Example: bachelor of science

TCC Pronto para imprimir - UNIVALI

1 2 DEDICAT RIA minha fam lia, base da minha vida. Aos meus padrinhos, exemplos de sucesso. E aos verdadeiros amigos. 3 AGRADECIMENTOS Agrade o a minha fam lia, por ter promovido toda minha jornada acad mica. A todos os meus amigos, em especial a Bruna, Cami e Maria que conheci durante a faculdade e levarei para sempre no cora o. Aos professores que ensinaram e orientaram ao longo do curso. Ao Guilherme, por todo o apoio, compreens o e carinho, sem os quais n o teria conclu do este projeto. E a Deus, por ter colocado todas estas pessoas no meu caminho. Muito obrigada! 4 LISTA DE FIGURAS Figura 1: Gr fico do percentual da receita operacional l quida das empresas pertencentes s Atividades Caracter sticas do Turismo, por setores de servi os Brasil 18 Figura 2: Quando de compila o dos resultados da 20 Figura 3: Quadro de recursos 58 Figura 4: Organograma geral do Sheraton porto Alegre 60 Figura 5: Organograma do setor de 61 Figura 6: Organograma do setor de 61 Figura 7: Organograma do setor de recursos 61 Figura 8: Organograma do setor de Alimentos & 62 Figura 9: Organograma da 62 Figura 10: Organograma do setor de 63 Figura 11: organograma do setor de tecnologia da informa 63 5 RESUMO Este projeto de pesquisa foi desenvolvido de ap s o est gio supervisiona

5 RESUMO Este projeto de pesquisa foi desenvolvido de após o estágio supervisionado do Sheraton Porto Alegre Hotel. O principal objetivo foi o conhecimento e a identificação da infra-estrutura e

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of TCC Pronto para imprimir - UNIVALI

1 1 2 DEDICAT RIA minha fam lia, base da minha vida. Aos meus padrinhos, exemplos de sucesso. E aos verdadeiros amigos. 3 AGRADECIMENTOS Agrade o a minha fam lia, por ter promovido toda minha jornada acad mica. A todos os meus amigos, em especial a Bruna, Cami e Maria que conheci durante a faculdade e levarei para sempre no cora o. Aos professores que ensinaram e orientaram ao longo do curso. Ao Guilherme, por todo o apoio, compreens o e carinho, sem os quais n o teria conclu do este projeto. E a Deus, por ter colocado todas estas pessoas no meu caminho. Muito obrigada! 4 LISTA DE FIGURAS Figura 1: Gr fico do percentual da receita operacional l quida das empresas pertencentes s Atividades Caracter sticas do Turismo, por setores de servi os Brasil 18 Figura 2: Quando de compila o dos resultados da 20 Figura 3: Quadro de recursos 58 Figura 4: Organograma geral do Sheraton porto Alegre 60 Figura 5: Organograma do setor de 61 Figura 6: Organograma do setor de 61 Figura 7: Organograma do setor de recursos 61 Figura 8: Organograma do setor de Alimentos & 62 Figura 9: Organograma da 62 Figura 10: Organograma do setor de 63 Figura 11: organograma do setor de tecnologia da informa 63 5 RESUMO Este projeto de pesquisa foi desenvolvido de ap s o est gio supervisionado do Sheraton Porto Alegre Hotel.

2 O principal objetivo foi o conhecimento e a identifica o da infra-estrutura e dos servi os oferecidos pelos concorrentes diretos do Hotel levando-se em conta o setor de eventos. Para a identifica o destes aspectos foram utilizadas algumas ferramentas metodol gicas indispens veis, pode-se citar entre as mais relevantes: visita t cnica, entrevista para preenchimento do formul rio e pesquisa bibliogr fica. A an lise dos resultados foi feita por meio de um quadro contendo as informa es necess rias de cada empreendimento pesquisado. Os resultados obtidos poder o ser utilizados pelo Sheraton Porto Alegre Hotel buscando a melhoria da qualidade dos seus servi os e estrutura de eventos. Palavras-chave: Turismo de Neg cios, Hotelaria, Eventos. 6 SUM RIO PARTE I PRODU O T CNICO-CIENT FICA DE EST GIO 1 INTRODU O .. 10 2 REVIS O BIBLIOGR FICA .. 13 Turismo: uma breve contextualiza 13 O Segmento de Eventos: Conceito e situa o atual.

