Example: barber

EU POSSO SER MAIS INTELIGENTE?

EU POSSO SER. MAIS INTELIGENTE? Durante muito tempo, acreditou-se que a intelig ncia fosse uma caracter stica inata. 0 fator gen tico era considerado (e ainda , em alguns ambientes que falam pedagogiqu s") bem mais influente do que o fator ambiental. Por m, devido aos avan os da neuroci ncia, ficou demonstrado que intelig ncia, talento e voca o s o caracter sticas que podem ser adquiridas com facilidade e um pouco de esfor o. Neste livro, dedicado aos estudantes de todos os n veis, o prof. Pier ensina a usar a intelig ncia para se tornar uma pessoa mais inteligente. Aprendendo Intelig ncia apresenta um panorama do que h de errado nas escolas, bem como na maneira como os alunos encaram os estudos, al m de demonstrar, de forma simples, que os erros mais comuns podem ser evitados.

EU POSSO SER MAIS INTELIGENTE? Durante muito tempo, acreditou-se que a inteligência fosse uma característica inata. 0 fator genético era considerado (e ainda é, em alguns ambientes que falam “pedagogiquês") bem mais

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of EU POSSO SER MAIS INTELIGENTE?

1 EU POSSO SER. MAIS INTELIGENTE? Durante muito tempo, acreditou-se que a intelig ncia fosse uma caracter stica inata. 0 fator gen tico era considerado (e ainda , em alguns ambientes que falam pedagogiqu s") bem mais influente do que o fator ambiental. Por m, devido aos avan os da neuroci ncia, ficou demonstrado que intelig ncia, talento e voca o s o caracter sticas que podem ser adquiridas com facilidade e um pouco de esfor o. Neste livro, dedicado aos estudantes de todos os n veis, o prof. Pier ensina a usar a intelig ncia para se tornar uma pessoa mais inteligente. Aprendendo Intelig ncia apresenta um panorama do que h de errado nas escolas, bem como na maneira como os alunos encaram os estudos, al m de demonstrar, de forma simples, que os erros mais comuns podem ser evitados.

2 Tamb m oferece preciosas dicas de como aproveitar melhor o tempo - por incr vel que pare a, estudando menos e aprendendo mais! Aprenda voc tamb m os passos certos para se tornar. MAIS INTELIGENTE. ISBN 9 7 8 -8 5 -7 6 5 7 -0 6 0 -8. 788576 570608. _____. manual de instru es do c rebro para alunos em geral Cole o neuropedagogia Copyright Pierluigi Piazzi, 2007. Copyright desta edi o Editora Aleph, 2008. ILUSTRA ES DE CAPA E MiOLO: Durvaly Odilon Nicoletti (11) 47015479. CAPA: Delfin Luiza Franco REVIS O: Henrique Minatogawa Ana Cristina Teixeira PROJETO GR FICO: Delfin EDITORA O: EDITOR: Adriano Fromer Piazzi Todos os direitos reservados.

3 Proibida a reprodu o, no todo ou em parte, atrav s de quaisquer meios. EDITORA ALEPH. Rua Dr. Luiz Migliano, 1110 - Cj. 301. 05711 -900 - S o Paulo - SP - Brasil Tel.: [55 11] 3743 3202. Fax: [55 11] 3743 3263. Dados Internacionais de Cataloga o na Publica o (CIP). (C mara Brasileira do Livro, SP, Brasil). Piazzi, Pierluigi Aprendendo intelig ncia : manual de instru es do c rebro para alunos em geral / Pierluigi Piazzi. - 2. ed. rev. -- S o Paulo : Aleph, 2008. -- (Cole o neuropedagogia; vol. 1). ISB N 978-85-7657-060-8. 1. Educa o 2. Ensino 3. Intelig ncia 4. Neurologia 5. Pedagogia I.

4 T tulo. II. S rie. 08-07449 C D D -3 70 .15 2. ndices para cat logo sistem tico: 1. Intelig ncia : Aprimoramento : Psicologia educacional Sum rio Nota m m edi 7. Introdu a 9. Parte 1. a B SEU C REBRO. Por gu@esfuiar? 13. Quando est dar? 25. Quanto stuiar? 9. Como estudar? 57. Parte 2. acelerando O S ^ E U R O N IG S. ome se tornar mais Int@1I Jemt@ 68. Os cinco passos 77. fm p@uc de cibern tica W . i agora uma provinha 133. agradecimentos 137. Refer ncias 139. <.. Nota nova edi l . As edi es anteriores deste modesto Livrinho se esgota . ram com uma velocidade imprevista, obrigando-me a dedicar mais tempo presente edi o, em detrimento do cronogra- ma do volume 2 (Estimulando Intelig ncia, dedicado aos pais dos alunos) e do volume 3 (Ensinando Intelig ncia, dedicado aos professores).

