Example: tourism industry

Práticas e Reflexões de Metodologias de Ensino e …

Pr ticas e Reflex esde Metodologias deEnsino e Pesquisado ProjetoPRODOC NCIAda UELL ondrina2012 Universidade Estadual de LondrinaReitora: N dina Aparecida MorenoVice-Reitora: Berenice Quinzani Jord oPROGRAD - Pr -Reitoria de Gradua oPr -Reitor de Gradua o: Ludoviko Carnasciali dos SantosDiretora de Assuntos Acad micos: Josefa Juvina Silva GaldoDiretora de Apoio A o Pedag gica: Maria Helena Dantas de MenezesGuarienteExpedienteEditora o Eletr nica: Gleidy Aparecida Lima Milani (Kika Milani)Capa: Let cia Aparecida NakayamaFotos: Agnel Leandro MarquesP912 Pr ticas e reflex es de Metodologias de Ensino e pesquisa doProjeto PRODOC NCIA da UEL / organizadora: Adriana Regina deJesus [et al.]

Práticas e Reflexões de Metodologias de Ensino e Pesquisa do Projeto PRODOCÊNCIA da UEL Londrina 2012

Tags:

  Projeto

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Práticas e Reflexões de Metodologias de Ensino e …

1 Pr ticas e Reflex esde Metodologias deEnsino e Pesquisado ProjetoPRODOC NCIAda UELL ondrina2012 Universidade Estadual de LondrinaReitora: N dina Aparecida MorenoVice-Reitora: Berenice Quinzani Jord oPROGRAD - Pr -Reitoria de Gradua oPr -Reitor de Gradua o: Ludoviko Carnasciali dos SantosDiretora de Assuntos Acad micos: Josefa Juvina Silva GaldoDiretora de Apoio A o Pedag gica: Maria Helena Dantas de MenezesGuarienteExpedienteEditora o Eletr nica: Gleidy Aparecida Lima Milani (Kika Milani)Capa: Let cia Aparecida NakayamaFotos: Agnel Leandro MarquesP912 Pr ticas e reflex es de Metodologias de Ensino e pesquisa doProjeto PRODOC NCIA da UEL / organizadora: Adriana Regina deJesus [et al.]

2 ] Londrina : Universidade Estadual de Londrina, 978-85-7846-167-61. Forma o de professores Ensino superior. 2. Pr tica de Ensino . gios supervisionados Ensino superior. 4. Juventude Educa o. I. Santos, Adriana Regina de projeto PRODOC NCIA. CDU o elaborada pela Divis o de Processos T cnicos daBiblioteca Central da Universidade Estadual de LondrinaDados Internacionais de Cataloga o-na-Publica o (CIP)Organizadores:Adriana Regina de Jesus SantosAna M rcia Fernandes Tucci de CarvalhoAndreia Maria Cavaminami LugleAngela Maria de Sousa LimaAng lica Lyra de Ara joCarlos Alberto AlbertuniClaudia da Silva KryszczunEdna de Gaspari GuizeliniEliane Cleide da Silva CzerniszFabiane Cristina AltinoMarilene Ces rioRoberto Antonio Pereira de CamargoPr ticas e Reflex esde Metodologias deEnsino e Pesquisado ProjetoPRODOC NCIAda UELC omiss o Cient ficaProf.

3 Dr. Silmara Sartoreto de Oliveira (Ci ncias Biol gicas)Prof. Dr. Regina C lia Guapo Pasquini (Matem tica)Prof. Dr. Rosemeri Passos Baltazar Machado (Letras Vern culas e Cl ssicas)Prof. Dr. Valdirene Filomena Zorzo Veloso (Letras - Espanhol)Prof. Dr. Vera L cia Bahl de Oliveira (Ci ncias Biol gicas)Prof. Dr. Ronaldo Alexandre De Oliveira (Artes Visuais)Prof. Doutoranda Helena Ester Munari Nicolau Loureiro (M sica)Prof. Dr. Regina C lia Alegro (Hist ria)Prof. Dr. Ileizi Luciana Fiorelli Silva (Ci ncias Sociais)Prof. Dr. Gladys Quevedo Camargo (Letras Estrangeiras Modernas)Prof. Dr. Luzia Mitiko Saito Tomita (Geografia)Prof. Dr. Avacir Casanova Andrello (F sica)Sum rioRepresenta es em rela o precariza o do trabalho docente: um olhar dosalunos do curso de Hist ria da Universidade Estadual de Regina de Jesus Santos; Dayane Verg nia Batista; Karina Silva Cruciol;H lio Jos Luciano; Anderson Souza de OliveiraRepresenta es sociais dos alunos do curso de licenciatura em Hist Aparecida Foletto de Moraes; Claudia Chueire de Oliveira; Ana Carla deMiranda Santos; Daysa Darcin Alsouza; Let cia Paola GuedesInflu ncias e desafios da pr tica: o est gio supervisionado em Matem M rcia Fernandes Tucci de CarvalhoA resolu o de problemas na Educa o de Jovens e C lia Guapo Pasquini.

