Example: biology

Manejo do Paciente com Diarreia (Cartaz)

USO DE MEDICAMENTOS EM PACIENTES COM Diarreia Antibi ticos: devem ser usados somente para casos de Diarreia com sangue (disenteria) e comprometimento do estado geral ou em casos de c lera grave. Em outras condi es, os antibi ticos s o inefi cazes e n o devem ser prescritos. Antiparasit rios: devem ser usados somente para: Ameb ase, quando o tratamento de disenteria por Shigella sp fracassar, ou em casos em que se identifi cam nas fezes trofozo tos de Entamoeba histolytica englobando hem cias. Giard ase, quando a Diarreia durar 14 dias ou mais, se identifi carem cistos ou trofozo tos nas fezes ou no aspirado intestinal. Zinco: deve ser administrado, uma vez ao dia, durante 10 a 14 dias: At seis (6) meses de idade: 10mg/dia. Maiores de seis (6) meses de idade: 20mg/dia.

USO DE MEDICAMENTOS EM PACIENTES COM DIARREIA • Antibióticos: devem ser usados somente para casos de diarreia com sangue (disenteria) e comprometimento do estado geral ou em casos de cólera grave. Em outras condições, os antibióticos são

Tags:

  Paciente

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Manejo do Paciente com Diarreia (Cartaz)

1 USO DE MEDICAMENTOS EM PACIENTES COM Diarreia Antibi ticos: devem ser usados somente para casos de Diarreia com sangue (disenteria) e comprometimento do estado geral ou em casos de c lera grave. Em outras condi es, os antibi ticos s o inefi cazes e n o devem ser prescritos. Antiparasit rios: devem ser usados somente para: Ameb ase, quando o tratamento de disenteria por Shigella sp fracassar, ou em casos em que se identifi cam nas fezes trofozo tos de Entamoeba histolytica englobando hem cias. Giard ase, quando a Diarreia durar 14 dias ou mais, se identifi carem cistos ou trofozo tos nas fezes ou no aspirado intestinal. Zinco: deve ser administrado, uma vez ao dia, durante 10 a 14 dias: At seis (6) meses de idade: 10mg/dia. Maiores de seis (6) meses de idade: 20mg/dia.

2 ANTIDIARREICOS E ANTIEM TICOSN O DEVEM SER USADOSIDENTIFICAR DISENTERIA E/OU OUTRAS PATOLOGIAS ASSOCIADAS Diarreia 1- PERGUNTAR SE O Paciente TEM SANGUE NAS FEZESEm caso positivo e com comprometimento do estado geral: Reidratar o Paciente de acordo com os planos A, B ou C. Iniciar de crian as: Ciprofl oxacino: 15 mg/kg a cada 12 horas, via oral, por 3 dias. Ceftriaxona: 50 a 100mg/kg, intramuscular, uma vez ao dia, por 2 a 5 dias, como alternativa. Orientar o acompanhante para administrar l quidos e manter a alimenta o habitual, caso o tratamento seja realizado no domic lio Reavaliar o Paciente ap s dois dias. Se mantiver presen a de sangue nas fezes ap s 48 horas do in cio do tratamento, encaminhar para interna o o: crian as com quadro de desnutri o devem ter o primeiro atendimento em qualquer Unidade de Sa de, devendo-se iniciar hidrata o e antibioticoterapia de forma imediata, at que chegue ao de adultos: Ciprofl oxacino: 500 mg de 12/12h, via oral, por 3 dias.

3 Orientar o Paciente ou acompanhante para administrar l quidos e manter a alimenta o habitual, caso o tratamento seja realizado no domic lio. Reavaliar o Paciente ap s 2 dias. Se mantiver presen a de sangue nas fezes ou melena ap s 48 horas do in cio do tratamento:- Se o Paciente estiver com condi es gerais boas, iniciar Ceftriaxona 2g, via intramuscular, 1 vez ao dia, por 2 a 5 Se estiver com condi es gerais comprometidas, encaminhar para interna o PERGUNTAR QUANDO INICIOU A Diarreia Se tiver mais de 14 dias de evolu o:a) Encaminhar o Paciente para a unidade hospitalar se: menor que seis meses. apresentar sinais de desidrata o. Neste caso, reidrate-o primeiro e em seguida encaminhe-o a unidade hospitalar. Quando n o houver condi es de encaminhar para a unidade hospitalar, orientar o respons vel/acompanhante para administrar l quidos e manter a alimenta o habitual no domic ) Se o Paciente n o estiver com sinais de desidrata o e nem for menor de seis meses, encaminhar para consulta m dica para investiga o e OBSERVAR SE TEM DESNUTRI O GRAVESe a crian a estiver com desnutri o grave (utilizar para diagn stico a Caderneta de Sa de da Crian a do Minist rio da Sa de): Em caso de desidrata o, iniciar a reidrata o e encaminhar o Paciente para o servi o de sa de.

