Example: barber

COBRANÇA BANCÁRIA

COBRAN A BANC RIA Interc mbio Eletr nico de Arquivos Layout de Arquivos FEBRABAN 240 Janeiro 2017 Cobran a FEBRABAN 240 2 ndice 1. No es B sicas .. 4 Apresenta o .. 4 Cobran a Ita .. 4 2. Informa es T cnicas .. 5 Meios de interc mbio .. 5 Explica es gerais sobre o arquivo .. 5 Arquivo remessa .. 6 Arquivo retorno .. 6 3. Layout do Arquivo .. 7 Arquivo Remessa .. 7 Arquivo 14 4. Notas 17 Este servi o n o requer cadastramento pr vio junto ao Ita . Dever ser enviado apenas quando o benefici rio desejar registrar ou alterar valor/percentual de multa diferente para o t tulo.. 32 5. Condi es Personalizadas .. 34 6. Testes e Opera es .. 36 7. Anexo A .. 37 Introdu o .. 37 Caracter sticas do BOLETO.

É proibido o repasse de tarifas nos boletos de pagamento conforme determina o contrato de Cobrança e o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078 de 11/09/1990). TESTE / VALIDAÇÃO DE LAYOUT DE ARQUIVOS Após o desenvolvimento do seu arquivo utilize o Validador de Layout de Arquivos (Resultado da validação On-line).

Tags:

  Contrato, Contrato de

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of COBRANÇA BANCÁRIA

1 COBRAN A BANC RIA Interc mbio Eletr nico de Arquivos Layout de Arquivos FEBRABAN 240 Janeiro 2017 Cobran a FEBRABAN 240 2 ndice 1. No es B sicas .. 4 Apresenta o .. 4 Cobran a Ita .. 4 2. Informa es T cnicas .. 5 Meios de interc mbio .. 5 Explica es gerais sobre o arquivo .. 5 Arquivo remessa .. 6 Arquivo retorno .. 6 3. Layout do Arquivo .. 7 Arquivo Remessa .. 7 Arquivo 14 4. Notas 17 Este servi o n o requer cadastramento pr vio junto ao Ita . Dever ser enviado apenas quando o benefici rio desejar registrar ou alterar valor/percentual de multa diferente para o t tulo.. 32 5. Condi es Personalizadas .. 34 6. Testes e Opera es .. 36 7. Anexo A .. 37 Introdu o .. 37 Caracter sticas do BOLETO.

2 37 Layout do C digo de Barras .. 38 Representa o Num rica do C digo de Barras (IPTE) .. 39 Anexo 1 Modelo de Ficha de Compensa o de Boleto / cuidados no preenchimento .. 41 Anexo 2 C lculo do DAC do C digo de Barras .. 43 Anexo 3 C lculo do DAC da Representa o Num rica .. 45 Anexo 4 C lculo do DAC do campo Nosso N mero , em boletos emitidos pelo pr prio cliente.. 46 Anexo 5 Carteira 198 - (Nosso N mero com 15 posi es) C digo de Barras e Representa o Num 47 Anexo 6 C lculo do Fator de Vencimento .. 49 Anexo 7 Boleto de Proposta .. 50 Introdu o .. 50 Explica es gerais .. 50 Modelo da Ficha de Compensa o .. 51 Janeiro 2017 Cobran a FEBRABAN 240 3 NOVO C DIGO DE RETORNO DE ENTRADA EM COBRAN A (Jan/2017) Foi inclu do um novo c digo de retorno indicando que o boleto n o liquidado no Desconto de Duplicatas foi transferido para Cobran a Simples.

3 C digo dispon vel na Tabela 8 da Nota 23. NOVOS C DIGOS DE RETORNO DA NEGATIVA O EXPRESSA (Fev/2016) Foram disponibilizados novos c digos de retorno que indicam a situa o de entrega da notifica o via (Aviso de Recebimento) em localidades que determinem que a entrega ocorra desta forma. Os novos c digos est o dispon veis na Tabela 10 da Nota 23 deste documento. ATEN O Nas situa es onde o boleto ser utilizado para possibilitar o pagamento decorrente de eventual aceita o de uma oferta de produto e servi os, de uma proposta de contrato civil ou de um convite para associa o, deve-se utilizar obrigatoriamente o modelo do boleto de proposta conforme anexo 7. Boleto de Proposta deste layout. REPASSE DE TARIFA NOS BOLETOS proibido o repasse de tarifas nos boletos de pagamento conforme determina o contrato de Cobran a e o C digo de Defesa do Consumidor (Lei de 11/09/1990).

