Example: air traffic controller

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E …

Universidade de Bras lia ANA PAULA DA SILVA PETRONILO DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA BRAS LIA/DF 2007 ANA PAULA DA SILVA PETRONILO DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA Trabalho apresentado ao Curso de Especializa o em Esporte Escolar do Centro de Educa o Dist ncia da Universidade de Bras lia em parceria com o Programa de Capacita o Continuada em Esporte Escolar do Minist rio do Esporte para obten o do t tulo de Especialista em Esporte Escolar. Orientador: Prof . J lia Aparecida Devid Nogueira BRAS LIA/DF 2007 II PETRONILO, Ana Paula da Silva DIFICULDADE de APRENDIZAGEM na LEITURA e na escrita. Bras lia, 2007. 54 p. Monografia (Especializa o) Universidade de Bras lia. Centro de Ensino a Dist ncia, 2007.

PETRONILO, Ana Paula da Silva . Dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita. Brasília, 2007. 54 p. Monografia (Especialização) – Universidade de Brasília.

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E …

1 Universidade de Bras lia ANA PAULA DA SILVA PETRONILO DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA BRAS LIA/DF 2007 ANA PAULA DA SILVA PETRONILO DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA Trabalho apresentado ao Curso de Especializa o em Esporte Escolar do Centro de Educa o Dist ncia da Universidade de Bras lia em parceria com o Programa de Capacita o Continuada em Esporte Escolar do Minist rio do Esporte para obten o do t tulo de Especialista em Esporte Escolar. Orientador: Prof . J lia Aparecida Devid Nogueira BRAS LIA/DF 2007 II PETRONILO, Ana Paula da Silva DIFICULDADE de APRENDIZAGEM na LEITURA e na escrita. Bras lia, 2007. 54 p. Monografia (Especializa o) Universidade de Bras lia. Centro de Ensino a Dist ncia, 2007.

2 1. LEITURA 2. Escrita 3. Dislexia 4. Professor 5. Metodologia. III ANA PAULA DA SILVA PETRONILO DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA Trabalho apresentado ao Curso de Especializa o em Esporte Escolar do Centro de Educa o Dist ncia da Universidade de Bras lia em parceria com o Programa de Capacita o Continuada em Esporte Escolar do Minist rio do Esporte para obten o do t tulo de Especialista em Esporte Escolar pela Comiss o formada pelos professores: Presidente: Prof . J lia Aparecida Devid Nogueira Universidade de Bras lia - DF Membro: Professor Mestre Rog ria Gon alves Mende Universidade de Bras lia - DF BRAS LA (DF), 20 de AGOSTO de 2007. IV Agrade o em primeiro lugar a Deus, pelo dom da vida que ele me deu.

3 Aos meus pais, aos meus professores e amigos que sempre me incentivaram para que eu realizasse o meu sonho e, portanto, que eu pudesse concretizar mais uma etapa no processo de Especializa o. V AGRADECIMENTOS Agrade o aos professores e principalmente minha fam lia pela paci ncia, dedica o e ajuda na produ o do conhecimento, t o importante pra todos. Agrade o de modo especial a professora J lia Aparecida Devid Nogueira, pelo incentivo constante, paci ncia e pela orienta o. Ao Minist rio do Esporte pela oportunidade de participar de um curso de especializa o dist ncia. VI Ler n o caminhar e nem voar sobre as palavras. Ler reescrever o que estamos lendo, perceber a conex o entre o texto e o contexto e como vincula com o meu contexto.

4 Paulo Freire VII RESUMO A presente pesquisa, de car ter qualitativo, tem como objetivo investigar como os professores lidam com as dificuldades da LEITURA e da escrita dos alunos. Para tanto foi feito um estudo de caso, utilizando-se o m todo, dedutivo. O processo de coleta de dados valeu-se do question rio, instrumento formulado com quest es abertas e fechadas. Os resultados indicam que os professores conhecem o processo de aquisi o da LEITURA e da escrita, e utilizam a metodologia adaptada realidade dos alunos. Conclui-se que a LEITURA e a escrita s o processos progressivos que merece uma a o cont nua do especialista e do professor, para que, futuramente, integre a crian a ao processo de forma o do conhecimento. Palavras chaves: LEITURA , Escrita, Dislexia, Professor, Metodologia.

5 VIII LISTA DE TABELAS Tabela 1 Defini o de dislexia pelos professores .. 36 Tabela 2 Caracter sticas apontadas pelos professores a respeito do aluno disl xico .. 36 Tabela 3 Tipos de curso de capacita o, apontados pelos professores .. 37 Tabela 4 Fatores que influenciam a APRENDIZAGEM da LEITURA e da 38 Tabela 5 Fatores essenciais para o desenvolvimento da capacidade de aprende .. 40 Tabela 6 Como os pais s o envolvidos no trabalho ..40 Tabela 7 Tipos tratamento para as dificuldades na LEITURA e na escrita. De acordo com os professores .. 41 Tabela 8 Vis o dos professores sobre o processo de aquisi o da LEITURA e da escrita .. 42 Tabela 9 Procedimentos para orientar os alunos com dislexia .. 44 Tabela 10 M todo eficaz para os alunos com dificuldades de 45 Tabela 11 Modelos convencionais do ensino que est o 46 9 SUM RIO LISTA DE 9 1.