4 Daniele Peres da SilvaEduca o na primeira inf ncia segundo Rousseau: primado da forma ocorporal e desenvolvimento dos de Esp ndolaO problema da cren a e da justifica o nas epistemologias naturalizadas deDavid Hume e Alvin Jos de SousaPol tica e juventude: os meandros do poder e a participa o pol Torres de SouzaJuventude e os meios de comunica o de massa: a ind stria Cristina Borges; Clauric ia Batista Antunes; Marieni Luiza Bram Juventude e viol Roberto dos Santos; Nazar Nunes de BarrosPensando o vestibular como um ritual de passagem da sociedadecontempor Fabeni dos SantosEscola e suas fun es: educar para o trabalho ou para o cidad o cr tico?..151 Marieni Luiza Bram ; Adriana Cristina BorgesP s-modernidade no Ensino M dio: uma abordagem poss Ruiz Bertucci; Talita do Lago Anuncia oInd stria cultural e Paula Lopes Bogas Perez; Luiz Fernando Pereira; Poliana dos SantosFortunatoAn lises dos curr culos dos cursos de pedagogia das universidades p blicas dosEstados do Paran e de S o Paulo em rela o forma o para inclus o dealunos com necessidades educacionais lia Regina Vitaliano; S nia Maria Dechandt Brochado; Aline Machado; MariaJulia Canazza Dall AcquaA Lei n e a educa o inclusiva: notas para um trabalho Delgado Paschoal MouraEnsino de ingl s para surdos como parte de pol ticas de inclus Neves Corr a.

5 Michele Salles El Kadri; Telma Nunes GimenezIn/Exclus o de alunos com necessidades educacionais Cristian Guimar es AzevedoConstruindo materiais e reconstruindo conceitos e valores na educa o Henriques Pinto Selvatici; Simone Moreira de MouraA tecnologia digital como pr tica inclusiva na empregabilidade do BolfeLendo as defici ncias: a literatura como campo f rtil de significa es atribu Conchal da Cruz; Simone Moreira de MouraVista a minha pele: a quest o do preconceito Medeiro Mazaro; Maria Ang lica Lima BarbozaOficina de mapas: mapas como documento hist rico em sala de Fernandes Batista; Juliana Belasqui; Regina C lia AlegroFotografia como refer ncia de hist ria e mem Ricardo Bernardi; Regina C lia AlegroHist ria do samba e origem do drible no futebol: relatos de experi Bonete; Pedro Aur lio dos Santos Luiz; Regina C lia AlegroRelato reflexivo de uma licencianda ao atuar em uma escola de supera o nadisciplina de Ci Ueno; Patr cia de Oliveira Rosa-SilvaUma an lise sobre as percep es pr vias de um acad mico do curso deCi ncias Biol gicas mediante o est gio e a op o pela nia Iara de Andrade Maistro; S rgio de Mello ArrudaEstrat gias de leitura: distintas contribui es no mbito Cristina Mateus; Cristina Seidler.

6 Vilze Vidotte CostaA literatura infantil na forma o da identidade da crian Costa Peres; Edwylson de Lima Marinheiro; Simone Moreira deMouraA aprendizagem de Biologia mediada por quadrinhos e/ou Mehes; V rginia Iara de Andrade MaistroImplica es e possibilidades no mbito da gest o escolar: um relato deexperi ncia do Col gio de Aplica o da Universidade Estadual de Regina de Jesus Santos; Marta Regina Furlan OliveiraRevisitando o contexto hist rico do Col gio de Aplica o da UniversidadeEstadual de Regina de Jesus Santos; F bio Luiz da Silva; Marta Regina Furlan deOliveiraR dio Aplica o: uma experi ncia Antonio Pereira de CamargoAtitude representa identidade Vidotte CostaReligi o e pol tica: catolicismo e a ditadura militar no Brasil (1964-1985).