4 TESTE / VALIDA O DE LAYOUT DE ARQUIVOS Ap s o desenvolvimento do seu arquivo utilize o Validador de Layout de Arquivos (Resultado da valida o On-line). Acesse no Ita Empresas na internet no menu Transmiss o de arquivos > Valida o. Nos casos de emiss o (impress o) do boleto pela empresa, deve-se obrigatoriamente realizar a pr via valida o modelos de boletos junto ao Ita atrav s de c lula especializada. Fale com seu gerente. Para mais detalhes consulte o item 6. Testes e Opera es. Janeiro 2017 Cobran a FEBRABAN 240 4 1. No es B sicas Apresenta o O Ita Unibanco adota o Interc mbio Eletr nico de Arquivos para fornecer maior comodidade, rapidez e seguran a no servi o de cobran a de t tulos prestado aos seus clientes; com ele sua empresa encontrar grandes vantagens, tais como: maior confiabilidade, velocidade no processamento, elimina o de controles manuais e redu o de custos.

5 Este manual esclarece tecnicamente o Interc mbio Eletr nico de Arquivos de cobran a e estabelece as condi es b sicas para sua utiliza o. Cobran a Ita O Ita possui a cobran a adequada necessidade de sua empresa. Existem v rias modalidades de cobran a, cujas caracter sticas s o identificadas pelo c digo e n mero da carteira de cobran a. As principais caracter sticas s o: os boletos podem ou n o ser registrados no Ita ; os boletos podem ser emitidos integralmente pelo Ita e encaminhados para o PAGADOR; em impressora laser ou jato de tinta, sua empresa poder emitir integralmente o boleto de cobran a, desde que respeitadas especifica es definidas pelo Ita ; Sua empresa pode encaminhar ou receber os arquivos pelo Ita Empresas na Internet. Converse com seu gerente do Ita para verificar a carteira e o meio de envio de informa es mais adequado.

6 Janeiro 2017 Cobran a FEBRABAN 240 5 2. Informa es T cnicas Meios de interc mbio Recomenda-se o Ita Empresas na internet como melhor alternativa para troca de arquivos, por ser um meio moderno de comunica o com processos automatizados e pela alta confiabilidade, rapidez e seguran a. Para sua implanta o, basta sua empresa possuir um computador com acesso a internet. O arquivo deve ser do tipo texto, contendo um registro por linha. N o deve ser utilizado nenhum tipo de compactador de arquivos. Explica es gerais sobre o arquivo O layout do arquivo segue padroniza o estabelecida pelo CNAB (Centro Nacional de Automa o Banc ria), rg o t cnico da FEBRABAN (Federa o Brasileira de Bancos), com algumas adapta es s necessidades do Ita . Cada arquivo composto dos seguintes registros: um header de arquivo; lotes de Servi o; um Trailer de Arquivo.

7 Um nico Arquivo pode conter diversos Lotes de Servi os. Os registros Header (0) e Trailer (9) de Arquivo t m identifica o fixa (padr o). Um Lote de Servi o constitu do de: um registro Header de Lote; registros de Detalhe; um registro Trailer de Lote. Um lote de Servi o pode conter vencimentos referentes a diferentes datas. Representando graficamente, o arquivo composto da seguinte maneira: Registro Header do Arquivo ==========================>{ Reg. = 0 } | Registro Header do Lote ==========> { Reg. = 1 } Arquivo Lotes | Registro de Detalhe ==============>{ Reg. = 3 } | Registro Trailer do Lote ===========>{ Reg. = 5 } Registro Trailer do Arquivo ==========================>{ Reg. = 9 } Cada um dos registros composto por campos, sendo poss veis para estes, dois tipos: Alfanum rico (picture X): alinhados a esquerda com brancos a direita.