3 14 Eventos na Hotelaria: do planejamento ao fechamento .. 18 3 O SHERATON PORTO ALEGRE HOTEL E SUA ATUA O NO MERCADO DE EVENTOS EM PORTO ALEGRE .. 22 4 RESULTADOS DA PESQUISA .. 25 Informa es gerais sobre os hot 32 O Setor de Eventos dos Hot 34 O gestor de eventos dos hot is 37 5 CONSIDERA ES 39 REFER NCIAS .. 41 AP NDICES .. 43 ANEXOS .. 44 PARTE II RELAT RIO DE EST GIO 1 IDENTIFICA O .. 47 Identifica o da Empresa .. 47 Identifica o da Aluna .. 47 2 JUSTIFICATIVA .. 48 3 OBJETIVOS .. 50 Objetivo Geral .. 50 7 Objetivos Espec ficos .. 50 4 DESCRI O DA 51 Evolu o Hist rica do Sheraton Porto Alegre 51 Infraestrutura F sica 52 rea Habitacional .. 53 reas Sociais .. 54 reas de Servi o .. 57 Infra-estrutura Administrativa .. 58 Quadro de Recursos 59 Servi os Prestados ao Cliente .. 65 5 DESCRI O DAS ATIVIDADES 66 Alimentos & Bebidas .. 66 Fun es do Setor.

4 66 Descri o da Infra-estrutura do Setor .. 70 Atividades Desenvolvidas pelo Acad mico no 73 Conhecimentos T cnicos Adquiridos .. 74 Aspectos Positivos, Limitantes e Sugest es Administrativas .. 74 Hospedagem Servi o de Mordomia .. 76 Fun es do Setor de 76 Descri o da Infra-estrutura do Setor .. 78 Atividades Desenvolvidas pelo Acad mico no 78 Conhecimentos T cnicos Adquiridos .. 78 Aspectos Positivos, Limitantes e Sugest es Administrativas .. 78 Hospedagem Governan a .. 79 Fun es Desenvolvidas no Setor .. 79 Descri o da Infra-estrutura do Setor .. 83 Atividades Desenvolvidas pelo Acad mico no 83 Conhecimentos T cnicos Adquiridos .. 83 Aspectos Positivos, Limitantes e Sugest es Administrativas .. 84 84 Fun es Desenvolvidas no Setor .. 84 Descri o da Infra-estrutura do Setor .. 87 Atividades Desenvolvidas pelo Acad mico no 87 Conhecimentos T cnicos Adquiridos.

5 88 8 Aspectos Positivos, Limitantes e Sugest es Administrativas .. 88 6 AN LISE DAS ATIVIDADES 90 7 CONSIDERA ES 91 REFER NCIAS .. 92 ASSESSORAMENTOS T CNICOS E 93 ANEXOS .. 94 9 PARTE I PRODU O T CNICO-CIENT FICA DE EST GIO 10 1 INTRODU O Porto Alegre uma t pica cidade de neg cios, pois al m de ser uma das principais metr poles brasileira, concentra fortemente o poder econ mico da regi o na qual est inserida. Apesar de se apresentar como a terceira cidade mais visitada por turistas internacionais a procura de neg cios, eventos e conven es, ainda possui um volume muito menor se comparada ao Rio de Janeiro e S o Paulo, como se pode visualizar na Tabela 011. Tabela 01: Cidades mais visitadas por motivo Cidades mais visitadas: Neg cios, Eventos e Conven es 2004 2005 1 S o Paulo SP 51,4 49,4 2 Rio de Janeiro RJ 24,6 22,3 3 Porto Alegre RS 7,0 8,0 4 Curitiba PR 5,6 5,4 10 Florian polis SC 2,5 1,8 Fonte: Estudo da Embratur em parceria com a Funda o Instituto de Pesquisas Econ micas Fipe relativos aos anos de 2004 e 2005, publicado em mar o de 2007, adaptado pela pesquisadora.