5 Apesar de Aprendendo Intelig ncia ter sido escrito ten . do em vista um leitor jovem, na fase estudantil, o livro tam . b m foi lido por uma grande quantidade de profissionais preocupados em tornar a escola brasileira um fator importan . te, sen o decisivo, na transforma o de nossa sociedade. H uma grande diferen a entre pessoas s rias que se de . dicam pedagogia de forma eficaz e tica e pseudoprofissio- nais que s sabem exibir um "pedagogiqu s" vazio, preocupa . dos apenas em manter um c modo e med ocre status quo. Muito me orgulha ter recebido o apoio dos profissionais s rios. E muito me reconforta ter ouvido, por parte deles, frases como "Professor, exatamente assim que eu penso".

6 Pelo menos n o estou sozinho! A esses profissionais e aos pais, que tanto carinho t m demonstrado pelo meu trabalho, prometo acelerar os tem . pos para dar o acabamento necess rio aos outros dois volu . mes desta "trilogia". Por enquanto, meu MUITO OBRIGADO. Prof. Pier 7. Introdu o Ao longo do ltimo meio s culo, tenho tentado fazer com que as pessoas que me rodeiam, colegas, amigos, alunos, filhos, fiquem cada vez mais inteligentes. Por incr vel que pare tenho conseguido! Essa a raz o pela qual reduzi minhas atividades em sala de aula (mas que nunca irei abandonar: morrerei com um peda o de giz na m o) e tenho me dedicado a percorrer es.

7 Colas fazendo palestras, de forma a, se n o eliminar, pelo menos reduzir os absurdos cometidos por alunos, fam lias, professores e pedagogas, quando o assunto ESCOLA. Algumas no es de neuropedagogia permitem fazer com que as pessoas percebam os absurdos cometidos em 99%. das escolas brasileiras. A receptividade tem sido excelente (com, claro, algu . mas exce es), mas, em minha opini o, insuficiente. No day after tudo parece mudar para melhor, mas, com o correr do tempo, velhos v cios retornam e os absurdos vol . tam a ser cometidos. Al m disso, por mais que eu me predisponha a viajar, o Brasil imenso e o n mero de escolas que precisariam re.

8 Pensar suas certezas gigantesco. A solu o bvia: escrever um livro para atingir um p . blico maior. Na realidade s o tr s: um para alunos, outro para pais e outro para professores. Este o primeiro, porque resolvi come ar pelo p blico mais disposto a mudar: os alunos. 0 livro est dividido em duas partes: na primeira, o leitor (voc ) poder entender o que h de errado na maneira de encarar a ESCOLA e como, de maneira at f cil e simples, evitar os erros mais comuns. Na segunda parte, h uma esp cie de receita de como se tornar mais inteligente. Pode funciona! Um dos ingredientes da receita o de obrigar o c rebro a fazer "muscula o mental", ou seja, se h uma forma f cil e uma dif cil, opte pela dif cil.

9 Para ser coerente, portanto, coloquei as cita es no come o de cada cap tulo, em ingl s, s para ficar um pouco mais dif cil1 . Boa leitura! 1) N o se preocupe, no rodap coloquei uma vers o em portugu s! 10. Parte1. A PROGRAMA O . # DE SEU. CEREBRO. POR QUE. ESTU D A R ? Population, when unchecked, increases in a geometr cal ratio. Subsistence increases only in on or thmetical Thomas Robert Malthus ( 1766 - 1834). Explos o dem ogr fica Quando eu tinha uns nove anos, ainda no prim rio (hoje Fundamental I) , um professor prop s o seguinte problema: - Dentro de uma garrafa, cheia de um l quido nutri.

10 Tivo, cai um micr bio. 0 micr bio se alimenta, cresce e se divide em dois. Os dois se alimentam, crescem e, por sua vez, se dividem dando origem a quatro micr bios. Verificamos que o n mero de micr bios duplica de mi . nuto em minuto. Sabemos que o primeiro micr bio caiu na garrafa meia-noite e que a garrafa chegou a se encher pela metade de micr bios em quatro horas, ou seja, ela est pela metade s quatro horas da manh . A. que horas ela estar totalmente cheia? 2) Popula o, quando n o controlada, cresce em raz o geom trica. Recursos de subsist ncia crescem, apenas, em raz o aritm tica.


Related search queries