Example: quiz answers

O DESENVOLVIMENTO DA ADOLESCENCIA NA …

Paulo S rgio Modesto da Silva, Meire Nunes Viana, Stania N gila Vasconcelos Carneiro Documento produzido em [Trabalho de Curso] O DESENVOLVIMENTO DA ADOLESCENCIA NA TEORIA DE PIAGET 2011 Paulo S rgio Modesto da Silva Graduando do 6 semestre do Curso de Psicologia da Faculdade Cat lica rainha do Sert o (FCRS), Brasil Profa. Ms. Meire Nunes Viana Possui gradua o em Psicologia nas Faculdades Metropolitanas Unidas (1982). Mestre em Pol ticas P blicas e Sociedade pela UECE (2006). Tem especializa o na Abordagem Gest ltica com Crian as e Adolescentes pelo Instituto Sedes Sapientiae (1989).

Paulo Sérgio Modesto da Silva, Meire Nunes Viana, Stania Nágila Vasconcelos Carneiro 1 www.psicologia.pt Documento produzido em 16.12.2011 [Trabalho de Curso]

Tags:

  Desenvolvimento, Adolescencia, O desenvolvimento da adolescencia na

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of O DESENVOLVIMENTO DA ADOLESCENCIA NA …

1 Paulo S rgio Modesto da Silva, Meire Nunes Viana, Stania N gila Vasconcelos Carneiro Documento produzido em [Trabalho de Curso] O DESENVOLVIMENTO DA ADOLESCENCIA NA TEORIA DE PIAGET 2011 Paulo S rgio Modesto da Silva Graduando do 6 semestre do Curso de Psicologia da Faculdade Cat lica rainha do Sert o (FCRS), Brasil Profa. Ms. Meire Nunes Viana Possui gradua o em Psicologia nas Faculdades Metropolitanas Unidas (1982). Mestre em Pol ticas P blicas e Sociedade pela UECE (2006). Tem especializa o na Abordagem Gest ltica com Crian as e Adolescentes pelo Instituto Sedes Sapientiae (1989).

2 Possui Titulo Profissional de Especialista em Psicologia Cl nica e Psicologia Escolar Educacional pelo CRP 11 (2002). Tem experi ncia na rea de Psicologia, com nfase em Psicologia do DESENVOLVIMENTO Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestalt-Terapia, Avalia o Psicol gica, Psicoterapia Infanto Juvenil, Psicologia Educacional e Prote o e Projetos Sociais. Atualmente coordena o Servi o de Psicologia Aplicada da Faculdade Cat lica Rainha do Sert o (FCRS) , Brasil Profa. Dra. Stania N gila Vasconcelos Carneiro Gradua o em Letras pela Universidade Federal do Cear (1984), aperfei oamento em Ensino de L ngua Portuguesa (1991) pela Universidade Federal do Cear e especialista em Ensino do Portugu s (1996) pela Universidade Estadual do Cear , Mestre em Letras pela Universidade Federal do Cear (2004), doutorado em Ci ncias da Educa o pela Universidad Del Norte (2009).

3 Tem experi ncia na rea de Ling stica, com nfase em ensino da l ngua, mais precisamente, com estudos voltados para o ensino da leitura. Atualmente revisora do Jornal Fala Cat lica da Faculdade Cat lica Rainha do Sert o (FCRS). (online e impresso). Membro do Comit de tica da FCRS, Brasil RESUMO Este artigo apresenta uma s ntese das caracter sticas do conhecimento cognitivo do DESENVOLVIMENTO da adolesc ncia, decorrentes dos estudos de Piaget. Para tanto, essa pesquisa tem o objetivo de mostrar a import ncia do DESENVOLVIMENTO cognitivo do adolescente em v rios n veis da teoria piagetiana dentro da perspectiva do per odo das opera es formais, levando ao leitor a identificar o n vel de pensamento e de conhecimento do adolescente.

4 O trabalho foi feito a partir de pesquisas bibliogr ficas, com uso de alguns exemplos de observa es realizadas como professor durante o expediente de trabalho. Podemos concluir que o per odo da adolesc ncia, caracterizado por Piaget como o est gio das opera es formais, de grande import ncia para DESENVOLVIMENTO cognitivo-intelectual do indiv duo, visto que este o momento que o jovem est refletindo, ou seja, levantando hip tese sobre diversos tipos de conhecimento. Paulo S rgio Modesto da Silva, Meire Nunes Viana, Stania N gila Vasconcelos Carneiro Documento produzido em [Trabalho de Curso] Palavras-chave: Adolesc ncia, opera es formais, DESENVOLVIMENTO cognitivo, conhecimento 1.