8 Recomenda-se que todos os caracteres sejam mai sculos, a n o utiliza o de caracteres especiais (ex.: ' ', '?', etc.) e acentuados(ex.: ' ', ' ', ' ', etc.). Campos n o utilizados devem ser preenchidos com brancos; Num rico (picture 9): alinhado a direita com zeros a esquerda. Campos n o utilizados devem ser preenchidos com zeros; V rgula assumida (picture V): indica a posi o dentro de um campo num rico. Exemplo: num campo com picture '9(5)V9(2)', o n mero '876,54' ser representado por '0087654'. Janeiro 2017 Cobran a FEBRABAN 240 6 Arquivo remessa um arquivo enviado pelo cliente ao Ita para: Dar entrada em t tulos; Comandar instru es sobre os t tulos j em carteira; Podem ser enviados v rios arquivos por dia, que todos ser o tratados. Arquivo retorno Di rio um arquivo enviado pelo Ita ao cliente para: Informar as liquida es ocorridas; Confirmar o recebimento dos t tulos e das instru es comandadas pelo cliente; Informar a execu o de comandos previamente agendados (por exemplo, informar a baixa de um t tulo quando completa 120 dias em carteira); Informar alega es dos PAGADORES; Informar erros cometidos no arquivo remessa, rejeitando entradas ou instru es.

9 O arquivo retorno gerado sempre que ocorrer qualquer evento que movimente algum registro em nosso sistema. Se nenhum evento ocorrer, o retorno n o gerado. O layout do arquivo retorno obedece mesma padroniza o independente da carteira utilizada. Se os t tulos n o permanecerem registrados no Ita , apenas as liquida es e as rejei es de comando para impress o ser o informadas no arquivo retorno. Mensal Adicionalmente, tamb m pode ser gerado, mediante cadastro pr vio, um arquivo mensal contendo a posi o de todos os t tulos em carteira no Ita . Basta solicitar pr vio cadastramento. Ordena o dos registros no arquivo retorno Os registros est o listados em ordem crescente de ag ncia / conta corrente / carteira de cobran a e c digo de ocorr ncia. Janeiro 2017 Cobran a FEBRABAN 240 7 3. Layout do Arquivo Arquivo Remessa ARQUIVO REMESSA/RETORNO REGISTRO HEADER DE ARQUIVO TAMANHO DO REGISTRO = 240 Bytes NOME DO CAMPO SIGNIFICADO POSI O PICTURE CONTE DO C DIGO DO BANCO N.

10 DO BANCO NA C MARA DE COMPENSA O 001 003 9(03) 341 C DIGO DO LOTE LOTE DE SERVI O 004 007 9(04) '0000' TIPO DE REGISTRO REGISTRO HEADER DE ARQUIVO 008 008 9(01) '0' BRANCOS COMPLEMENTO DE REGISTRO 009 017 X(09) BRANCOS C DIGO DE INSCRI O TIPO DE INSCRI O DA EMPRESA 018 018 9(01) '1' CPF '2' CNPJ INSCRI O N MERO N. DE INSCRI O DA EMPRESA 019 032 9(14) NOTA 2 BRANCOS COMPLEMENTO DE REGISTRO 033 052 X(20) BRANCOS ZEROS COMPLEMENTO DE REGISTRO 053 053 9(01) '0' AG NCIA AG NCIA MANTENEDORA DA CONTA 054 057 9(04) BRANCOS COMPLEMENTO DE REGISTRO 058 058 X(01) BRANCOS ZEROS COMPLEMENTO DE REGISTRO 059 065 9(07) '0000000' CONTA N MERO DA CONTA CORRENTE DA EMPRESA 066 070 9(05) BRANCOS COMPLEMENTO DE REGISTRO 071 071 X(01) BRANCOS DAC D GITO DE AUTO-CONFER NCIA EMPRESA 072 072 9(01) NOME DA EMPRESA NOME POR EXTENSO DA EMPRESA 'M E' 073 102 X(30) NOTA 2 NOME DO BANCO NOME POR EXTENSO DO BANCO COBRADOR 103 132 X(30) BANCO ITAU SA BRANCOS COMPLEMENTO DE REGISTRO 133 142 X(10) BRANCOS C DIGO DO ARQUIVO C DIGO REMESSA / RETORNO 143 143 9(01) '1'= Remessa ' 2'= Retorno DATA DE GERA O DATA DE GERA O DO ARQUIVO 144 151 9(08)


Related search queries