6 INTRODU 11 13 13 OBJETIVO GERAL:.. 13 OBJETIVOS ESPEC FICOS:.. 14 2. FUNDAMENTA O TE 15 O PROCESSO DE AQUISI O DA LEITURA E DA 15 DIFICULDADES DA CRIAN A NA LEITURA E NA ESCRITA: CARACTER 21 O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DA DIFICULDADE DA CRIAN A NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA 25 O PAPEL DA FAM LIA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIAN 29 PROJETO SEGUNDO TEMPO SESC TAGUATINGA 31 3. 33 M 33 LOCAL E SUJEITOS DA 34 34 4. RESULTADOS E DISCUSS 36 5. CONSIDERA ES 48 6. REFER 50 52 10 1. INTRODU O Com base, na pesquisa realizada a dislexia uma disfun o neurol gica que afeta muitas crian as e apresentada em v rias formas e intensidades de dificuldades nas diferentes formas de linguagem.

7 S o inclu dos nessa disfun o os problemas de LEITURA , de aquisi o e capacidade de escrever e de soletrar. Entretanto, o termo dislexia tem gerado muita confus o e pol mica, ou seja, professores e pais n o conseguem identificar um quadro de dislexia, sabem que a crian a n o consegue aprender a ler com a mesma facilidade com que l em seus colegas, mais n o sabem ao certo o que dislexia, por isso surgiu o interesse de pesquisar sobre o assunto: DIFICULDADE de APRENDIZAGEM na LEITURA e na escrita . As crian as n o nascem com dificuldades escolares, mas elas aparecem ao longo do processo de APRENDIZAGEM , e a DIFICULDADE na LEITURA e na escrita tem sido reconhecida como um dos fatores que interferem no aprendizado e na auto-estima do aluno. Assim, a postura adotada pelos professores em sala de aula pode ter um papel determinante na supera o desta DIFICULDADE .

8 O professor deve transmitir crian a confian a e compreens o e evitar transmitir afli o e agonia diante das dificuldades que o aluno apresenta. importante que eles transmitam crian a que entendem a raz o das suas dificuldades de APRENDIZAGEM e busquem m todos adequados para orientar o conte do e facilitar a compreens o e o aprendizado. A DIFICULDADE de APRENDIZAGEM na LEITURA e na escrita uma DIFICULDADE que algumas crian as apresentam pode ser superada ao longo do processo educacional com a ajuda de um professor bem qualificado e interessado em trabalhar com a crian a com DIFICULDADE . importante notar que os indiv duos com essa DIFICULDADE possuem outras habilidades e facilidades para aprender, permitindo a compensa o e a supera o das dificuldades iniciais. Isso indica que estes indiv duos n o s o burros como muitos os rotulam, e que podem alcan ar o sucesso em sua vida social e profissional desde que recebam a aten o e orienta es necess rias.

9 Como a DIFICULDADE na LEITURA e na escrita um problema freq ente nas escolas necess rio que o professor tenha conhecimento sobre o assunto, auxiliando seus alunos no processo de aprendizado. O professor deve reconhecer 11 que esse problema uma DIFICULDADE transit ria e que a sala de aula o local onde o aluno deve trabalhar para super -la. Nessa perspectiva, pergunta-se: como os professores lidam com os alunos que apresentam dificuldades de APRENDIZAGEM na LEITURA e na escrita? O modo como o professor utiliza as metodologias de ensino pode interferir no aprendizado e na futura forma o dos seus alunos. Desse modo, ao se analisar as metodologias empregadas pelos professores, pode-se ter um indicador do n vel de conhecimento sobre o processo de aquisi o da LEITURA e da escrita e das dificuldades geradas pela dislexia.

10 Muitas dessas dificuldades poderiam e deveriam ser resolvidas ou trabalhadas dentro da situa o escolar. Por m, para que isto ocorra de forma adequada necess rio que os processos de aquisi o da LEITURA e da escrita das crian as sejam compreendidos de forma adequada, para que se possa distinguir as dificuldades que fazem parte da APRENDIZAGEM de modo geral, daquelas que podem se configurar como dificuldades na LEITURA e na escrita (dislexia). Ao identificar uma poss vel DIFICULDADE de APRENDIZAGEM , o professor precisa compreender a evolu o do processo da crian a, abrindo espa os para que ela possa aplicar suas hip teses e avan ar em seu conhecimento, contribuindo para uma APRENDIZAGEM mais efetiva da LEITURA e da escrita. N o basta simplesmente, identificar e encaminhar tais crian as para alguma forma de tratamento, como se isso fosse um problema externo escola.


Related search queries