Example: confidence

Prática de Perícia Contábil 5ª ed - IOB

Pr tica de Per cia Cont bilRemo Dalla ZannaGraduado em economia e contabilidade, especializou-se em administra o finan-ceiras na FGV e ISE, concluiu o mestrado em administra o de neg cios na UNI-CID. autor da Cole o PER CIA CONT BIL com tr s livros: Contabilidade Instru-mental para Peritos; Per cia Cont bil em Mat ria Financeira e Pr tica de Per cia Con-t bil. Perito Judicial e Extrajudicial; Avaliador Judicial e Extrajudicial; Consultor de Empresas e Professor. s cio das empresas: (a) RDZ Forma o de Peritos Ltda. e (b) TRANSFORMA O Consultoria em Desenvolvimento Humano 5 edi o. Agrade o a Deus pelos dons e pela sa de com que fui aquinhoado. Agrade o aos colegas peritos e professores que com suas cr ticas construtivas proporcionaram revis es aos textos da 4 Edi o aperfei oando o conte do deste livro.

Apresentação Decidiu-se elaborar esta quarta edição em face das necessidades de revisão e atualização do conteúdo desta obra. A vida é dinâmica.

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Prática de Perícia Contábil 5ª ed - IOB

1 Pr tica de Per cia Cont bilRemo Dalla ZannaGraduado em economia e contabilidade, especializou-se em administra o finan-ceiras na FGV e ISE, concluiu o mestrado em administra o de neg cios na UNI-CID. autor da Cole o PER CIA CONT BIL com tr s livros: Contabilidade Instru-mental para Peritos; Per cia Cont bil em Mat ria Financeira e Pr tica de Per cia Con-t bil. Perito Judicial e Extrajudicial; Avaliador Judicial e Extrajudicial; Consultor de Empresas e Professor. s cio das empresas: (a) RDZ Forma o de Peritos Ltda. e (b) TRANSFORMA O Consultoria em Desenvolvimento Humano 5 edi o. Agrade o a Deus pelos dons e pela sa de com que fui aquinhoado. Agrade o aos colegas peritos e professores que com suas cr ticas construtivas proporcionaram revis es aos textos da 4 Edi o aperfei oando o conte do deste livro.

2 Agrade o aos pro-fessores de gradua o e de p s-gradua o que adotaram este livro, em suas edi es anteriores para instruir seus alunos. Agrade o aos meus pais que, da maneira deles, sempre me inspiraram para dar o melhor de mim em tudo que eu fizesse e, principalmente, para que eu visse e atendesse as necessidades dos outros, segundo meus Dalla ZannaApresenta oDecidiu-se elaborar esta quarta edi o em face das necessidades de revis o e atualiza o do conte do desta obra. A vida din mica. Novas Leis e novas Normas devem ser obedecidas para atender evolu o das necessidades sociais e profissionais. Portanto, a atualiza o, a revis o e a amplia o do que fora apresentado no passado atendem s respon-sabilidades profissional e t cnica impl citas nos temas propostos neste livro.

3 Caso n o fosse alvo deste cuidado revisional n o serviria como um efetivo e til instrumento de trabalho para professores, alunos e profissionais da rea pericial cont bil judicial e outro lado, Pr tica de Per cia Cont bil resulta do tratamen-to coerente dos aspectos essenciais introdu o do estudo da per cia cont bil, fundamentado na viv ncia profissional do autor. Exemplos de laudos e de c lculos foram inseridos nesta 4 edi o. Em janeiro de 2010, entrou em vigor a Resolu o CFC n que deu lume Norma Brasileira de Contabilidade Profissional - NBC PP 01 - Perito Judicial e entrou em vigor a Resolu o n com a qual foi renovada a regulamenta o da atividade pericial mediante a Norma Brasileira de Contabilidade NBC PT 01 Per cia Cont objetivo da NBC PP 01 orientar, resumidamente, a inser o do contador na atividade especializada da per cia cont bil, tanto no 8 REMO DALLA ZANNA mbito forense como fora dele; seja no exerc cio da fun o de pessoa de confian a do magistrado ou de confian a da parte que o indicou como assistente t cnico.

4 Estas nomenclaturas ser o explicitadas no decorrer do livro. Por ser pessoa de confian a, os procedimentos inerentes sua atua o profissional pautar-se- o pela tica e pelo conhecimento da mat ria submetida sua aprecia sua vez, o objetivo da NBC PT 01 fornecer ao contador es-pecializado em per cia cont bil um conjunto de regras e procedimentos t cnico-cient ficos que observar em seu trabalho, tais como: exames, vis-torias, indaga es (pesquisas), arbitramentos, avalia es e certifica com essas duas NBCs o Conselho Federal de Conta-bilidade atualizou a regulamenta o das atividades profissionais do perito-contador e do perito-contador assistente e orientou sua atua o. Logo, todos os assuntos mencionados nestas novas normas, de per si, justificam a esta 4 Edi obra tem por escopo, desde a primeira edi o, explicitar didaticamente, com coment rios, exemplos e recomenda es pr ticas, as duas normas acima mencionadas para a pr tica eficaz do profissional ligado per cia cont bil, seja ele um professor, um universit rio ou um profissional atuante.

