Example: bachelor of science

DesenhoA706 P1 12 - aproged.pt

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUND RIO. Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de mar o Prova Pr tica de Desenho A. 12. Ano de Escolaridade Prova 706/1. Fase 6 P ginas Dura o da Prova: 150 minutos. Toler ncia: 30 minutos. 2012. Prova 706/1. F. P gina 1/ 6. No cabe alho, utilize apenas caneta ou esferogr fica de tinta indel vel, azul ou preta. Nas respostas aos itens, utilize apenas os materiais que s o indicados. N o permitido o uso de corretor. Em caso de engano, deve riscar de forma inequ voca aquilo que pretende que n o seja classificado. N o permitido o uso de cola. O modelo tridimensional que se encontra anexo ao enunciado n o entregue no final da prova de exame.

Prova 706/1.ª F. • Página 2/ 6 No cabeçalho, utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Nas respostas aos itens, utilize apenas os materiais que são indicados.

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of DesenhoA706 P1 12 - aproged.pt

1 EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUND RIO. Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de mar o Prova Pr tica de Desenho A. 12. Ano de Escolaridade Prova 706/1. Fase 6 P ginas Dura o da Prova: 150 minutos. Toler ncia: 30 minutos. 2012. Prova 706/1. F. P gina 1/ 6. No cabe alho, utilize apenas caneta ou esferogr fica de tinta indel vel, azul ou preta. Nas respostas aos itens, utilize apenas os materiais que s o indicados. N o permitido o uso de corretor. Em caso de engano, deve riscar de forma inequ voca aquilo que pretende que n o seja classificado. N o permitido o uso de cola. O modelo tridimensional que se encontra anexo ao enunciado n o entregue no final da prova de exame.

2 Escreva de forma leg vel a numera o dos grupos e dos itens, bem como as respetivas respostas. As respostas ileg veis ou que n o possam ser claramente identificadas s o classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se apresentar mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Resolva apenas um item em cada folha de prova. Utilize a face das folhas de prova que tem impresso o ret ngulo de identifica o. As cota es dos itens encontram-se no final do enunciado da prova. As sugest es de distribui o do tempo de realiza o da prova a seguir apresentadas t m como finalidade facilitar a gest o do tempo dispon vel.

3 GRUPO I 80 minutos GRUPO II 70 minutos A ortografia dos textos e de outros documentos segue o Acordo Ortogr fico de 1990. Prova 706/1. F. P gina 2/ 6. GRUPO I. Representa o vista de um modelo tridimensional, com explora o da capacidade de an lise Com todos os elementos anexos, forme o modelo tridimensional que vai utilizar cumprindo as seguintes regras: as pe as n o podem, em caso algum, ser alteradas;. apenas pode ser dobrada a pe a que apresenta o vinco pr -definido;. as pe as encaixam-se umas nas outras, ou nelas pr prias, atrav s das ranhuras que apresentam, e devem ser sempre unidas pela jun o de duas ranhuras.

4 N o obrigat ria a utiliza o de todas as ranhuras;. ap s a montagem, o modelo constru do n o pode ser modificado, devendo manter-se inalterado para a resposta aos itens 1. e 2. deste grupo. Caso se verifique que esta regra n o foi respeitada, a classifica o da resposta ser parcialmente penalizada. 1. Observe atentamente o modelo que construiu. Esboce tr s registos r pidos e sum rios em tr s posi es diferentes, que transmitam adequadamente a montagem executada e a volumetria conseguida, utilizando apenas grafites. Distribua os seus esbo os de forma equilibrada, sem os sobrepor, ocupando corretamente o espa o livre da folha de prova.

5 2. Mantenha a montagem do modelo que utilizou no item 1. Escolha uma posi o que considere visualmente interessante. Pode optar entre uma nova posi o e uma das j registadas. Execute uma representa o m o livre, tendo em conta o correto registo da morfologia geral, das propor es, do volume, da profundidade e do claro/escuro da forma. Utilize unicamente tinta da China, preta ou s pia. Pode utilizar pinc is, aparos e/ou canetas caligr ficas. Adeque a dimens o do registo ao meio atuante e t cnica utilizados e fa a uma ocupa o equilibrada do espa o livre da folha de prova. Prova 706/1. F. P gina 3/ 6. GRUPO II. Representa o gr fica, com explora o da capacidade de s ntese Leia com aten o o texto que se segue.

6 O Mostrengo O mostrengo que est no fim do mar Na noite de breu1 ergueu-se a voar;. roda da nau voou tr s vezes, Voou tr s vezes a chiar, E disse: Quem que ousou entrar Nas minhas cavernas que n o desvendo, Meus tetos negros do fim do mundo? . E o homem do leme disse, tremendo: El-Rei D. Jo o Segundo! . De quem s o as velas onde me ro o? De quem as quilhas2 que vejo e ou o? . Disse o mostrengo, e rodou tr s vezes, Tr s vezes rodou imundo e grosso, Quem vem poder o que s eu posso, Que moro onde nunca ningu m me visse E escorro os medos do mar sem fundo? . E o homem do leme tremeu, e disse: El-Rei D. Jo o Segundo!

7 Tr s vezes do leme as m os ergueu, Tr s vezes ao leme as reprendeu, E disse no fim de tremer tr s vezes: Aqui ao leme sou mais do que eu: Sou um Povo que quer o mar que teu;. E mais que o mostrengo, que me a alma teme E roda nas trevas do fim do mundo, Manda a vontade, que me ata ao leme, De El-Rei D. Jo o Segundo! . Fernando Pessoa, Mensagem, 13. ed., Lisboa, Edi es tica, 1986. Vocabul rio 1 de breu muito escura. 2 quilha pe a fundamental de uma embarca o, eixo que suporta toda a sua estrutura. Prova 706/1. F. P gina 4/ 6. Observe a Figura 1. A imagem reproduz uma escultura de Jos de Guimar es. Figura 1 Jos de Guimar es, Alfabeto de S mbolos Cabe a com L ngua, madeira pintada, 44 37 2 cm, 1972.

8 Crie uma ilustra o do texto apresentado que expresse a ambi ncia e a carga simb lica que este lhe sugere. Considere a escultura reproduzida como est mulo visual para a cria o de uma nova representa o da figura d'O Mostrengo. Organize uma composi o visual que transmita o ritmo e o movimento da cena, propondo uma solu o gr fica coerente no conjunto dos elementos que a constituam. Utilize a t cnica que lhe parecer mais adequada para expressar a sua ideia, optando entre pastel de leo, l pis de cor e aguarela. Pode utilizar apenas um ou v rios dos materiais propostos. A mancha da ilustra o deve resultar equilibrada, ocupando adequadamente o espa o da folha de prova.

9 FIM. Prova 706/1. F. P gina 5/ 6. COTA ES. GRUPO I. Representa o vista de um modelo tridimensional, com explora o da capacidade de an lise 1.. 60 pontos 2.. 50 pontos 110 pontos GRUPO II. Representa o gr fica, com explora o da capacidade de s ntese .. 90 pontos 90 pontos 200 pontos Prova 706/1. F. P gina 6/ 6.


Related search queries