5 INTRODU O O tema desse trabalho foi abordado com a inten o de estabelecer id ias sobre como o indiv duo desenvolve suas habilidades e pensamentos cognitivos, na fase da adolesc ncia, considerando situa o de aprendizagem e relacionamento com os que fazem parte de seu cotidiano social. O artigo cient fico foi formado como atividade da disciplina Metodologia em Psicologia II do curso de Psicologia da Faculdade Cat lica Rainha do Sert o, tendo como fun o fazer uma ponte com a Psicologia do DESENVOLVIMENTO II (Psicologia da Adolesc ncia), refletindo e escrevendo sobre o DESENVOLVIMENTO cognitivo na adolesc ncia, considerando os pressupostos te ricos de Jean Piaget, mais precisamente o definido pelo mesmo como, Opera es Formais.

6 Escolhemos este tipo de pesquisa, por que permite que professores, educadores e pais do sert o central e do vale do Jaguaribe conhe am alguns motivos, pelos quais, certos adolescentes sentem dificuldades em desenvolver seus conhecimentos. Portanto, esse artigo ter uma contribui o relevante para todos aqueles que desejam estudar os diferentes comportamentos e DESENVOLVIMENTO cognitivo na adolesc ncia. Optou-se por descrever nesta pesquisa a import ncia do DESENVOLVIMENTO cognitivo do adolescente em v rios n veis da teoria piagetiana dentro da perspectiva do per odo das opera es formais, levando ao leitor a identificar o n vel de pensamento e de conhecimento do adolescente no mbito escolar e familiar.

7 Ser utilizada, no seguinte trabalho, uma pesquisa do tipo bibliogr fica, nos utilizaremos, tamb m, no decorrer do DESENVOLVIMENTO do artigo, exemplos concretos de observa es feitas pelo pesquisador, atrav s de experi ncias de um trabalho realizado como educador e professor durante doze anos em escolas particulares. Entretanto, sabemos que as transforma es ocorridas nos ltimos anos, especialmente na rea da educa o, colocam o adolescente, a escola e a fam lia diante de novos desafios da aprendizagem, os quais ser o superados a partir de um estudo, de uma an lise profunda e de uma nova concep o por parte dos educadores e estudiosos na rea, considerando a import ncia de manter-se atualizado diante das altera es ocorridas na adolesc ncia e no cotidiano da sociedade.

8 O professor aquele que aprende com suas experi ncias do dia-a-dia, n o somente ensina, por m busca e descobre modos para o pr prio educando descobrir, ele elabora situa es-problemas. A crian a, medida que evolui vai-se ajustando realidade circundante, e superando de modo cada vez mais eficaz, as m ltiplas situa es com que se confronta. Paulo S rgio Modesto da Silva, Meire Nunes Viana, Stania N gila Vasconcelos Carneiro Documento produzido em [Trabalho de Curso] O DESENVOLVIMENTO do ser humano uma evolu o gradativa, que se d a partir de estruturas organizadas que norteiam o processo de DESENVOLVIMENTO humano, baseando-se principalmente no processo de acomoda o e assimila o.

9 Portanto, o aprendizado um processo gradual no qual o adolescente vai se capacitando seguindo uma seq ncia l gica. Ao atingir a fase da adolesc ncia, o indiv duo adquire a sua forma final de equil brio, ou seja, ele consegue alcan ar o padr o intelectual que persistir durante a idade adulta. Isso n o quer dizer que a partir do pice adquirido, ocorra uma estagna o das fun es cognitivas. A teoria de Piaget um sistema consistente, cont nuo e abrangente que possui ra zes biol gicas comuns com o sistema psicanal tico. Seu principal objetivo mostrar como o indiv duo vai evoluindo, desde os primeiros meses da vida at adquirir uma solidez e uma consist ncia pr prias que o configuram e distinguem do resto do meio onde est contido.

10 A crian a vai aprendendo que as coisas t m diferentes aspectos e como essas caracter sticas servem para distingui-las e classific -las: t m formas, t m uma composi o interna, s o compar veis, at se chegar a um ponto em que o objeto n o s concebido de acordo com as suas qualidades, mas tamb m imagin vel e previs vel em sua transforma o futura n o-existente. No per odo das opera es formais o individuo tem a capacidade de raciocinar com hip teses verbais e n o apenas com objetos concretos, portanto o real percebido como um caso particular do poss vel.


Related search queries