Example: dental hygienist

SUINOCULTURA - Governo do Brasil

DE BAIXA EMISS O DE CARBONO. SUINOCULTURA . DE BAIXA EMISS O. DE CARBONO. SUINOCULTURA . Tecnologias de Produ o Mais Limpa e Aproveitamento ECON MICO. dos Res duos da Produ o de Su nos MINIST RIO DA AGRICULTURA, PECU RIA E ABASTECIMENTO. Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo SUINOCULTURA . DE BAIXA EMISS O DE CARBONO. Tecnologias de Produ o Mais Limpa e Aproveitamento ECON MICO dos Res duos da Produ o de Su nos BRAS LIA. MAPA. 2016. 2016 Minist rio da Agricultura, Pecu ria e Abastecimento.

se tornar agentes de sustentabilidade ambiental e econômica da atividade suinícola. Diante desse contexto, elaborou-se o Projeto Sui-noculturade Baixa Emissão de Carbono, que é coordenado pelo MAPA com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com o intuito de avaliar e disseminar alterna-

Tags:

  Sustentabilidade, Suinocultura

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of SUINOCULTURA - Governo do Brasil

1 DE BAIXA EMISS O DE CARBONO. SUINOCULTURA . DE BAIXA EMISS O. DE CARBONO. SUINOCULTURA . Tecnologias de Produ o Mais Limpa e Aproveitamento ECON MICO. dos Res duos da Produ o de Su nos MINIST RIO DA AGRICULTURA, PECU RIA E ABASTECIMENTO. Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo SUINOCULTURA . DE BAIXA EMISS O DE CARBONO. Tecnologias de Produ o Mais Limpa e Aproveitamento ECON MICO dos Res duos da Produ o de Su nos BRAS LIA. MAPA. 2016. 2016 Minist rio da Agricultura, Pecu ria e Abastecimento.

2 Todos os direitos reservados. Permitida a reprodu o desde que citada a fonte. A responsabilidade pelos direitos autorais de textos e imagens desta obra do autor. 1 edi o. Ano 2016. Tiragem: Consultores do Projeto SUINOCULTURA de Baixa Emiss o de Carbono Bruno Saviotti Cleandro Pazinato Fabiano Coser Fabr cio Leit o Pesquisa e Revis o T cnica Paulo Armando V. de Oliveira Embrapa Su nos e Aves MINIST RIO DA AGRICULTURA, PECU RIA E ABASTECIMENTO. Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo Departamento de Sistemas de Produ o e sustentabilidade Coordena o de Manejo Sustent vel dos Sistemas Produtivos Endere o: Esplanada dos Minist rio Bloco D , Anexo B, Sala 147.

3 Cep: Bras lia/DF. Tel: (61) Cataloga o na Fonte Biblioteca Nacional de Agricultura BINAGRI. Brasil . Minist rio da Agricultura, Pecu ria e Abastecimento. SUINOCULTURA de baixa emiss o de carbono: tecnologias de produ o mais limpa e aproveitamento econ mico dos res duos da produ o de su nos / Minist rio da Agricultura, Pecu ria e Abastecimento. Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo. Bras lia : MAPA, 2016. 100 p. ISBN 978-85-7991-100-2. 1. SUINOCULTURA . 2. sustentabilidade . I. Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperati- vismo.

4 II. T tulo. AGRIS L01. CDU suM rio INTRODU O | 7 Cama Sobreposta | 39. RESUMO EXECUTIVO | 9 Separa o dos Dejetos (Fases) | 40. Biodigest o de Dejetos Su nos | 43. USO RACIONAL DA GUA | 11. Desperd cio de gua e Equipamentos para Dessedenta o | 14. 3 Uso do Biofertilizante | 50. Aproveitamento de Carca as | 55. 1. Tecnologias Inovadoras | 58. Capta o da gua da Chuva e Uso de Cisternas na SUINOCULTURA | 16 Considera es Finais | 64. Uso Legal da gua e Mensura o do Uso | 18. Uso Excessivo da gua e Reuso AVALIA O ECON MICA.