4 Entregar ao Paciente ou respons vel envelopes de SRO em quantidade sufi ciente e recomendar que continue a hidrata o at que chegue ao servi o de sa VERIFICAR A TEMPERATURASe o Paciente estiver, al m da Diarreia , com a temperatura de 39 C ou mais: investigar e tratar outras poss veis causas, por exemplo, pneumonia, otite, amigdalite, faringite, infec o urin riaPLANO CPARA TRATAR A DESIDRATA O GRAVE NA UNIDADE HOSPITALAR O PLANO C CONTEMPLA DUAS FASES PARA TODAS AS FAIXAS ET RIAS: A FASE R PIDA E A FASE DE MANUTEN O E REPOSI OFASE R PIDA MENORES DE 5 ANOS (fase de expans o)SOLU OVOLUMETEMPO DE ADMINISTRA OSoro Fisiol gico a 0,9%Iniciar com 20ml/kg de peso. Repetir essa quantidade at que a crian a esteja hidratada, reavaliando os sinais cl nicos ap s cada fase de expans o administrada.

5 30 minutosPara rec m-nascidos e cardiopatas graves come ar com 10ml/kg de peso. AVALIAR O Paciente CONTINUAMENTE FASE R PIDA MAIORES DE 5 ANOS (fase de expans o)SOLU OVOLUME TOTALTEMPO DE ADMINISTRA O1 Soro Fisiol gico a 0,9%30ml/kg30 minutos2 Ringer Lactato ou Solu o Polieletrol tica 70ml/kg2 horas e 30 minutosFASE DE MANUTEN O E REPOSI O PARA TODAS AS FAIXAS ET RIASSOLU O VOLUME EM 24 HORASSoro Glicosado a 5% + Soro Fisiol gico a 0,9% na propor o de 4:1 (manuten o)+Peso at 10kg100ml/kgPeso de 10 a 20kg1000ml + 50ml/kg de peso que exceder 10kgPeso acima de 20kg1500ml + 20ml/kg de peso que exceder 20kgSoro Glicosado a 5% + Soro Fisiol gico a 0,9% na propor o de 1:1 (reposi o)+Iniciar com 50ml/kg/dia. Reavaliar esta quantidade de acordo com as perdas do a 10%2ml para cada 100ml de solu o da fase de manuten o.

6 AVALIAR O Paciente CONTINUAMENTE. SE N O HOUVER MELHORA DA DESIDRATA O, AUMENTAR A VELOCIDADE DE INFUS O Quando o Paciente puder beber, geralmente 2 a 3 horas ap s o in cio da reidrata o venosa, iniciar a reidrata o por via oral com SRO, mantendo a reidrata o endovenosa. Interromper a reidrata o por via endovenosa somente quando o Paciente puder ingerir SRO em quantidade sufi ciente para se manter hidratado. A quantidade de SRO necess ria varia de um Paciente para outro, dependendo do volume das evacua es. Lembrar que a quantidade de SRO a ser ingerida deve ser maior nas primeiras 24 horas de tratamento. Observar o Paciente por pelo menos seis (6) PACIENTES QUE ESTIVEREM SENDO REIDRATADOS POR VIA ENDOVENOSA DEVEM PERMANECER NA UNIDADE DE SA DE AT QUE ESTEJAM HIDRATADOS E CONSEGUINDO MANTER A HIDRATA O POR VIA ORALPLANO BPARA TRATAR A DESIDRATA O POR VIA ORAL NA UNIDADE DE SA DE 1) ADMINISTRAR SOLU O DE REIDRATA O ORAL: A quantidade de solu o ingerida depender da sede do Paciente .

