Example: stock market

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: SUA IMPORTÂNCIA …

AVALIA O EDUCACIONAL: SUA IMPORT NCIA NO processo DE. APRENDIZAGEM DO ALUNO. Autor: Jos Amadeu da Silva Filho . Co-autores: Celeciano da Silva Ferreira . R gia Maria Gomes Moreira . Orientadora: Sheila Maria Gon alves da Silva . RESUMO: O trabalho aqui desenvolvido foi requisito da disciplina de Avalia o Educacional ministrada pela Professora Sheila Gon alves. O mesmo tem o objetivo de fazer um breve hist rico sobre avalia o educacional, dando nfase a sua import ncia para o aprendizado do aluno. Sendo este um tema de relev ncia no campo educacional atualmente.

Campina Grande, REALIZE Editora, 2012 6 por meios desse processo. Caso o professor perceba que sua prática não está favorecendo a todos, ele poderá refletir e adaptar uma prática mais acessível e igualitária.

Tags:

  Processo

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: SUA IMPORTÂNCIA …

1 AVALIA O EDUCACIONAL: SUA IMPORT NCIA NO processo DE. APRENDIZAGEM DO ALUNO. Autor: Jos Amadeu da Silva Filho . Co-autores: Celeciano da Silva Ferreira . R gia Maria Gomes Moreira . Orientadora: Sheila Maria Gon alves da Silva . RESUMO: O trabalho aqui desenvolvido foi requisito da disciplina de Avalia o Educacional ministrada pela Professora Sheila Gon alves. O mesmo tem o objetivo de fazer um breve hist rico sobre avalia o educacional, dando nfase a sua import ncia para o aprendizado do aluno. Sendo este um tema de relev ncia no campo educacional atualmente.

2 Vasconcelos (1998) define a avalia o como um processo abrangente da exist ncia humana que implica uma reflex o cr tica sobre a pr tica, no sentido de captar seus avan os, resist ncias, suas dificuldades e possibilitar uma tomada de decis es sobre as atividades seguintes. Para a realiza o deste trabalho fizemos uso da pesquisa bibliogr fica, onde nos embasamos nos pensamentos de autores como: ESTEBAN, HAYDT, HOFFMANN, M NDEZ, VASCONCELOS, SOUZA, entre outros autores que abordam sobre a tem tica estudada neste trabalho. Com a realiza o do mesmo podemos concluir que as pr ticas avaliativas devem assumir um car ter diagn stico processual e cont nuo.

3 Vale salientar a import ncia da pr tica avaliativa continua, pois, somente assim, o professor ser capaz de fazer um acompanhamento do desempenho do aluno no processo de aprendizagem, o que favorecer um aprendizado mais significativo. Palavras Chave: Avalia o Educacional, Import ncia e Aprendizado Campina Grande, REALIZE Editora, 2012. 1. 1. Alunos do 7 semestre do Curso de Gradua o em Pedagogia, Faculdade de Educa o, Ci ncias e Letras do Sert o Central FECLESC / Universidade Estadual do Cear UECE. 2. Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educa o, Ci ncias e Letras do Sert o Central FECLESC / Universidade Estadual do Cear UECE.

4 INTRODU O. Na sociedade atual, um tema que est bastante em pauta a avalia o educacional, que consiste em maneiras para auxiliar o professor no processo de aprendizagem. Nesse processo , o desenvolvimento do educando tido como fator mais importante. Nas d cadas passadas, a avalia o educacional era vista como uma esp cie de vil , que servia, em muitos casos, apenas para dar notas ao aluno, que seriam utilizadas para defini o de quem era aprovado ou de quem era reprovado. Aqueles com melhores notas eram vangloriados, enquanto que aqueles com as menores notas eram ridicularizados.

5 Por m, sabemos que as pr ticas avaliativas n o t m exatamente essa finalidade, visto que visam o benef cio do aluno, do professor e de todos envolvidos no processo de ensino- aprendizagem. Existem tr s tipos de avalia o, entre os quais o professor pode optar por um para aplicar em sua sala de aula: avalia o diagn stica, avalia o formativa e avalia o somativa. A diagn stica possibilita ao professor identificar progressos e dificuldades por parte do aluno. J a formativa, busca identificar as principais insufici ncias de aprendizagens iniciais necess rias para o aprendizado de outros conhecimentos.

6 A avalia o somativa caracteriza-se pelo seu aspecto autorit rio e conservador e n o tem a preocupa o de auxiliar o aluno no seu desenvolvimento, pois nela ficam expressos a autoridade do professor e a opress o do aluno, o que cada vez mais dificulta o aprendizado. Nesse sentido, este artigo foi desenvolvido com o intuito de fazer uma caracteriza o das pr ticas avaliativas no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, fizemos estudos de autores que abordam essa tem tica. Al m de Vasconcelos, podemos citar: M ndez, Hoffmann, Souza, Esteban, Haydt, entre outros.

7 AVALIA O EDUCACIONAL. No processo de ensino-aprendizagem, o bom desenvolvimento do aluno tido como fato priorit rio. E para que isso venha a acontecer, o professor deve ter uma pr tica Campina Grande, REALIZE Editora, 2012. 2. pedag gica reflexiva, pois assim ele poder diagnosticar qualquer retardo no desempenho dos alunos e o diagnostico pode ser feito atrav s da avalia o. Segundo os PCN's, avaliar significa: Emitir em ju zo de valor sobre a realidade que se questiona, seja proposito das exig ncias de uma a o que se projetou realizar sobre ela, seja a proposito de suas consequ ncia.

8 (PCN, 1997, p. 86). Sabemos que a avalia o n o acontece num vazio conceitual, mas dimensionada por um modelo de mundo e de educa o que visa a obten o de resultados cada vez mais satisfat rios. O verdadeiro papel da avalia o o de auxiliar na constru o da aprendizagem pela supera o do autoritarismo e o estabelecimento da autonomia do educando. Atualmente, a pr tica avaliativa, dever estar atenta aos modos de supera o do autoritarismo e a servi o de uma pedagogia que se preocupe com a transforma o da sociedade a favor do ser humano. Somente assumindo o papel de diagn stica a avali o se constituir num momento dial tico no processo de aprendizagem do aluno.

9 Para que isso realmente ocorra, necess rio que o educador planeje sua pr tica pedag gica compreendendo o est gio em que cada um dos seus alunos se encontra, para que possa trabalhar com eles, fazendo-os avan ar no que se refere aos conhecimentos necess rios. A respeito de uma aprendizagem significativa, os PCN'S colocam que : Necess ria disponibilidade para o envolvimento do aluno na aprendizagem, o empenho em estabelecer rela es entre o que j sabe e o que est aprendendo. Essa aprendizagem exige uma ousadia para se colocar problemas, buscar solu es, e experimentar novos caminhos, de maneira diferente da aprendizagem mec nica, no qual o aluno limita seu esfor o apenas em memorizar ou estabelecer rela es diretas e superficiais.

10 (PCN, 1997, ). A cita o acima nos possibilita fazer uma reflex o sobre o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem, visto que cabe a este buscar uma concilia o entre o que o aluno j sabe e o que ele est aprendendo. Na realidade das escolas da nossa sociedade sabemos que esse trabalho torna-se complicado, pois, para cada sala se aula, contamos com um s professor para dar assist ncia a mais de vinte alunos. Campina Grande, REALIZE Editora, 2012. 3. Por m, mesmo com todas as dificuldades, sabemos que existem docentes que conseguem planejar e executar todas suas atividades de modo a favorecer a todos que est o inclu dos no processo de aprendizagem.


Related search queries