5 Na Limpeza das Instala es | 19. DE TECNOLOGIAS DE BAIXA. EMISS O DE CARBONO | 67. 4. USO RACIONAL DA RA O | 21 Descri o das Tecnologias | 70. 2 Estrat gias para Minimizar a Excre o de Nutrientes | 23. Indicadores de An lise | 72. Premissas Gerais Adotadas Programas e Sistemas de Alimenta o | 29 para as Proje es | 72. An lise Econ mica | 74. TECNOLOGIAS PARA O. 3. APROVEITAMENTO ECON MICO REFER NCIAS. DOS RES DUOS DE SU NOS | 33 BIBLIOGR FICAS | 83. Compostagem de Dejetos | 36. inTrodu o U ma produ o sustent vel de carne su na nos re- mete utiliza o de todos os recursos de forma racional, e em se tratando de meio ambiente, o uso a utiliza o de ra es formuladas com os melhores padr es cient ficos e fornecida de maneira adequa- da, proporcionando menores volumes de dejetos e coerente dos recursos naturais adquire maior propor- menor excre o de nutrientes.

6 O. Por esta raz o, antes de entrarmos na discuss o das solu es tecnol gicas mais apropriadas para o Assim, nossa atua o n o deve se concentrar unica- tratamento de dejetos na SUINOCULTURA brasileira, mente na fase posterior gera o dos dejetos e sim devemos abordar aspectos relacionados gest o em todo o ciclo da SUINOCULTURA , iniciando no uso racional da gua e da ra o, esta ltima produzida dos insumos, passando para o tratamento dos deje- com mat rias-primas oriundas de uma agricultura tos at chegar no destino adequado e racional dos pujante que tamb m baseada em recursos da produtos oriundos dos processos tecnol gicos de natureza.

7 Ou seja, antes de tratarmos dos res duos tratamento, como por exemplo, o biog s e o bioferti- precisamos ser eficientes no uso dos insumos b sicos lizante org nico. da produ o. Com rela o s solu es tecnol gicas utilizadas pela A utiliza o excessiva da gua, por aumentar a SUINOCULTURA brasileira com a finalidade de tratar os quantidadede res duos ( gua residu ria) e a dis- dejetos su nos, podemos destacar duas: a biodiges- pers o da mat ria org nica nos efluentes, gera t o e a compostagem. Em s ntese, a biodigest o um aumento de custo para o manejo e tratamento processo de fermenta o anaer bia (sem a presen a dos dejetos, aumento do volume dos sistemas de de oxig nio) da mat ria org nica realizado dentro armazenamento, al m de aumento nos gastos de um reator (biodigestor) e os produtos finais s o o para o transporte e utiliza o como fertilizante e biog s e o biofertilizante.

8 A compostagem um pro- maior uso dos recursos h dricos. Outro exemplo cesso de fermenta o aer bia (com oxig nio) que 7. SUINOCULTURA . DE BAIXA EMISS O DE CARBONO. utiliza como substrato, uma fonte de carbono e tem Entretanto para que essas tecnologias de tratamento como produto final um composto org nico concen- dos dejetos su nos possam ser utilizadas com maior trado (NPK) e sem odor. importante ressaltar que efici ncia necess rio o emprego de um plano de ambas as tecnologias s o redutoras de emiss es de gest o da gua e da ra o nas propriedades produ- gases de efeito estufa.

9 Toras de su nos. Portanto, os res duos da produ o de su nos que naturalmente podem causar danos Os produtos dessas solu es tecnol gicas podem ambientais, quando devidamente tratados, podem se tornar fontes de renda para o produtor, podendo se tornar agentes de sustentabilidade ambiental e destacar o biog s utilizado para gerar energia el trica, econ mica da atividade suin cola. t rmica e mec nica, e o biofertilizante l quido que pode substituir totalmente os adubos qu micos na Diante desse contexto, elaborou-se o Projeto Sui- agricultura.

10 Da mesma forma, o adubo org nico s li- noculturade Baixa Emiss o de Carbono, que . do gerado na compostagem pode ser aproveitado na coordenado pelo MAPA com apoio do Instituto pr pria propriedade como fertilizante, substituindo Interamericano de Coopera o para a Agricultura os adubos qu micos e aumentando o n vel de mat ria (IICA), com o intuito de avaliar e disseminar alterna- org nica no solo, al m da possibilidade de ser comer- tivas economicamente vi veis para o tratamento de cializado como composto org nico para utiliza o dejetos na SUINOCULTURA , tecnologias estas preconiza- diversa na agricultura e jardinagem.


Related search queries