5 Cada cap tulo desta quarta edi o traduz, em linguagem comum, a filosofia, os conceitos e as pr ticas recomendadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. Esta obra conduz o leitor da fase em que se ensina o que fazer para a fase do como fazer .Os cap tulos foram organizados em uma sequ ncia de temas que permitem um conhecimento crescente e cumulativo, com quatro momentos fortes:(i) a inser o do perito-contador no mundo jur dico;(ii) a confec o do laudo pericial cont bil e do parecer t cnico;(iii) a atua o profissional depois de consignar as pe as t cnicas acima citadas; e(iv) a quest o dos honor rios TICA DE PER CIA CONT BIL 9No ltimo cap tulo, o autor oferece uma compara o entre duas atividades especializadas semelhantes: a per cia e a auditoria cont beis.

6 Apesar de n o servir como motiva o vocacional, esta compara o objetiva facilitar a escolha do acad mico e de leitores em geral por quais dos dois ramos de especializa o cont bil deseja pautar sua vida profissional. Por sua vez, a leitura, o estudo e a interpreta o dos temas abordados nos dez cap tulos oferecidos nesta obra proporcionar o ao leitor vislumbrar os horizontes profissionais de atua o pericial e, com detalhes e profundidade, saber como agir para bem servir um dos tr s poderes, da Rep blica: o Judici rio, tanto no n vel federal como alunos e professores da disciplina Per cia Cont bil ministrada tanto do n vel de gradua o como de p s, encontrar o neste livro as principais informa es de que necessitam para preparar aulas e traba-lhos acad micos.

7 Os cap tulos terminam com uma rela o de artigos do C digo de Processo Civil (CPC) relacionados com a mat ria e um conjunto de perguntas que facilitar o a revis o do conte do profissionais que oferecem servi os cont beis em geral e de-sejam oferecer aos seus clientes tamb m os servi os periciais (laudos e c lculos) encontrar o neste livro todas as orienta es b sicas para sua seguran a cap tulos abordam, lato sensu os seguintes temas:1. A profiss o de contador e a per cia cont O estudo da prova pericial cont O objeto e o objetivo da per cia cont bil. Estes tr s primeiros temas s o o fundamento da pr tica pericial cont bil. Servem como embasamento te rico para desenvol-ver os demais sete temas que abordam, na linguagem usada em nossa especialidade profissional, os assuntos pr ticos do nosso trabalho, como segue:4.

8 Planejamento, organiza o dos trabalhos periciais e dilig n-cias, ou seja, procedimentos anteriores elabora o do laudo;10 REMO DALLA ZANNA5. Pap is de trabalho e quesitos, isto , procedimentos durante a elabora o do Laudo pericial cont bil e parecer t Esclarecimentos e nova per cia, isto , ocorr ncias e procedi-mentos posteriores juntada do Honor rios Per cia cont bil em mat ria Per cia e auditoria cont beis - diferen as e semelhan as entre as atividades de auditor externo e de divis o da mat ria em dez cap tulos objetivou:a) tornar o processo de aprendizagem mais eficaz; eb) facilitar o trabalho do mestre, em sala de sequ ncia dos assuntos visa tornar a leitura fascinante e mostrar a import ncia social do trabalho do perito-contador para a solu o de controv rsias e facilita o de acordos e de decis es judiciais e esta obra, o autor buscou organizar normas e regras e resumir os conhecimentos essenciais para atuar como perito, tratando, inclusive e com total transpar ncia, a quest o dos honor rios profissionais pagos a este tipo de atividade outro lado, como se sabe, esta obra n o cuida de assunto novo; muito pelo contr rio.

9 Logo, o autor n o pretendeu esgotar os temas nele abordados e continua aberto s cr ticas e complementa es que possibilitem a amplia o e o enriquecimento do conhecimento sobre as quest es versadas de maneira que este livro possa ser efetivamente til para os p blicos-alvo e seja, tamb m, uma contribui o adequada ci ncia cont bil aplicada s atividades investigativas.< > rioCAP TULO 1 A PROFISS O DE CONTADOR E A PER CIA CONT BIL1. A Profiss o de Contador e a Per cia Cont bil .. 212. A per cia - Conceito e relacionamento com as demais disciplinas .. 713. Direitos e deveres do perito e penalidades .. 744. A fun o de assistente t cnico, ou seja, do perito-contador assis-tente .. 775. O relacionamento do perito com o magistrado e com os demais usu rios da per cia cont Relacionamento do perito com o magistrado.

10 Relacionamento do perito com o cliente em casos de per cia extrajudicial e consultoria pericial cont bil .. Cadastramento de perito judicial .. Formas de tratamento epistolar e pessoal .. 846. Artigos do C digo de Processo Civil pertinentes a este primeiro cap tulo .. 857. Conjunto de perguntas para revis o deste cap tulo .. 8812 REMO DALLA ZANNACAP TULO 2O ESTUDO DA PROVA PERICIAL CONT BIL1. Entendimento do que seja a 912. Os meios de prova .. 963. Modalidades da prova pericial com nfase na per cia cont bil .. Provas periciais poss veis segundo o CPC .. Provas periciais cont beis segundo a NBC TP 01 - Per cia cont bil .. Esp cies de per cias cont beis.


Related search queries