7 A SRO dever ser administrada continuamente, at que desapare am os sinais de desidrata o. Apenas como orienta o inicial, o Paciente dever receber de 50 a 100ml/kg para ser administrado no per odo de 4-6 horas. 2) DURANTE A REIDRATA O REAVALIAR O Paciente SEGUINDO AS ETAPAS DO QUADRO AVALIA O DO ESTADO DE HIDRATA O DO Paciente Se desaparecerem os sinais de desidrata o, utilize o PLANO A. Se continuar desidratado, indicar a sonda nasog strica (gastr clise). Se o Paciente evoluir para desidrata o grave, seguir o PLANO C. 3) DURANTE A PERMAN NCIA DO Paciente OU ACOMPANHANTE NO SERVI O DE SA DE ORIENTAR A: Reconhecer os sinais de desidrata o. Preparar e administrar a Solu o de Reidrata o Oral. Praticar medidas de higiene pessoal e domiciliar (lavagem adequada das m os, tratamento da gua e higieniza o dos alimentos).

8 O PLANO B DEVE SER REALIZADO NA UNIDADE DE SA DE. OS PACIENTES DEVER O PERMANECER NA UNIDADE DE SA DE AT A REIDRATA O COMPLETAPLANO APARA PREVENIR A DESIDRATA O NO DOMIC LIOE xplique ao Paciente ou acompanhante para fazer no domic lio:1) OFERECER OU INGERIR MAIS L QUIDO QUE O HABITUAL PARA PREVENIR A DESIDRATA O: O Paciente deve tomar l quidos caseiros ( gua de arroz, soro caseiro, ch , suco e sopas) ou Solu o de Reidrata o Oral (SRO) ap s cada evacua o diarreica. N o utilizar refrigerantes e n o ado ar o ch ou ) MANTER A ALIMENTA O HABITUAL PARA PREVENIR A DESNUTRI O: Continuar o aleitamento materno. Manter a alimenta o habitual para as crian as e os ) SE O Paciente N O MELHORAR EM DOIS DIAS OU SE APRESENTAR QUALQUER UM DOS SINAIS ABAIXO, LEV -LO IMEDIATAMENTE AO SERVI O DE SA DE:SINAIS DE PERIGO Piora na Diarreia Recusa de alimentos V mitos repetidos Sangue nas fezes Muita sede Diminui o da diurese4) ORIENTAR O Paciente OU ACOMPANHANTE PARA: Reconhecer os sinais de desidrata o.

9 Preparar e administrar a Solu o de Reidrata o Oral. Praticar medidas de higiene pessoal e domiciliar (lavagem adequada das m os, tratamento da gua e higieniza o dos alimentos).5) ADMINISTRAR ZINCO UMA VEZ AO DIA, DURANTE 10 A 14 DIAS: At seis (6) meses de idade: 10mg/dia. Maiores de seis (6) meses de idade: 20 de l quidos que devem ser administrados/ingeridos ap s evacua o diarreicaMenores de 1 ano50-100mlDe 1 a 10 anos100-200mlMaiores de 10 anosQuantidade que o Paciente aceitarMANEJO DO Paciente COM DIARREIAAVALIA O DO ESTADO DE HIDRATA O DO PACIENTEETAPASABCOBSERVEE stado geralBem, alertaIrritado, intranquiloComatoso, hipot nico* OlhosNormaisFundosMuito fundos e secosL grimasPresentesAusentesAusentesSedeBebe normal, sem sedeSedento, bebe r pido e avidamenteBebe mal ou n o capaz de beber* EXPLORES inal da pregaDesaparece rapidamenteDesaparece lentamenteDesaparece muito lentamente (mais de 2 segundos)PulsoCheio R pido, fracoMuito fraco ou ausente* DECIDASEM SINAIS DE DESIDRATA OSe apresentar dois ou mais sinais.

10 COM DESIDRATA OSe apresentar dois ou mais sinais, incluindo pelo menos um dos destacados com asterisco (*): DESIDRATA O GRAVETRATEUSE O PLANO AUSE O PLANO B (pese o Paciente )USE O PLANO C (pese o Paciente )MELHORAR SUA VIDA, NOSSO COMPROMISSO.


Related search queries