades e interesses da equipe pedag gica, dos professores, da comunidade escolar, mas, sobretudo, dos adolescentes, jovens e adultos, alunos dessa etapa da educa o b sica. Os macrocampos s o considerados como um eixo de atua o pedag gico-curricular que possibilita o desenvolvimento de atividades interativas, integradas e integradoras dos conhecimentos e saberes, dos tempos, dos espa os e dos sujeitos envolvidos na a o educacional. (IDEM). Nesse sentido, o macrocampo Comunica o, CULTURA DIGITAL e uso de m dias trata-se de uma disciplina de uso tecnol gico que visa aproximar os alunos das tecnologias e m dias digitais, dentro dessa perspectiva torna-se necess rio a utiliza o de diferentes ferramentas pedag gicas que aproximem os alunos da tecnologia da informa o e comunica o.

5 Assim, sendo procura-se estimular os alunos a se interessarem por diversificadas ferramentas entre elas as relacionadas a imagem, no caso em particular a fotografia que uma forma de registro do cotidiano, da hist ria pessoal ou coletiva, de momentos que desejamos eternizar. A fotografia apreende como registro os elementos sociais, culturais e econ micos (KOSSOY, 2001) e sua utiliza o como ferramenta pedag gica oferece muitas possibilidades de intera o entre os ambientes educacionais e a realidade local por meio da pesquisa e an lise desses registros. Como coloca Kossoy (2001, p. 32): As fontes fotogr ficas s o uma possibilidade de investiga o e descoberta que promete frutos na medida em que se tentar sistematizar suas informa es, estabelecer metodologias adequadas de pesquisa e an lise para a decifra o de seus conte dos e, por consequ ncia, da realidade que os originou.

6 Como representa o da realidade a fotografia possibilita reflex es sobre o mundo e o modo como vivemos, nossa hist ria, costumes, tradi es e valores oportunizando o conhecimento aprofundado dos aspectos que nos cercam. Sobre a linguagem imag tica Kossoy (1989, p. 20) afirma que: As fotos n o s o meras ilustra es ao texto. As fontes fotogr ficas s o uma possibilidade de investiga o e descoberta que promete frutos na medida em que se tenta sistematizar suas informa es, estabelecer metodologias adequadas de pesquisa e an lise para a decifra o de seus conte dos e, por conseq ncia da realidade que os originou. A utiliza o da fotografia como ferramenta pedag gica a servi o da aprendizagem dos alunos visa introdu o na escola de uma pedagogia da visualidade que traz para as pr ticas pedag gicas estudos da CULTURA visual e de seu modo de percep o pelos alunos a partir da an lise e reflex o de cenas do cotidiano capturadas pelas fotografias.

7 Cunha (2005, ) sobre a pedagogia da visualidade expressa que: As pedagogias visuais, entendidas aqui como os processos educativos efetuados pelas imagens, passam a compor um curr culo paralelo, dentro e fora das escolas, funcionando como uma esp cie de curr culo visual. As pedagogias da visualidade formulam conhecimentos e saberes que n o s o ensinados e aprendidos explicitamente, mas que existem, circulam, s o aceitos e produzem efeitos de sentido sobre as pessoas. Entender as pedagogias da visualidade, dentro e fora das escolas, fundamental para que se compreenda como estamos sendo regulados por elas, como crian as, homens, mulheres de diferentes contextos sociais e culturais est o construindo suas identidades e vis es de mundo a partir de seus ensinamentos.

8 A partir disso e do interesse provocado pela fotografia surgiu o projeto Patos, um olhar DIGITAL : vis es discentes da morada do sol. O tema do projeto surgiu da necessidade de aliar ferramentas digitais ao desenvolvimento do macrocampo comunica o, CULTURA DIGITAL e uso de m dias e por ocasi o do anivers rio da cidade de Patos PB que completa 111 anos de sua eleva o a categoria de cidade a tem tica do projeto foi escolhida como forma de homenagear a cidade com uma exposi o fotogr fica resultado da vis o dos alunos sobre a cidade e unindo os temas locais a utiliza o da fotografia. A exposi o fotogr fica realizada pelos alunos envolvidos no projeto revelou suas vis es sobre a cidade de Patos atrav s de fotos retiradas sob diversas ticas e analisados pelos mesmos por meio da m dia visual.

9 A realiza o deste trabalho possibilitou a reflex o sobre diversas situa es vivenciadas na escola, como explorar no meio educacional diferentes formas de atividades com foco nas tecnologias que refor am a import ncia da intera o aluno/professor, professor/aluno, a troca de ideias, al m de um ambiente motivador e prop cio para a busca de constru o do conhecimento. A realiza o da atividade foi bastante significativa e gratificante, pois possibilitou aos alunos a oportunidade de desenvolver uma pr tica que busca aproximar as atividades propostas com sua realidade cotidiana, com isso o trabalho realizado engloba os diferentes tipos de tecnologias utilizados dentro da pr tica pedag gica. Este artigo tem por objetivo apresentar a experi ncia da utiliza o da fotografia como ferramenta pedag gica e do desenvolvimento do Projeto Patos, um olhar DIGITAL com alunos da rede p blica de uma escola de Ensino M dio Inovador, oportunizando a reflex o dessa ferramenta e seu uso did tico pedag gico.

10 METODOLOGIA Este projeto apresenta em seu delineamento metodol gico a experimenta o qualitativa atrav s da observa o participante natural como expressa Gil (2009) com a an lise da realidade e efeitos nos participantes envolvidos. Para tanto, exp e sua metodologia desenvolvida durante a realiza o do referido Projeto, objeto da an lise deste artigo. O projeto desenvolvido que teve como tem tica principal uma exposi o fotogr fica realizada pelos alunos do primeiro ano C do ensino m dio inovador no macrocampo Comunica o, CULTURA DIGITAL e uso de m dias que teve como experi ncia utilizar os diferentes tipos de m dias digitais para o desenvolvimento do projeto. Foram realizadas aulas te ricas mostrando aos alunos envolvidos os recursos que deveriam ser utilizados para a realiza o das aulas de campo, ap s relatar como as fotos deveriam ser retiradas foi feita uma divis o das equipes que envolvia as diferentes tem ticas que foram abordadas no projeto sendo as mesmas divididas em: Religiosidade que englobou uma grande maioria das vertentes religiosas da cidade de Patos PB; A vis o da cidade sob o aspecto urban stico e o lazer, mostrando as principais ruas e pra as da cidade; Os espa os de promo o de CULTURA que mostrou o museu Ernani S tiro, o centro de CULTURA Amaury de Carvalho.


Related search queries