6 Constatou-se ainda, que da totalidade de turistas que procuram a cidade de Porto Alegre, mais da metade (55,3%) v m atra dos por neg cios, congressos ou conven infra-estrutura tur stica da cidade, enfatizando o setor hoteleiro e centros de eventos, aliada ao planejamento municipal e ao posicionamento ativo voltado para este mercado, possui um papel fundamental nos dados expostos acima. Em se tratando do setor hoteleiro, grandes marcas internacionais est o conquistando espa o, principalmente na capital ga cha devido a este consider vel crescimento do turismo de neg cios nestes ltimos anos. Este situa o a confirma o do cen rio descrito por Martin, quando diz que: O segmento que mais cresce dentro do turismo o de neg cios turismo de eventos e de tecnologia: 9,9% do turismo mundial. Al m disso, considerado o que mais oferece retorno econ mico e social.

7 Tamb m o nico setor de destino 1 Dados extra dos do Estudo da Embratur em parceria com a Funda o Instituto de Pesquisas Econ micas Fipe relativos aos anos de 2004 e 2005, publicado em mar o de 2007. 2 Informativo Estat stico do Turismo Embratur e Secretaria de Turismo de Porto Alegre, atualizado em agosto de 2007. (documento on line site da prefeitura sec tur ) 11 obrigat rio e nico para quem quiser participar de um determinado evento. (2003, ) O crescimento deste mercado induz ao aumento da competitividade entre as empresas hoteleiras e, conseq entemente, ao aumento da qualidade dos servi os que chegam at o cliente. Resta aos hot is tomarem um posicionamento ativo neste mercado competitivo e investir em qualidade e na diversifica o dos produtos e servi os oferecidos. Desta forma, o Setor de Eventos assume uma import ncia fundamental dentro da hotelaria voltada ao turismo de neg cios, pois uma estrat gia importante para diferenciar o produto e decisiva na conquista dos clientes.

8 Para Castelli (2003, ) [..] se todos os hot is oferecem aproximadamente a mesma coisa, quem quiser se diferenciar dever oferecer um servi o melhor ou diferente do que os demais, seus concorrentes. At porque sempre existe uma maneira melhor e diferente de fazer a mesma coisa. Este estudo tem como objetivo geral analisar as estruturas e servi os oferecidos pelos concorrentes diretos do Sheraton Porto Alegre Hotel, visando formatar um banco de dados para servir de base para poss veis a es de marketing e projetos de melhoria da infra-estrutura de eventos. E os objetivos espec ficos s o: Buscar subs dios te ricos em bibliografias sobre planejamento hoteleiro, gest o e operacionaliza o de eventos; Contextualizar o Sheraton Porto Alegre Hotel; Identificar as estruturas e servi os do setor de eventos dos concorrentes diretos do hotel; Formatar as informa es como um banco de dados para futuras a es do hotel.

9 Com base nestes objetivos a presente pesquisa tem car ter qualitativo que de acordo com Denker A pesquisa explicativa procura identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorr ncia dos fen menos. Caracteriza-se pela utiliza o de m todo experimental (nas ci ncias f sicas) e observacional (nas ci ncias sociais). [..] Metodologia indicada para orientar a coleta de dados em pesquisas que procuram estudar a influ ncia de determinados fatores da determina o de ocorr ncia de fatos ou situa es. (2000, ) O universo da pesquisa os hot is considerados concorrentes diretos do Sheraton Porto Alegre Hotel que foram definidos durante o per odo de est gio curricular, de acordo com informa es passadas pelos pr prios colaboradores do setor de eventos do hotel e com a 12 observa o de situa es rotineiras. Entre os hot is da cidade de Porto Alegre, consideraram-se os voltados para o p blico executivo, de categoria superior/luxo e com centro de eventos ativo.

10 Desta forma chegou-se o universo de quatro hot is definidos como concorrentes diretos do Sheraton Porto Alegre Hotel, por apresentarem servi os, voltado para o mesmo p blico. Ao efetuar a coleta dos dados para a conclus o da pesquisa, foram utilizados instrumentos fundamentais para nortear a an lise em busca de informa es concisas e coerentes. Nas pesquisas qualitativas o processo de coleta e interpreta o dos dados feito de modo interativo durante todo o processo de investiga o. (Dencker, 2000, ). A pesquisadora muniu-se de um formul rio semi-estruturado, com informa es indispens veis compara o entre os indiv duos. Este formul rio foi preenchido por meio de entrevistas com pessoas respons veis pelo Setor de Eventos dos hot is em quest o e pela observa o direta da rotina do setor alvo da pesquisa, quando poss vel. A grande vantagem das t cnicas de observa o o fato de permitirem o registro do comportamento no momento em que este ocorre.


Related search queries