7 455 Luiz Ernesto Guimar esTrabalhando a alteridade a partir da diversidade cultural e religiosa: a quest odo Henrique Violin; Talita do Lago Anuncia oOs jovens e a sexualidade: assunto tratado com amigos, pais, professores?Respostas de estudantes do Ensino Fundamental participantes do Moryama; Alan Pericles RodriguesLorenzetti; Enio Massao Matsuura;Maria Lucia Correa; Virginia Iara de Andrade MaistroIntoler ncia e homofobia: a constru o da cidadania pela Institui oEducacional no MoreiraA utiliza o de teorias e m todos da Sociologia do Curr culo em pesquisassobre Ensino de Jeronimo Correia LimaAlguns apontamentos pol tico-pedag gicos sobre o est gio curricularobrigat rio nos cursos de Pedagogia e de Ci ncias Sociais: pontos de Maria Cavaminami Lugle; ngela Maria de Sousa Lima; AlexandreJer nimo Correia Lima; Ang lica Lyra de Ara jo.

8 P mela Cristina GuslenRufino dos SantosFacetas de uma ci ncia ideol lica Lyra de AraujoImport ncia do uso correto de Cristina de Medeiros9 Pref cioA obra Pr ticas e Reflex es de Metodologias de Ensino e Pesquisa do ProjetoPRODOC NCIA da UEL, uma proposta do PRODOC NCIA (Programade Consolida o das Licenciaturas) da Universidade Estadual de Londrina,contemplado no Edital da Capes1 de 2010, que tem se empenhado em desenvolveruma articula o crescente entre os docentes do Ensino Superior, da Educa oB sica e os licenciados de todos os cursos desta institui o, destacando entre muitasde suas a es comuns a relev ncia da forma o inicial e continuada/permanentedos profissionais do magist rio, em exerc cio e em forma o, dialogando com osfen menos emergentes da sociedade no que diz respeito aos processos de inclus oe exclus o educacionais e duas edi es do projeto PRODOC NCIA (Editais da Capes de 2007e de 2010)

9 , nesta universidade, nascem dentro do FOPE (F rum Permanente dosCursos de Licenciaturas da Universidade Estadual de Londrina), envolvendo, nestemomento, todos os cursos de licenciatura, consolidando u m espa o deaprimoramento de discuss es permanentes com as escolas e com os museus,entendidos tamb m como importantes espa os educativos de forma o textos que comp em esse livro s o resultado de propostas e a es dosprofessores colaboradores do PRODOC NCIA e do FOPE, que prontamente,realizaram oficinas, palestras, aulas diferenciadas, din micas, an lises de filmes,rodas de debates, entre outras atividades pedag gicas, na III Jornada deHumanidades do Col gio Estadual Professor Jos Alo sio Arag o Col gio deAplica o da UEL.

10 Nos dias 02 e 03 de maio de 2011 e que teve como tema geral In/exclus o e Juventudes .O evento2, apoiado pelo projeto PRODOC NCIA, foi organizado pelaprofessora de Sociologia Edna de Gaspari Guizelini, pela professora de Filosofia1 CAPES: Coordena o de Aperfei oamento de Pessoal de N vel Superior Diretoria deEduca o B sica Presencial2 importante ressaltar que o evento In/exclus o e juventudes , comp e a terceira edi ode um projeto maior intitulado Jornadas de Humanidades , realizadas nas depend nciasdo Col gio de Aplica o da UEL desde 2009, coordenado especialmente pelas professoras:Edna de Gaspari Guizelini (Sociologia), Claudia da Silva Kryszczu (Filosofia) e CristianeTha s Quinteiro (Sociologia), endere ado aos alunos do Ensino M dio e que este ano, aproposta recebeu a ades o dos professores colaboradores do projeto Institucional da UEL:PRODOCENCIA.


Related search queries